Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Conta de energia mais cara em Pernambuco.

Aneel aprova aumento de até 39% para contas de luz. Em Pernambuco, alta será de 2,2%


A conta de luz dos pernambucanos vai subir a partir da próxima segunda-feira (2). A revisão tarifária extraordinária para 58 distribuidoras foi aprovada nesta sexta-feira (27) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é de um aumento médio de 23,4%. O reajuste aprovado para a Celpe foi de 2,2%, o menor do país. 

Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde desta sexta, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.

Semana Decisiva para o Futsal do Guarapão

  


Esta semana será decisiva para o Futsal do Guarapão Masculino e Feminino. Serão os últimos testes antes das convocações finais para o Campeonato bonconselhense de Futsal de cada modalidade.


Segundo o treinador, Jobson, somente poderão ser inscritos até 15 atletas por equipe, então a ordem para cada atleta é treinar forte para conseguir assegurar a sua vaga. O Guarapão Masculino entrará na competição com duas equipes e o feminino com uma somente.


Carlos Sena lança livro em Bom Conselho

 

O sociólogo, cronista, poeta e escritor, Carlos Sena, fará o lançamento do seu quinto livro, “Crônicas in Box, Poesias in Nox” neste sábado (28), na Câmara Municipal de Bom Conselho, às 19 horas.

O livro também será lançado no dia 13.03.2015, às 19 horas, em Recife, na livraria Cultura do Paço Alfândega. Uma das mais importantes livrarias do estado de Pernambuco.

Nota do Redator: Tivemos a honra e o privilégio de ser presenteado com uma edição deste magnífico livro, ao entrevistar Sena, no programa Papacaça Debate, transmitido pela Rádio Papacaça, aconselho a todos que gostam de crônicas e poesias que não deixem de comparecer ao lançamento. Vamos prestigiar nosso conterrâneo.


Emmanuel Leonel


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Comprovante de Rendimento disponível para servidores ativos, aposentados e pensionistas.


  

Os Comprovantes de Rendimentos Pagos e de Impostos sobre a Renda Retido na Fonte dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado estarão disponíveis a partir da sexta-feira (27) pela internet. O documento pode ser acessado e impresso através do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br) e do site da Funape (www.funape.pe.gov.br), no link “Comprovante de Rendimentos”. Para acessar, é preciso ter o número da matrícula e a senha (a mesma utilizada para consultar o contracheque). Aqueles com mais de um vínculo com o Estado precisarão checar com cada matrícula e senha respectiva o documento de rendimentos correspondente.

Caso o usuário não tenha a senha, ele pode criar uma nova no Portal do Servidor, no link “Cadastrar/Alterar Senha”, ou, no caso dos ativos, é possível fazer a solicitação nas Centrais de Atendimento ao servidor; e para os aposentados e pensionistas, nas Agências Previdenciárias da Funape. Quem tiver interesse, também nos locais acima citados, pode requerer ainda o comprovante impresso.

Polícia Militar realiza mega operação na PE-218 em Bom Conselho.


Visando combater o tráfego de drogas e apreensão de armas de fogo, a polícia militar da 3ª CPM-Bom Conselho, está realizando nessa quinta-feira (26), a operação denominada “Risco Zero”. 

Participam da operação mais de dez policiais e três viaturas, sob a coordenação do Sargento Wellington Alves.


O comandante da 3ª CPM, capitão Gilson Cerqueira, enfatiza que será constante o combate a droga em nosso município.


Epidemia de dengue atinge Recife.




A capital pernambucana vive uma situação de epidemia de dengue. O número de casos confirmados da doença este ano, menos de dois meses, aumentou em 140% em relação ao mesmo período no ano passado. Em relação ao número de casos notificados, o acréscimo foi de 400%. Em números absolutos, de janeiro até hoje foram notificados 937 casos e destes, 132 foram confirmados. O balanço foi apresentado na manhã desta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o órgão, 56,5% dos casos se concentram em nove bairros, a maior parte no Vasco da Gama e Casa Amarela, sendo o vírus 1 o que circula com maior intensidade, considerado o mais brando e que causa geralmente febre baixa nos pacientes. Nenhum caso de óbito foi confirmado e a morte de um homem de 60 anos está sob investigação.

Durante a entrevista coletiva, a secretaria divulgou ainda um plano de ações. Segundo a pasta, as atividades iniciadas em novembro do ano passado, quando a cidade entrou em estado de alerta, estão sendo intensificadas. Ainda de acordo com a Saúde, no final do ano passado os agentes foram capacitados e agora serão realizadas campanhas educativas. Além disso, serão contratados 70 novos agentes ambientais até o final de março e os profissionais terão o horário estendido para atuarem nos finais de semana já a partir de 28 de fevereiro.

O objetivo é conter os focos do mosquito, localizados em 80% dos casos, nas residências. Só em 2014 os agentes conseguiram retirar dois milhões de focos de larvas. Como Recife possui 552 mil imóveis, a população está sendo convocada para se conscientizar, identificar e remover os focos.

Óbvio, mas nem tanto.


Por Daniel Godri Junior
Há alguns anos comprei a casa onde moro e há meses atrás resolvi reformá-la. O piso, de 17 anos atrás, precisou ser retirado, então comprei um porcelanatto 62x62cm e pensei que seria ótimo, já que o pedreiro assentaria mais rápido um piso maior que o antigo. Ao ver o tamanho do piso, o pedreiro reclamou “você vai me matar com um piso desse tamanho”, e explicou que meu piso era irregular e que provavelmente ficariam pontas e desníveis visíveis.  Algo óbvio para quem trabalha com isso. Mas apenas para quem trabalha com isso.
O erro de profissionais de longos anos de experiência é pensar, erroneamente, que o óbvio para si é o óbvio para os outros.  E ignorar isto pode custar caro como a perda de clientes, o desmanche de uma amizade, uma comunicação ruim. O cliente pode se sentir prejudicado por não saber o que você está falando ou o que você quer dizer com aquilo.
Por exemplo, quando uma pessoa quer comprar um computador. Se ela não é entendedora do assunto, não adianta o vendedor dizer que a máquina tem um processador “X” de 8 gigas ou memória RAM de 34 megabytes, porque ela não vai entender nada. Essa falta de informação pode gerar um desconforto na hora de fechar o negócio.
Evite tratar seu cliente como especialista. Isso dificulta a escolha do cliente pelo seu produto. Outro exemplo são médicos que não explicam o diagnóstico ou sequer revelam a doença. Certa vez minha esposa retornou ao pediatra com meu filho mais velho porque achou que o antibiótico não estava tendo resultado, pois depois de dois dias ele ainda tinha febre. E o médico perguntou “ué, você não sabe que infecção de garganta pode dar febre na criança depois de três dias mesmo ?”. Não, ela não sabia, porque ela não é médica.
Agora imagine que você foi ao médico e ouviu dele que você tem espondiloartose anquilosante. A menos que você seja médico, se ele não explicar que essa é uma lesão na coluna que pode ser resolvida com relaxantes musculares, analgésicos e fisioterapia, você sairá do consultório achando que seus dias de vida estão chegando ao fim.
Um ótimo exemplo de empresa que não trata os consumidores como especialistas é a rede de restaurantes Outback Steak House. Ao te atender, o garçom pergunta se você já conhece o restaurante. Se não conhece, ele se abaixa na altura da sua mesa e explica como o restaurante funciona e lhe mostra o cardápio. Se você já foi outras vezes, ele elogia a sua volta e se abaixa para anotar o pedido. Ou seja, eles adaptaram o discurso de apresentação da casa, que parece óbvio e comum em todo restaurante, com originalidade e respeito ao consumidor.
Pense sempre que o que comum e rotineiro para você pode ser algo inovador para a outra pessoa. Óbvio que não dá para ser flamenguista e vascaíno ao mesmo tempo, óbvio que um relacionamento não sobrevive a contínuas brigas, óbvio que comer depressa faz mal. Tudo isso pode parecer óbvio, mas para muita gente não é.
Sempre explique ao seu cliente como funciona a sua empresa, os métodos de pagamento, o prazo de entrega, por que o seu produto é mais resistente ou mais seguro que o do concorrente.
Além disso, adapte a linguagem a cada cliente. Um idoso, por exemplo, terá maiores dúvidas que um adolescente na hora de comprar um smartphone. Bem como é mais provável que uma mulher terá mais dificuldade que um homem na hora de comprar um carro.
Sempre pergunte ao seu cliente se ele está entendendo suas explicações, se tem alguma dúvida. E se você, cliente, não estiver entendendo nada do assunto, não pense duas vezes antes de questionar. Uma boa resposta para sua dúvida pode te ajudar a fechar o negócio.

Sei que este artigo parece óbvio, mas obviamente o óbvio nem sempre é tão óbvio assim, não é? 

COLUNA ENSAIO GERAL REPUBLICADA: AS PRESEPADAS DE ALGACI PARTE IV - O MOSQUITEIRO

Republicamos postagem, em virtude publicação incompleta anteriormente.


Crônicas de Bom Conselho
Por Alexandre Tenório



         O saudoso Ivanildo de Bia foi uma das pessoas que mais se afinou com Algaci, talvez por ser oficial de justiça, e ter no cartório de Algaci um lugar que ele tinha de frequentar quase que diariamente e também por gostar de beber, eram companheiros de farra.
         Algaci começou a maquinar uma presepada com Ivanildo. Algaci sabia tudo sobre Ivanildo, seus hábitos, suas manias e por ai vai. Numa noite de muita chuva, estava Algaci bêbedo com um grupo de amigos em casa, então falta energia, neste momento ele resolve colocar em prática algo que já vinha maquinado a tempo, chegou a hora de aprontar uma com o amigo Ivanildo de Bia.
         Algaci sabia que Ivanildo não tinha vindo para a farra, porque ele ia viajar logo de manhã cedo, para isto era necessários dormir mais cedo.
         Por volta das 22 horas Algaci telefona para ele, sabia que o telefone na casa de Ivanildo era na sala, sabia também que Ivanildo dormia de cortinado, devido a grande quantidade de muriçoca, pois bem, Ivanildo já estava começando a dormir, levanta e vai até a sala com uma vela acessa, ao tirar o telefone do gancho diz –ALÔ – A VOZ DO OUTRO LADO PERGUNTA – É A CASA DE SEU IVO DA CELPE – IVANILDO PRONTAMENTE DIZ QUE NÃO – A VOZ DO OUTRO LADO PEDE DESCULPA E DESLIGA O TELEFONE.
         Ivanildo abre o cortinado se deita e tenta dormir, o calor esta insuportável, pois com a falta de energia o ventilador estava desligado.
         Quando Ivanildo vai pegando no sono, novamente o telefone toca, lá vai Ivanildo fazendo o mesmo trajeto, tira o telefone do gancho e diz – ALÔ – A VOZ DO OUTRO LADO DIZ – SEU IVO DA CELPE QUE HORA VAI CHEGAR A LUZ – IVANILDO JÁ COM RAIVA DIZ – AQUI NÃO É A CASA DE IVO DA CELPE – e desliga o telefone.
         Deita e tenta dormir, com 15 minutos ele já no início do sono, o telefone toca de novo, ele pensa em não atender, porém pode ser uma emergência na família, ele levanta e vai atender ao telefone – ALÔ – SEU IVO VAI DEMORAR MUITO PARA A LUZ CHEGAR – AQUI NÃO É A CASA DE IVO DA CELPE – DESLIGA O TELEFONE PUTO DA VIDA.

         Deita e quando vai dormindo de novo o telefone toca, ele levanta puto da vida e diz –ALÔ – DO OUTRO LADO DA LINHA ALGUEM PERGUNTA – SEU IVO A QUE HORAS VAI CHEGAR A LUZ - ANTES DE ELE DESLIGAR O TELEFONE ELE OUVE LÁ NO FUNDO UMAS RISADAS – ELE DESLIGA O TELEFONE E TIRA O DANADO DO GANCHO. Foi uma noite para ser esquecida “calor, muriçoca e um cabra safado pensando que ele era Ivo da Celpe”. 

Começaram as inscrições para vagas em cursos técnicos à distância.

  

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) iniciou, nesta segunda-feira (23), as inscrições para o Ensino à Distância (EAD) de Pernambuco e o programa Profuncionário 2015. Ao todo, são 8.115 vagas abertas, sendo 7.360 para o EAD e 755 para o Profuncionário, distribuídas em 11 cursos. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de março, exclusivamente aqui, e as provas online serão feitas no período de 09 a 16 de março. Após efetuar a inscrição no site, o candidato receberá email com link para validá-la, seguida das opções de dia, horário, para realização da prova, além do polo em que quer estudar, curso e turno. Caso o candidato não tenha acesso a computador, ele pode comparecer ao polo de preferência para realizar a prova.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis no EAD é necessário ter o Ensino Médio concluído em escola pública ou privada, ou ser estudantes do Ensino Médio a partir do 2° ano (em todas as modalidades) da rede pública ou privada. O EAD oferece nove cursos técnicos em 60 polos distribuídos em todas as regiões do Estado. Já o programa Profuncionário oferece cursos nas áreas de ‘Multimeios Didáticos’ e ‘Secretaria Escolar’ em 29 polos em todo o Estado para funcionários do quadro administrativo de escolas públicas municipais, Estadual ou Federal que tenham concluído o Ensino Médio, ou que estejam cursando-o a partir do segundo ano. Mais informações: (81) 3183.9865 ou 3183.9866.

Inscrições para pós-graduação no campus da UPE em Garanhuns foram prorrogadas até o próximo sábado (28)




O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns prorrogou as inscrições para seleção dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da unidade até o próximo sábado (28).

São oferecidas 50 vagas para cada curso. São eles: Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Geografia, Ensino de História, Gestão Ambiental, Saúde Pública, Saúde Mental e Intervenção Psicossocial, Gestão Cultural, Gestão Pública e Legislativa e Gestão de Pessoas.

Utilização da viseira fechada é de extrema importância.




A vida dos motociclistas é rodeada de riscos. Para estar preparado contra esses riscos, medidas de segurança foram elaboradas e são conhecidas pela maioria dos condutores, entretanto, uma dessas medidas muitas vezes é esquecida ou não é dada a devida atenção.

Ao pilotar com a viseira aberta o motociclista se expõe a grandes perigos. Em uma velocidade média, em torno de 60 Km/h um inseto, pedra, granito ou qualquer objeto presente na estrada pode acertar a cabeça do condutor e isso acarretará sérios problemas. Por isso, é obrigatório o uso da viseira fechada enquanto a moto estiver em movimento, é válido lembrar que o não comprimento desta norma resultará em multa no valor de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

Itep contrata professores para os Centros Tecnológicos e forma cadastro de reserva

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital nº 08/2015 relativo ao processo seletivo simplificado de professores temporários para atuarem nos cursos técnicos de nível médio nos Centros Tecnológicos de Pernambuco, localizados nos municípios de Olinda, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. A contratação é por tempo determinado, sob o regime celetista. As inscrições serão realizadas exclusivamente via site do Itep http://www.itep.br, no ambiente Trabalhe Conosco, a partir das 16h de hoje (25) até as 22h do dia 18 de março deste ano.

São oferecidas 50 vagas nos diversos centros e também haverá formação de cadastro de reserva. A lista completa das vagas, áreas temáticas, carga horária e requisitos mínimos está disponível no site do Itep (http://www.itep.br/images/anexosrh/08_2015/ANEXO%20I_vagas_requisitos_2015.pdf).

Câmara instala hoje nova CPI da Petrobras




Em um ambiente desfavorável ao governo, a Câmara instala nesta quinta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. O PT vai ocupar a relatoria da CPI, que tem uma composição relativamente equilibrada entre governistas e oposicionistas. Mas o clima entre os deputados é tenso.

A CPI será instalada em meio a uma base aliada desarticulada e na iminência dos pedidos da Procuradoria-Geral da República de investigação ou mesmo denúncias contra os parlamentares.
Dos 27 integrantes da CPI, doze apoiaram Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais de 2014 e nove apoiaram o senador Aécio Neves (PSDB).

Mesmo quem apoiou Dilma promete postura "independente" na CPI. "Apoiei Dilma porque sou do Amazonas e o meu Estado foi contemplado com uma movimentação de governo que prorrogou o polo industrial de Manaus por 50 anos e a gente não rema contra a maré. Mas isso não quer dizer que sou governista", diz o deputado Silas Câmara (PSD-AM), um dos integrantes da CPI.

"O ambiente político de disputa é natural da democracia, do parlamento e da CPI. Há um ambiente para além da mera demarcação de posição política, (mas) há também aspectos a serem investigados no âmbito da CPI", avalia o deputado Afonso Florense (PT-BA), que também integra a comissão.

Para agravar ainda mais a situação, o Palácio do Planalto vive sua maior crise com o PMDB, segunda maior bancada da Câmara e ocupante da presidência da CPI, com o deputado Hugo Motta (PMDB-PB). Ao contrário do ano passado, quando foi instalada uma comissão mista e o governo tinha apoio peemedebista no Senado, esta CPI acontecerá apenas na Câmara, ambiente onde a base está esfacelada.

No início da semana, no entanto, o PT fez acenos ao PMDB em busca de uma reaproximação e recebeu em troca a relatoria da comissão, que será ocupada pelo ex-ministro de Relações Institucionais do primeiro governo Dilma Rousseff, Luiz Sérgio (PT-RJ).


(Com Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Agora é crime venda de bebida a menor de idade

 Nova regra prevê pena de até quatro anos de prisão e multa. Já aprovado no Senado, texto agora segue para sanção presidencial.



A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira um projeto de lei que torna crime a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos. Embora já seja proibida, a prática não acarreta nenhum tipo de punição criminal. A proposta já havia sido aprovada pelo Senado e, por isso, depende apenas da sanção presidencial para entrar em vigor. 

O projeto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê uma pena de dois a quatro anos de prisão e multa de 3 000 reais a 10 000 reais. O estabelecimento comercial flagrado cometendo o crime ficará fechado até pagar a multa. A nova lei também trata como crime o ato de oferecer bebida alcoólica a criança ou adolescente, mesmo que de forma gratuita. E abrange a punição para qualquer produto que possa causar "dependência física ou psíquica".


O projeto aprovado é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Antes de encerrar a votação desta terça-feira, a Câmara ainda rejeitou uma emenda do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). Ele propunha que o proprietário e o gerente do estabelecimento respondessem solidariamente pela acusação. 

Estudante da UPE é um dos 30 destaques do Brasil da Revista Forbes.




O aluno de engenharia elétrica da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), Caio Moreira Guimarães, de 24 anos, comemora mais uma conquista este ano. Ele está na lista dos 30 jovens de até 30 anos escolhidos pela Revista Forbes com maior destaque no Brasil. A premiação elege jovens, cada um em sua área de atuação, por iniciativa, criatividade e talento.

Caio, ex-bolsista de graduação-sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), desenvolveu um trabalho de pesquisa, em parceria com a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que resultou na criação de uma lanterna capaz de erradicar infecções por bactérias usando frequências de luz, sem o uso de antibióticos e sem danificar o organismo. Ele estudou em Nova York, na Hofstra University, teve aulas de engenharia elétrica biomédica e conseguiu uma vaga para pesquisar em um dos laboratórios de maior prestígio no mundo, o Wellman Center for Photomedicine, em Boston.

Mais uma Goleada do Guarapão.



Em preparação para o Campeonato Bonconselhense de Futebol de Salão Masculino a equipe do Guarapão B goleou ontem o Barcelona Bonconselhense por 7 X 2. Os gols foram de Bode (2), Passarinho (4) e Clayton (1). O próximo compromisso da equipe B do Guarapão será um amistoso contra o Atlético Bonconselhense no dia 1º de março, este sendo o último amistoso antes do começo de tal campeonato já que este começará no dia 08 de março.

PREVUPE/2015: Seguem abertas inscrições para o Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco



Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa "Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco - PREVUPE/2015". As inscrições seguem até o dia 01º de março, exclusivamente pelo site:
www.upenet.com.br.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais), e há vagas em 41 municípios pernambucanos.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, em escola pública ou ser concluinte do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Médio em escola pública ou Travessia. Ter concluído o Normal Médio ou estar cursando o 4º ano em ESCOLA PUBLICA.

A seleção dos inscritos se dará mediante a aplicação de provas objetivas com 50 questões de múltipla escolha, prevista para acontecer no dia 15 março. O resultado final da seletiva deve ser publicado no dia 24 de março.

Mais informações podem ser consultadas no edital, disponível no site, ou nos campus com vagas para o Prevupe/2015.


UPE CAMPUS GARANHUNS:
Diretor: Clovis Gomes da Silva Junior
Fone: (87) 3761-8210
Endereço: Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – São José, Garanhuns/PE CEP: 55294-902
Site: http://www.ffpg.upe.br/

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Coronel Campos deixa comando do 9º BPM-Garanhuns.


O Coronel Marcos Campos não é mais o comandante do 9º BPM-Garanhuns, em seu lugar foi nomeado para o comando o Tenente-coronel João Emmanuel Leite de Oliveira, que exercia a função de subcomandante do 9º BPM. O major Alexandre Wanderley de Carvalho assumiu a função de subcomandante. As nomeações foram publicadas no boletim da SDS do último sábado (21).

A nosso redação entrevistou o coronel Campos, onde ele informou que tinha colocado a disposição a função de comandante do 9º BPM, mas em nenhum momento pediu para sair.


Com relação a uma postagem divulgada no blog de Cláudio André, sobre uma conversa entre ele e o prefeito do município de Bom Conselho, Danilo Godoy, ocorrida no último domingo (22), logo após uma partida de futebol no estádio Carecão, Campos informou que foi ele quem teve a iniciativa de chamar o prefeito para ter uma conversa amigavelmente, onde foi tratado assuntos de foro pessoal, salientando que não existe nenhum atrito entre ambos.

Detran informe: Licenciamento 2015 disponível na Internet.



A 22ª Ciretran de Bom Conselho vêm avisar aos usuários que gostariam de efetuar o pagamento do Licenciamento exercicio 2015, que este serviço está disponível no site do DETRAN PE. Basta acessar o site www.detran.pe.gov.br digitar a placa no campo CONSULTAR PLACA. Vai aparecer a imagem do documento do veículo onde logo acima da imagem tem a opção DETALHAMENTO DE DÉBITO. Descendo a barra de rolagem ele vai observar o débito do seu veículo e se quiser gerar as Guias para pagamento é só digitar o numero do CPF no campo LICENCIAMENTO COM IPVA EM COTA ÚNICA ou LICENCIAMENTO COM IPVA PARCELADO e efetuar  o pagamento nas agências do Banco do Brasil, Banco Gerador, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Postal e Casas Lotéricas.
Como já foi esclarecido anteriormente todos os serviços do Detran agora são feitos através de agendamento e caso o usuário queira vir solicitar as guias de pagamento do Licenciamento aqui na Ciretran deverá também agendar este serviço.
Para entender melhor, acompanhe o calendário abaixo e verifique os dias no mês de março fixados como prazo para cota única, e as datas do vencimento para parcelamento nos meses subsequentes:




Até a liberação do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV/ 2015), os condutores devem circular com o CRLV 2014 sem a necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos conforme Resolução CONTRAN nº 205/2006.
O licenciamento é composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas  e seguro obrigatório (DPVAT). O CRLV, documento de porte obrigatório, só é emitido após a conclusão do licenciamento com o pagamento de todos os débitos. O usuário receberá o novo documento em casa no prazo de 30 dias.
Prazos - Até a liberação do novo documento, os condutores devem circular com CRLV de2014, porém o prazo limite para este porte depende da terminação da placa do veículo. Após estas datas, o CRLV anterior (2014) perde a sua validade. 
  



Quem estiver circulando com o CRLV 2014 fora do prazo estabelecido acima estará sob pena de ter o veículo retido até a apresentação do CRLV 2015, e pagamento de multa no valor de R$ 191,54 (conforme previsto no artigo 230, Inciso V do CTB ). Além disso, o condutor acumulará sete pontos na carteira. Caso o prazo para o porte do CRLV 2014 esteja vencendo e o proprietário ainda não tenha o de 2015 em mãos, ele deve se dirigir aqui na Ciretran de Bom Conselho para orientação e solicitação do mesmo (Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo).


Mais rigidez para tirar a carteira.

 Teste do Detran terá bafômetro e bonecos representando ciclistas. Condutor profissional vai fazer exame detalhado de consumo de drogas.





Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ficar atento a mudanças que devem ser implementadas no estado a partir de abril. Nos testes práticos, os candidatos vão encontrar bicicletas no trajeto. O objetivo é avaliar o respeito aos ciclistas. Outra novidade é que todos passarão por teste do bafômetro antes da avaliação. Somente para os motoristas profissionais, das categorias C,D e E, também passará a ser exigido exame toxicológico com histórico de 90 dias (leia matéria nesta página).

A principal regra que o condutor deve ter atenção com relação aos ciclistas é a distância de 1,5 metro (equivalente a uma porta de carro aberta) que deve ser mantida, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. O desrespeito é considerado infração grave. A multa é de R$ 127,69. No percurso, o motorista também terá que reduzir a velocidade para dar preferência à passagem do ciclista e evitar fechar ou trancar a bike.

“A novidade é uma forma de incentivar a interação entre os condutores de veículos e as bicicletas. A rivalidade entre ambos ainda é grande. O estado é pioneiro, graças à parceria com o Pedala-PE”, afirmou o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro. O primeiro centro de testes a receber a mudança será o do bairro da Iputinga.

A Secretaria das Cidades está em fase final de negociação com a empresa que irá confeccionar os manequins que serão usados junto às bicicletas nos testes práticos. A partir da assinatura do contrato, o prazo de entrega dos bonecos é de até 60 dias. Sobre os bafômetros, Ribeiro explicou que a novidade é uma forma a mais de conscientização aos futuros motoristas.

Curso
Teve início ontem a capacitação dos instrutores de autoescola credenciados no estado. Com carga horária de quatro horas/aula, o treinamento está sendo oferecido nos três turnos como forma de ajudar os profissionais a repassar aos candidatos dicas de convivência pacífica entre os modais. No total, 2.541 instrutores passarão pelo curso até o dia 26. Em breve, será a vez do aperfeiçoamento dos condutores de transporte escolar.

Psicotrópicos são alvo

A renovação da carteira de habilitação para categorias C,D e E, a partir de 30 de abril, só poderá ser feita após a realização do exame toxicológico de larga janela, capaz de verificar uso de psicotrópicos nos últimos 90 dias. Em Pernambuco, mais de 400 mil motoristas estão entre essas categorias.

O exame detectará maconha, cocaína, crack, merla, codeína, morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e metanfetamina. Caso o laudo constate o uso, o motorista será considerado inapto temporariamente.
A coleta será feita em locais definidos pelos estados, segundo a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran. O exame pode ser feito com cabelo, unha ou pele, segundo o diretor de operações do Detran-PE, Sebastião Marinho.

“Há muitos profissionais que fazem uso de drogas para se manterem acordados”, comenta a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simíramis Queiroz. O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco se mostrou favorável. “Os profissionais precisam ser responsabilizados pelos seus atos”, ressaltou Genivaldo Pereira, da diretoria de comunicação.

Campeonato Bonconselhense de Futsal


O Campeonato Bonconselhense de Futsal Masculino e Feminino teve seu prazo de inscrição prorrogado para o dia 03 de março de 2015. A competição está sendo organizada pelo professor Jobson, Presidente do Guarapão e funcionário do INSS. A inscrição da competição que durará de março até novembro está custando R$100,00 e tais campeonatos juntos distribuírão um total de R$2700,00 em prêmios, dentre 1º, 2º e 3º lugares, melhores goleiros e artilheiros.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

TIM busca novos empreendedores

Empresa planeja investir na abertura de novas lojas de parceiros para alcançar a marca de 165 unidades no Nordeste

Empreendimento é a palavra chave para ser dono do próprio negócio ao lado de uma marca que tem reconhecimento no mercado nacional. Para aumentar a capilaridade, ampliar e melhorar o atendimento aos clientes, a TIM pretende abrir novas lojas em todo o Nordeste e para isso, está buscando empreendedores no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O recrutamento acontece pelo site www.tim.com.br, onde os interessados podem se cadastrar.

A TIM atualmente possui 1.050 lojas  de parceiros em todo o país  e 145 nos seis estados que compreendem a regional Nordeste (PI, CE, RN, PB, PE, AL). Este ano o foco da regional é a ampliar seus pontos de atendimento em 20 cidades prioritárias. Só no Ceará, serão abertas, até o final de março, três novas lojas da TIM em Fortaleza, Cascavel e Crato. Com novas parcerias sendo fechadas este ano, a companhia ainda pretende ampliar sua presença em Aracati, Russas e Barbalha. O parceiro da TIM pode investir como lojista em grandes centros (como nos pontos de venda localizados em shoppings), ou em pontos micro regionalizados (em ruas e galerias), comercializando planos e serviços, aparelhos, chips e acessórios.

Entre os critérios que a TIM considera no perfil empreendedor estão: foco no negócio; conhecimento do potencial do mercado regional; capital para investimento; gestão e planejamento de vendas; gestão financeira e de pessoas. Entre as vantagens para o empresário estão a melhor remuneração do mercado; velocidade no crescimento; treinamentos; publicidade e propaganda; curto tempo de retorno do investimento e um modelo de negócio bem estruturado; bem como o apoio da equipe comercial da TIM na gestão.


O empreendedor que tem interesse pode preencher o cadastro no site da TIM. Em seguida, é realizada a análise inicial do candidato, logo após encontros com representantes da empresa. A partir daí, nas etapas seguintes, a TIM formaliza a parceria e parte para a aprovação do ponto comercial execução do projeto arquitetônico da unidade.

UPE Garanhuns inscreve para cursos de Pós-Graduação até o próximo sábado.




A UPE Campus Garanhuns prorrogou as inscrições para os cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu", até o próximo sábado, 28 de fevereiro. As inscrições podem ser realizadas na Sala da Coordenação, no horário das 8h às 17 horas, e o valor da taxa é de R$ 80,00 (oitenta reais).

Os documentos necessários para inscrição são: Curriculum Vitae (documentado); Cópia do Diploma (devidamente autenticada); Histórico escolar da Graduação e 01 (uma) foto 3X4.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Cursos de Pós-Graduação da UPE Campus Garanhuns ou através do telefone: (87)
3761.8220.

Os Cursos oferecidos são:

- Ensino da Matemática
- Ensino de Biologia
- Ensino de Geografia
- Ensino de História
- Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas
- Saúde Mental e Intervenção Psicossocial
- Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica
- Psicopedagogia
- Saúde Pública
- Gestão Cultural
- Gestão Ambiental
- Gestão Pública e Legislativa
- Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo



UPE CAMPUS GARANHUNS:
Diretor: Clovis Gomes da Silva Junior
Fone: (87) 3761-8210
Endereço: Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – São José, Garanhuns/PE CEP: 55294-902
Site: http://www.ffpg.upe.br/
Coordenação Pós-Graduação: (87) 3761.8220

Educandário Menino Jesus de Praga capacita educadores.


No sábado, 21 de fevereiro, os professores do Educandário Menino Jesus de Praga, participaram da Jornada Pedagógica da Rede Pitágoras, onde por toda a manhã trocaram informações e experiências com consultores e outros professores de escolas parceiras da rede. Desta forma, o Educandário inicia 2015 já atualizando os métodos educacionais com as práticas mais modernas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Escola Parceira da Rede Pitágoras - Educação de Qualidade, nossa maior Garantia.






domingo, 22 de fevereiro de 2015

Alunos do Centro Infantil continuarão no Educandário Menino Jesus de Praga.




Após postarmos a matéria com o título "Será o fim do Centro Infantil ?" (Veja matéria aqui) onde pais, professores e sindicato da categoria, estavam reclamando de um posicionamento do poder executivo municipal, quanto ao local que iria abrigar os alunos pertencentes ao Centro Infantil Maria Marlúcia Correia Ferro, que foi interditado em virtude de problemas nas estruturas do prédio. O nosso blog teve uma entrevista com o prefeito Danilo Godoy, onde informou que os alunos continuarão no Educandário Menino Jesus de Praga, onde encerraram o ano letivo de 2014. O prefeito também enfatizou que jamais pensou em acabar com o Centro Infantil e está empenhado em resolver a questão do prédio.

Grama de Jardim do Portal de Entrada de Bom Conselho Serve de Pasto Para Animal.


O portal que dá acesso a cidade de Bom Conselho passou recentemente por uma reforma, inclusive devido a sua beleza vários veículos que transitam pela PE-218, param e seus ocupantes posam para fotos neste cartão postal da cidade.

A nossa redação flagrou um cavalo comendo a grama que fica no portal, é dinheiro público que está servindo para alimentar animais soltos no município. 

O pior é que tem sido constante acidentes causados por esses animais que ficam soltos transitando pela rodovia.

Salientamos que existe uma lei estadual de nº 14.625, de 17 de abril de 2012, onde regulamenta a criação e circulação, além das sanções para animais soltas em rodovias no estado de Pernambuco. Em relação a animais soltos e perambulando na cidade a responsabilidade cabe ao poder executivo municipal.


Reproduzimos abaixo a Lei.

LEI Nº 14.625, DE 17 DE ABRIL DE 2012.

Disciplina a criação e a circulação de animais de grande porte, em estado de soltura, nas propriedades situadas às margens das rodovias asfaltadas no Estado de Pernambuco, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica proibida a criação e a circulação de animais de grande porte, em estado de soltura, nas propriedades situadas às margens das rodovias asfaltadas no Estado de Pernambuco.

Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, consideram-se:

I - animais de grande porte: equinos, bovinos, bubalinos, asininos, muares e os que lhes sejam equivalentes em tamanho ou peso; e

II - estado de soltura: animais em tropel, criados ou transportados de maneira desordenada ou não apropriada, sem o devido acompanhamento ou assistência pelo responsável.

Art. 2º Constatada a criação ou a presença de animais de grande porte, em estado de soltura, às margens das rodovias asfaltadas no Estado de Pernambuco, será promovida pelas autoridades competentes sua imediata apreensão.

Art. 3º Após a apreensão dos animais, a autoridade responsável notificará o respectivo possuidor, possibilitando-lhe a retomada do animal no prazo de cinco dias, após cumpridas as exigências desta Lei, inclusive o pagamento da multa prevista no art. 5º e demais cominações eventualmente exigidas pelo órgão responsável.

§ 1º Não sendo possível a perfeita identificação do responsável pelo animal, o órgão dará publicidade à apreensão, possibilitando que o processo de retomada seja requerido na forma do caput por quem se identifique como possuidor.

§ 2º Em qualquer caso, será providenciada a marcação individualizada do animal, por meio de chip ou tecnologia similar, para fins de reconhecimento, bem como sua acomodação em local apropriado.

Art. 4º Expirado o prazo de cinco dias, após a notificação ou publicidade da apreensão, os animais serão leiloados em hasta pública ou doados, conforme a conveniência da administração pública e desde que por ato devidamente motivado.

§ 1º Os recursos obtidos através de alienação por hasta pública serão revertidos para os órgãos responsáveis pela guarda dos animais, a fim de custear as despesas com o transporte e manutenção dos animais apreendidos.

§ 2º Na hipótese de doação dos animais, será dada preferência aos órgãos públicos ou entidades sem fins econômicos que tenham por finalidade a atividade agropecuária, científica, educacional ou de assistência social.

Art. 5º Sujeitar-se-á o proprietário ou responsável pelo animal apreendido, sem prejuízo das responsabilidades civis e criminais, à penalidade de multa equivalente a R$ 100,00 (cem reais) por cabeça, com seu valor atualizado anualmente pelo índice do IPCA ou qualquer outro que venha substituí-lo.

§ 1º A multa será acrescida em 100% (cem por cento) na hipótese de existir risco iminente de acidente causado pelo animal apreendido nos casos previstos nesta Lei.

§ 2º Em caso de reincidência, a multa anteriormente aplicada será acrescida em 200% (duzentos por cento).

Art. 6º Os órgãos responsáveis promoverão campanhas educativas para a divulgação desta Lei, objetivando conscientizar as populações dos riscos da criação e circulação de animais em estado de soltura nas margens de rodovias asfaltadas.

Art. 7º Caberá ao Poder Executivo regulamentar a presente Lei em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 17 de abril do ano de 2012, 196º da Revolução Republicana Constitucionalista e 191º da Independência do Brasil.

EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS

Governador do Estado




UPAE Garanhuns busca alternativas para diminuir filas no atendimento‏‎


Após um ano e meio de funcionamento, a UPAE se consagra como a principal alternativa para a população dos municípios que integram a V Regional de Saúde, quando se fala em Especialidades Médicas e seus desdobramentos. Atendendo diariamente cerca de 450 pessoas nas diversas especialidades, e realizando em média 30 cirurgias e 400 exames, não há como negar a importância da Unidade no Agreste Meridional, e a referência no Estado.

Como todo projeto pioneiro, sempre há novos planejamentos e melhorias a serem feitos, e foi pensando nisso que se reuniram, nesta quinta-feira (19), a Superintendente da FPMF – Ana Cláudia Figueira, que administra a UPAE Garanhuns, o Coordenador Geral da Unidade no município – Gustavo Amorim e o Gestor da V GERES, Luiz Melo. Na pauta, a preocupação com a população que diariamente precisa usar os serviços da Unidade e devido ao grande volume de pessoas, por vezes têm que enfrentar algumas filas e certa demora no atendimento.

Isto já vinha sendo discutido entre os coordenadores da Unidade, em busca de soluções, ouvindo os usuários e detectando as falhas, e por isto, a reunião com os gestores. Já há algumas medidas a serem implantadas no mês de março para minimizar o incômodo causado pelas filas na unidade. Contudo, a resolução do problema depende também da colaboração dos municípios, que fazem o transporte dos pacientes para a unidade, da Secretaria Estadual de Saúde e dos próprios pacientes.

Como solicitação, o Coordenador Geral da Unidade pede aos cidadãos e usuários que colaborem, seguindo a orientação da equipe que diariamente recebe os pacientes para organizar o fluxo de atendimento na Unidade. Além disso, pede que atentem para a hora marcada das consultas, uma vez que não há necessidade de madrugarem em filas, já que todos os pacientes têm o atendimento garantido, com marcação prévia, pela regulação que encaminha os pacientes dos 21 municípios.

Todas as ações planejadas estarão sendo colocadas em prática nos próximos dias para beneficiar os usuários.



Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000