sexta-feira, 13 de abril de 2018

Homem é morto a tiros em Bom Conselho.



Um homem foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (13), na cidade de Bom Conselho, Agreste Pernambucano.

André dos Santos, conhecido por Deca, estava na rua Santa Luzia, por trás do Hospital municipal, quando um veículo branco, com dois homens, o alvejaram com tiros. Sendo socorrido pelo seu pai, quando estavam a caminho do hospital, a vítima não resistiu e veio a óbito.

Segundo familiares, André dos Santos, no ano passado foi baleado com dois tiros, onde passou por cirurgia.

O corpo encontra-se na travessa Santa Luzia, aguardando a liberação da polícia para ser encaminhado ao IML.


Domingo tem Prefeitura no Meu Bairro no Vavá Colatino




A Prefeitura de Bom Conselho vai realizar mais uma edição do programa Prefeitura no Meu Bairro”. Um programa que reúne todas as secretarias municipais e diversas ações são oferecidas a população do bairro ou do distrito.

Os moradores do Loteamento José Araújo Tenório, o Vavá, contarão com o Espaço Mulher que terá cabelereira, manicure e maquiadora. Atendimentos de diversos profissionais de saúde com consultas, realização de exames, palestras e poderão fazer o seu cartão do SUS. É fundamental que os moradores que forem utilizar os serviços de saúde, levem o cartão do SUS.

Diversas ações de cidadania serão ofertadas, assim como atividades recreativas para crianças e apresentações culturais. Também haverá o momento onde o prefeito Dannilo Godoy conversará com moradores sobre as necessidades do bairro. Essas e outras ações e serviços estarão disponíveis a população.

Ainda haverá a inauguração de um espaço físico no bairro onde funcionará o Programa Criança Feliz, a cozinha da sopa, um laboratório de informática e ainda um espaço de acolhimento.

O programa já é um sucesso e em suas edições anteriores recebeu uma grande aprovação da população dos locais em que foi realizado.

O “Prefeitura no Meu Bairro” do Vavá ocorrerá no domingo dia 15 de abril, às 14 horas, próximo ao posto de saúde. Em breve outros bairros e distritos receberão o projeto.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dannilo Godoy em uma das últimas casas de farinha de Bom Conselho.






Nesta quarta-feira(11), o prefeito Dannilo Godoy esteve visitando a Zona Rural de Bom Conselho para acompanhar trabalhos da prefeitura e visitar alguns amigos.

Dannilo esteve acompanhado do vereador Luizinho da Malharia e do secretário de Infraestrutura Luís Henrique.


Um dos locais visitados foi a casa de farinha do Sr. Antônio Bizarrias, uma das últimas de Bom Conselho.

Dannilo acompanhou o trabalho dessa gente forte, guerreira e trabalhadora numa tradição de décadas, na produção da farinha de mandioca.

Encontro de Pais da Escola da Inteligência





Nesta sexta-feira, 13 de Abril, às 19 horas, no Educandário Menino Jesus de Praga, acontecerá o primeiro Encontro de Pais, realizado pela Escola da Inteligência - Metodologia Socioemocional, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury. Todos os pais e/ou responsáveis dos alunos da escola estão convidados para este importante encontro. O primeiro tema estudado será: Eu sou família. É dentro de cada um que a família habita. Neste encontro, o facilitador será o Consultor de Relacionamento, Madiel Ferreira.

Contamos com sua presença!!!



Educandário Menino Jesus de Praga
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Curso de Inglês
Escola Parceira da Rede Pitágoras e da Escola da Inteligência
Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia!

Prefeitura está recuperando estrada Bom Conselho-Iati




A Prefeitura de Bom Conselho está realizando a recuperação da estrada que liga o município a cidade de Iati.

Após concluir os trabalhos em todas as estradas do Cinturão Verde, a secretaria de Infraestrutura iniciou a recuperação da importante via que interliga dois municípios do Agreste Meridional: Bom Conselho e Iati.

O prefeito Dannilo Godoy esteve no local, na manhã desta quarta-feira(11) acompanhando o serviço, que quando concluído possibilitará as pessoas que utilizam a estrada uma melhor trafegabilidade, sem maiores transtornos.

O trabalho nas estradas do município é permanente. Bom Conselho é um dos maiores no Estado de Pernambuco em extensão territorial, com mais de 1.000 km em estradas interligando povoados, sítios, distritos e cidade.

Garanhuns ganha nova universidade federal




A região Agreste ganhará uma nova instituição de ensino superior, pesquisa e extensão. O presidente Michel Temer sancionou ontem, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, o projeto de lei que transforma a unidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). 

“É um velho sonho que se concretiza”, destacou o senador Armando Monteiro (PTB-PE), autor da emenda parlamentar, em rápido pronunciamento na cerimônia de sanção. “Com a Ufape, não só democratizamos o maior acesso à educação universitária, como estaremos formando quadros voltados para as demandas específicas da região”, comemorou. 

A nova universidade, que receberá investimentos de R$ 121 milhões, será a quinta instituição de ensino superior federal presente no estado. Além da Rural, a rede também inclui a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), vê na criação da Ufape a realização de uma antiga aspiração do município, levada por ele em 2002, como deputado estadual, ao então presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, quando o chefe de Estado visitou sua terra natal pela primeira vez após ser eleito.    

A Ufape resultou do parecer de Armando Monteiro a um projeto de lei originário da Câmara dos Deputados implantando a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, cuja instalação também foi sancionada por Temer ontem. O senador destacou a contribuição ao projeto da Ufape do então ministro da Educação Mendonça Filho. “Sempre foi sensível à iniciativa”, completou. “Estou muito feliz em poder ter contribuído com essa iniciativa. Serão novos cargos de professor, novas vagas de trabalho e oportunidade para os estudantes das cidades do Agreste”, disse Mendonça, também presente à solenidade no Planalto.

O campus da UFRPE que será transformado na nova universidade oferece atualmente os cursos de veterinária, agronomia, ciência da computação, zootecnia, engenharia de alimentos e licenciaturas em letras e em pedagogia. O número atual de estudantes da unidade poderá ser ampliado de acordo com as demandas educacionais da região. 



Professores: Nesta sexta(13), formação continuada para Anos Finais




Nesta sexta-feira(13), das 8h ao meio-dia, acontece a formação continuada, com os parceiros da Secretaria de Educação de Pernambuco que compõem a Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental-GEPAF, do Programa Educação Integrada –PEI.

A temática será a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, nos seus respectivos componentes. Neste contexto os objetivos propostos é a promoção de discussão e reflexão acerca da temática definida para nortear ações a serem desenvolvidas durante o ano e análise da relação entre os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco e a BNCC.

Estão convidados a participar dessa formação todos os professores dos Anos Finais das seguintes instituições: Escolas: São Geraldo, Ursulino Pacheco, Doralice, Monsenhor, Antônio Tenório, José Vieira e Plácido Firmino e da equipe gestora(se possível) para além de ser aprimorado o conhecimento sobre o tema, se possa nortear o trabalho durante este ano e haver contribuição para uma melhor qualificação da educação em Bom Conselho.

Haverá declaração para os professores que não trabalharem neste dia e que essa formação está valendo a aula-atividade deste mês vigente.

Jakeline Nascimento da Silva
Coordenadora Municipal do Programa de Educação Integrada-PEI e dos Anos Finais

Dannilo Godoy esteve com gestores escolares e equipes da assistência social



A quarta-feira(11) foi de acompanhamento do prefeito Dannilo Godoy junto a duas secretarias municipais: Educação e Desenvolvimento Social.


Na tarde, o prefeito e a secretária de Educação Cibelly Godoy reuniram-se com gestores escolares municipais. Outros secretários e membros do governo estiveram presentes em um encontro que serviu para o prefeito acompanhar a situação das escolas municipais.

Todas as escolas municipais da sede, serão reformadas, além das que já estão recebendo esse serviço. As da zona rural que não recebem a reforma nesse primeiro momento terão a atenção necessária para alguns reparos. O transporte ainda foi tema do encontro, porém com poucos pontos a serem ajustados.

Assistência Social

Antes, pela manhã, o prefeito esteve reunido com equipes do CREAS, CRAS Criança Feliz, Bolsa Família, entre outros programas.

O encontro foi para Dannilo Godoy monitorar as ações que estão sendo desenvolvidas por cada programa social que existe no município.

Com o prefeito, além dos coordenadores das equipes, esteve o secretário de Desenvolvimento Social Geninho Tavares.






Micropigmentação: Um aliado na melhora da autoestima das mulheres.





É cada vez maior o número de pessoas que estão recorrendo à micropigmentação como alternativa para substituir a maquiagem convencional ou corrigir problemas estéticos. Sua aplicação mais conhecida é no redesenhamento de sobrancelhas.

A técnica é muito utilizada para aumentar os lábios, camuflar cicatrizes e diminuir rugas e estrias. O crescimento do uso desse tratamento também é resultado do fato de ser um procedimento rápido e eficiente e que ajuda na promoção da autoconfiança e autoestima das mulheres.

Por esse motivo, as inscrições para os profissionais do segmento de beleza nos cursos práticos, seminários e workshops do 5º Congresso Científico Internacional de Micropigmentação (CCIM) já é um sucesso. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Mar Hotel, em Recife. Os interessados podem se inscrever pelo site:https://congressodemicropigmentacao.com/

Entre as atrações internacionais do 5º CCIM estará a inglesa Dorota Szolc que palestrará sobre sobrancelhas e lábios com indutor manual by Angel's Touch Microblading Academy.

A técnica utilizada por Dorota é conhecida mundialmente pelos excelentes resultados em sobrancelhas fio a fio e em lábios, foco de suas apresentações, assim como em olhos e muitas outras possibilidades de uso, pela alta performance e pela rapidez, além de ser um procedimento menos agressivo que as máquinas.

Dorota Szolc desenvolve, a partir de técnicas milenares, sua própria técnica com resultados magníficos e pretende tirar dúvidas durante o evento. Dentre os palestrantes internacionais, além de Dorota, terá o peruano John Karma e a uruguaia Luciana Sampaio.


quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sábado: Programa Prefeitura no Campo chega a Associação Jerimum II




O mais recente programa da Prefeitura de Bom Conselho já é um sucesso. Se trata do Prefeiturano Campo que no próximo sábado(14) acontecerá na Associação Lagoa do Gerimum II, da Presidente Jandira.

O programa leva até as associações rurais ações de saúde e cidadania, como, por exemplo, atendimentos dos diversos profissionais da saúde e oferecimento de cursos, além dos diversos serviços de assistência social.

O Prefeitura no Campo aproxima ainda mais o Governo Municipal da Zona Rural de Bom Conselho, levando as ações até as comunidades, sem a necessidade dos moradores dessas regiões se deslocarem até a cidade. Ainda é uma grande oportunidade para se verificar as demandas do local.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Operação “Força no Foco” é realizada em Bom Conselho.



Rosivaldo Basto da Silva
  
A Operação "Força no Foco" está sendo realizada nesta terça-feira (09) em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. O objetivo é apurar crimes violentos letais intencionais consumados e tentados, dentre outras ações no âmbito de trazer maior segurança para população.

A operação está sendo conduzida pela polícia civil com o apoio da polícia militar.

O resultado parcial da operação “Força no Foco” foi o seguinte:

- Cumprimento de mandado de busca e Apreensão de um menor, fugido da Funase;

- Apreensão de uma motocicleta com registro de roubo;

- Cumprimento de mandado de prisão. Tentativa de homicídio, Rosivaldo Basto da Silva. (Foto).

Com informações do delegado da cidade de Bom Conselho, Dr. Alex Almeida.

Mais de 500 duplas devem participar do 1º Circuito ACQM-PE de Vaquejada



Mais de 500 duplas competidoras deverão participar do Circuito ACQM-PE de Vaquejada que será realizado pela primeira vez pela Associação dos Criadores de Quarto de Milha de Pernambuco. A etapa inicial do circuito, de um total de quatro, acontecerá no próximo dia 21 de abril, no Parque Roberta Urquiza, em Vitória de Santo Antão.

Com essa nova competição, que integra o calendário oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), os vaqueiros e os proprietários dos animais terão um maior número de oportunidades para conquistar pontos para melhorar posições no ranking regional e nacional. No caso dos cavalos, isso significa maior valorização tanto na comercialização dos animais e seus descendentes, como na venda de sêmen e potros.

Na etapa de Vitória, além de buscarem melhores classificações no ranking, os competidores também estarão concorrendo a um total de R$ 100 mil em prêmios durante todo o circuito. Estão sendo esperadas cerca de 5 mil pessoas no evento.

As demais etapas acontecerão dias 2 e 3 de junho, em Bezerros, no Parque Haras Pacita; dias 29 e 30 setembro, na Fazenda Santa Fé, também em Bezerros e, por último, dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Treinamento de Aldeia (CTA). Já no próximo ano, os organizadores esperam ampliar de quatro para seis o número de etapas do circuito.

 O calendário oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha tem duas competições oficiais no Nordeste que são realizadas anualmente em estados alternados. As Associações dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha de alguns outros estados do Nordeste já vinham realizando há alguns anos circuitos oficializados pela entidade nacional e agora Pernambuco passa também a contar com um circuito oficializado.

Prefeito Dannilo acompanha trabalho da Vigilância em Saúde




Na tarde desta segunda-feira(09), o prefeito Dannilo esteve acompanhando o trabalho da equipe de vigilância em saúde – controle de pragas do município de Bom Conselho.

Nas últimas semanas a equipe está com foco em um trabalho específico: o combate as muriçocas.

Trabalhadores estão realizado a limpeza do canal do papacacinha, enquanto a vigilância em saúde aplica o veneno nos focos do inseto.

Dannilo Godoy fez questão de ir conferir os trabalhos de perto e observou a seriedade e profissionalismo que a equipe lida com o serviço.

Informação: Ascom/PMBC

Justiça põe no banco dos réus os amigos de Temer: Yunes e Coronel Lima.



Conteúdo Estradão - O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12.ª Vara Federal em Brasília, aceitou a denúncia contra o advogado e ex-assessor especial do Palácio do Planalto José Yunes, o coronel João Baptista Lima Filho e integrantes do grupo político do presidente Michel Temer, o MDB da Câmara. Com a decisão, além de Yunes e Lima Filho, outras sete pessoas vão responder a ação penal por organização criminosa.

Entre os réus estão os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e o ex-assessor da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures. O caso é um desdobramento do inquérito que ficou conhecido como “quadrilhão” do MDB.

A denúncia havia sido apresentada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em setembro de 2017, contra Temer e seus principais aliados. Após a Câmara barrar a abertura de uma ação penal contra o presidente, o caso foi desmembrado e a investigação envolvendo pessoas sem foro privilegiado foi encaminhada para a 10.ª Vara Federal em Brasília.

Com a criação de mais uma vara especializada em crimes financeiros na capital federal, a 12.ª, o caso foi redistribuído para o juiz Marcus Vinicius Bastos.

No dia 20 de março, os procuradores da força-tarefa da Greenfield ratificaram a denúncia oferecida por Janot e adicionaram outras cinco pessoas, entre elas Yunes, Lima Filho e operadores que seriam ligados a Cunha. A decisão foi tomada dias antes de Yunes e Lima serem presos na Operação Skala, no âmbito do inquérito que investiga se o presidente Michel Temer editou um decreto para favorecer empresas do setor portuário. O presidente nega.

Yunes e Lima Filho foram presos no dia 29 de março por ordem do ministro-relator do caso, Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Ele atendeu à recomendação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Além deles, foram presos no mesmo dia o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e representantes da empresa Rodrimar, que atua no Porto de Santos. Todos foram libertados na madrugada do dia 1.º de abril, também por determinação de Barroso.

Conexão. Segundo o Ministério Público Federal, os novos denunciados na ação do “quadrilhão” do MDB teriam participado da organização criminosa que atuava na Caixa Econômica Federal e em outros órgãos públicos cujos titulares de cargos de chefia teriam sido indicados pelo representantes do grupo político do partido na Câmara.

“O aditamento traz novos e robustos elementos probatórios obtidos nas investigações conduzidas pela FT (força-tarefa), a partir de documentos coletados na Operação Patmos, realizada em maio do ano passado”, afirmam os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal.

Ao aceitar a denúncia, o juiz não levou em conta o pedido do Ministério Público para devolver o processo ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal. Na acusação formal, os procuradores haviam argumentado que há conexão entre o que é investigado no “quadrilhão” do MDB com as operações Sépsis e Cui Bono?. Ambas estão sob tutela de Vallisney. O argumento, no entanto, não foi aceito pelo juiz da 12.ª Vara.

Defesas. O advogado José Luís Oliveira Lima afirmou que “não teve ciência da denúncia, mas reafirma que José Yunes nunca recebeu valores ilícitos da Oderbretch ou de qualquer outra pessoa física ou jurídica”.

Os advogados do coronel Lima, Cristiano Benzota e Maurício Silva Leite, informaram que “a defesa só vai se manifestar após o acesso ao conteúdo da denúncia”. A defesa de Loures afirmou que não comentaria porque ainda não teve acesso à decisão da 12.ª Vara Federal.

O advogado Délio Lins e Silva Júnior, que defende o deputado cassado Eduardo Cunha, disse que a acusação é “absolutamente leviana” e a inocência de seu cliente “será demonstrada durante a instrução”. As defesas de Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves não responderam ao Estado até a conclusão desta edição.

COM A PALAVRA, A DEFESA DO CORONEL LIMA

Os advogados do coronel Lima, Cristiano Benzota e Maurício Silva Leite, informaram que ‘a defesa só irá se manifestar após o acesso ao conteúdo da denúncia’

COM A PALAVRA, O ADVOGADO JOSÉ LUÍS OLIVEIRA LIMA, QUE DEFENDE JOSE YUNES

“A defesa não teve ciência da denúncia mas reafirma que José Yunes nunca recebeu valores ilícitos da Odebrecht ou de qualquer outra pessoa física ou jurídica”

Carteira de habilitação eletrônica gratuita em Pernambuco.



Desde sexta-feira passada quem tirou a primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, ou renovou, a partir do dia 02 de maio de 2017, vai poder optar pela a CNH Eletrônica sem pagar nada pelo serviço. Para adquirir CNH-e é preciso se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cnhdigital/adesoes.

O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física e será identificada pela leitura do QRCode ou Certificado Digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento.

Vale lembrar que esse serviço só é válido para as CNH’s emitidas a partir de 02 de maio de 2017, pois as mesmas dispõe do QRCode. Quem esquecer a CNH física em casa não estará sujeito à multa e pontos na carteira, basta apresentar o documento digital. Os condutores podem optar pelos dois modelos de CNH.

Pedido de isenção do Enem 2018 vai até dia 11



Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2018 está chegando ao fim.

Os interessados têm até o dia 11 de abril para preencher a solicitação no site enem.inep.gov.br.

Tem direito a gratuidade os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Também é preciso ter renda, por membro da família, igual ou menor a um salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.431,00.

A regra também vale para o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no CadÚnico.

Neste ano, também é isento quem fez o Encceja de 2017 e atingiu a nota mínima nas provas.

O resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril.

Todos os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio deverão fazer a inscrição de 7 a 18 de maio.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Com apoio da Prefeitura, atletas de judô se destacam em competição




Aconteceu na cidade de Iati-PE a I COPA JIDLAF DOJÔ ACT IATÍ. A competição ocorrida neste final de semana teve participação de atletas bonconselhenses apoiados pela prefeitura.

Os atletas obtiveram grandes resultados em suas categorias:
Silas Souza foi 1º lugar e 1º no absoluto masculino.
Sarah Souza foi 2º lugar e 2º no absoluto feminino.
Alisson – 1º lugar.
Manoel Wesllem – 2º lugar.
Mábio Murilo – 3º lugar.
Denisson Danilo – 3º lugar.

Ao todo, 8 medalhas foram obtidas pelos atletas bonconselhenses. O diretor de Esportes Rogério Ramos destacou o apoio dado e o nome de Bom Conselho levado para outros lugares:
“A prefeitura tem sido parceira de atletas de esportes individuais e com o judô não é diferente. O prefeito Dannilo Godoy sempre nos dá condições para fazer esse tipo de trabalho e os resultados acontecem. Dessa maneira, Bom Conselho fica em evidência também no cenário esportivo”.


COLUNA ENSAIO GERAL: O PISTOLEIRO


  
          O Coronel José Abílio líder político mais famoso de nossa terra, como não poderia deixar de ser, tinha seus capangas, para executar as suas ordens.

          O meu tio Gervásio Pires foi o seu principal adversário,tinha temperamento totalmente diferente do Coronel.

          O Coronel usava a força para alcançar o seu objetivo e meu tio usava as palavras.

          Pois bem, tinha na calçada da Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco tinha um grupo de ENGRAXATES, e meu tio como deputado tinha seu engraxate favorito, e fez com ele uma grande amizade.

          Este engraxate vivia pedindo ao meu tio que levasse ele para conhecer nossa cidade - tanto ele pediu - que meu tio trouxe o engraxate para passar uns dias em sua casa, que ficava localizada na Rua 7 de Setembro aonde hoje é o escritório de Dr. Renato Curvelo.

          A casa tinha uma varanda com um pequeno muro vasado, que as pessoas se debruçavam sobre ele para olhar o movimento, este era o lugar que o engraxate ficava quase todo dia. O cidadão era baixinho, cor branca, franzino e usava um chapéu de aba pequena. Logo surgiu a história que meu tio tinha trazido um pistoleiro do sertão, homem brabo com muitas mortes nas costas, se desse um tiro no olho e pegasse na pestana para ele tinha perdido o tiro. Os mais fofoqueiros diziam que só ele, valia por 10 dos homens do Coronel.

          A história chegou aos ouvidos do Coronel, que ficou impaciente.

          A loja do meu avô seu José Correntão (irmão do deputado Gervásio Pires) ficava na calçada da casa do Coronel, que toda vez que tinha de passar por ela entrava e dava um dedo de prosa com meu avô, mesmo eles sendo adversários políticos, mantinha um bom relacionamento, o curioso era que o Coronel chamava meu avô de BRIZOLA. O Coronel como quem não quer nada entrou na loja e iniciou uma conversa, e no final indagou se era verdade que Gervásio tinha trazido um amarelo franzino, pistoleiro fino do sertão – para melhor compreender a questão, devo explicar ao leitor - que uma parte de nossa família os “Pires”, tem origem nas cidades de Tabira e Afogado da Ingazeira, e lá eles sempre foram muito forte politicamente e na valentia.

          Meu avô deu uma bela gargalhada e disse ao Coronel que não era nada disso, pois, meu tio não era homem de andar com pistoleiro, o cidadão que estava na casa dele era o engraxate dele na Assembleia legislativa. Vejam meus leitores, o todo poderoso CORONEL JOSÉ ABÍLIO que sempre tinha por trás de si um monte de capangas, pintando e bordando em nossa cidade, se cagando de medo de um simples ENGRAXATE ah ah ah ah.

Ônibus do cantor Léo Magalhães pega fogo.


O ônibus do cantor sertanejo Léo Magalhães pegou fogo na manhã deste domingo (8) no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incidente foi registrado próximo ao km 326, no sentido São Paulo, na altura do distrito de Engenheiro Passos.

Ainda de acordo com a PRF, o veículo havia sido apreendido em uma fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e estava sendo encaminhado para o pátio de retenções, quando houve um estouro no motor e começou o incêndio.


No momento, somente o motorista estava no veículo e conseguiu sair sem ferimentos.

Assista ao vídeo:


Cais do Sertão tem investimento de R$ 24,4 milhões na sua ampliação.



Maior obra turística prevista para o Estado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o segundo módulo do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, teve investimento de R$ 24,4 milhões. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur) de Pernambuco, no dia 24 de abril o novo espaço será inaugurado com a realização da exposição itinerante do Museu do Futebol, presente no estado de São Paulo. A segunda parte do Cais do Sertão será estruturada em três pavimentos com um total de 5,5 mil metros quadrados (m²).

O espaço contará com salas de exposição, auditório com capacidade para 230 pessoas, uma cafeteria, além de um restaurante e um jardim suspenso localizados no último andar.

A ex-secretária do Prodetur, Isabel Urquiza, participou de evento no segundo módulo do Cais de Sertão, onde falou dos seus trabalhos enquanto esteve à frente da pasta: “Foi muito gratificante participar de evento no segundo módulo do Cais do Sertão e ver o resultado dos trabalhos iniciados quando era Secretária do Prodetur. A primeira etapa do Museu foi realizada pelo Porto e a responsabilidade pela segunda etapa foi transferida ao Prodetur, onde pudemos, à época, dar a nossa contribuição para viabilizar a conclusão das obras desse importante equipamento turístico que em sua fachada homenageia as terras rachadas do Sertão Nordestino e configura uma ponte do Litoral ao Sertão.”

Balanço

Após sete anos de execução, o Prodetur está sendo finalizado até junho. No momento, 98% dos recursos destinados ao programa já foram investidos. De iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Setur, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto teve investimento total de US$ 125 milhões para obras de construção, revitalização e qualificação da infraestrutura turística presente em todas as regiões do Estado. Do total de investimentos, 60% foram do BID e 40% de contrapartida do governo estadual.

Entre 2010 e 2014, foram executadas 34% das obras, sendo os 66% restantes até este ano. “Este foi o primeiro Prodetur do Brasil a ser entregue com 100% dos recursos comprometidos. É um avanço para Pernambuco como forma de atração ao turista”, registrou Manuela Marinho, em visita ao Cais do Sertão. Os estados do Ceará, Bahia e Rio de Janeiro também fizeram contratos para execução do Prodetur.

Em Pernambuco, o programa realizou sete capacitações, contemplando 1.800 pessoas. Além disso, foram 53 estudos feitos e 54 obras executadas. Entre os projetos efetuados estão a requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, o acesso ao povoado de Serra Negra, no Agreste, a Praça Miguel Arraes, em Fernando de Noronha, e a requalificação do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.

Prazo para emitir ou transferir título de eleitor termina dia 9 de maio



Quem quer votar nas eleições deste ano tem até o dia 9 de maio para tirar o título de eleitor ou transferir o domicílio eleitoral.

Também vence no dia 9 de maio o prazo para o eleitor com deficiência pedir mudança para seção eleitoral com acessibilidade.

O título é emitido pelo cartório eleitoral mais próximo da região onde o eleitor mora.

Para tirar o documento é necessário apresentar uma identificação oficial, que tenha nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade, como o RG, e comprovante de residência.

Homens devem apresentar também o certificado de alistamento militar.

O título é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para brasileiros a partir dos 16 anos.



Primo de Lula é assassinado em Garanhuns.



Primo de primeiro grau do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sandoval Ferreira de Melo, de 70 anos, foi baleado em um assalto em Garanhuns, Pernambuco, na madrugada deste sábado, 7 – mesmo dia em que o petista foi preso pela Polícia Federal em São Bernardo do Campo.

O parente de Lula morreu pela manhã, neste domingo, 8, no Hospital Regional de Caruaru, cidade no Agreste pernambucano. O incidente ocorreu na mesma cidade onde Lula nasceu.

Segundo a Polícia Militar, Sandoval estava bebendo em um bar quando dois homens armados anunciaram o assalto. Outras duas vítimas tiveram os celulares levados, quando Sandoval reagiu à ação, lutou com os assaltantes e foi baleado no tórax e na barriga. O número de disparos efetuados ainda é incerto, devido a informações diferentes dadas pelas testemunhas, mas a polícia trabalha com a hipótese de dois ou três tiros.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os suspeitos fugiram do local. Apesar de o crime ter ocorrido no mesmo dia em que o ex-presidente Lula foi preso, não existem indícios de que o crime teria qualquer relação com o político.

(com Estadão Conteúdo)

Domingo teve Prefeitura no Campo no Sítio Mocós



O domingo marcou a primeira edição do Programa Prefeitura no Campo, que aconteceu no Sítio Mocós, Zona Rural de Bom Conselho.


O Prefeitura no Campo é um programa lançado pela Prefeitura de Bom Conselho que visa levar ações de saúde e cidadania a população rural do município, através das dezenas de associações rurais existentes.

A Associação do Sítio Mocós foi a primeira beneficiada, através de sorteio, com as ações levadas pelas diversas secretarias municipais. O Presidente Ailton, sua vice Cleide e toda comunidade puderam receber os serviços de atendimento médico, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, agente de saúde, recreação e interação de crianças, cestas básicas, enxovais, segunda vias de documentos, ID Jovem, cartão do idoso, cadastro para casamento civil, entre tantas outras ações.

As vereadoras Sandra Tenório e Márcia do Angico estiveram presentes e acompanharam os trabalhos. O sucesso foi absoluto. Toda comunidade ficou muito satisfeita com os serviços oferecidos e com as dúvidas que puderam tirar com a equipe do prefeito Dannilo Godoy, que esteve presente no local.

“Estamos sempre buscando levar ações para o povo bonconselhense. Dessa vez lançamos o Prefeitura no Campo, que já é um sucesso absoluto. Ficamos muito felizes em observar o povo sendo beneficiado sem precisar se descolar para a cidade. Não é um programa feito para durar um ou dois meses. Se Deus quiser, levaremos o Programa até o fim do nosso mandato”. Destacou Dannilo Godoy.

Informações: Ascom/PMBC






 

Bom Conselho: Programa Prefeitura no Campo é lançado




A Prefeitura de Bom Conselho lançou um novo programa: o Prefeitura no Campo.

O lançamento aconteceu na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, na manhã desta sexta-feira(06).

O programa levará até as associações rurais ações de saúde e cidadania, como, por exemplo, atendimentos dos diversos profissionais da saúde e oferecimento de cursos, além dos diversos serviços de assistência social.

O Prefeitura no Campo foi muito bem aceito pelos presidentes de associações que estavam presente na reunião e a expectativa agora é pela primeira edição, que já acontece neste domingo, às 14h, no Sítio Mocós.

Fonte: Ascom/PMBC