sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Saída temporária de presos em datas especiais terá mais rigor


Câmara dos Deputados aprova regras mais rígidas para dificultar a concessão de benefícios aos presos durante as saídas temporárias. O texto-base do projeto tem, ainda, destaques, que devem passar por votação.

Entre os principais pontos, está a redução do tempo de SETE para QUATRO dias, limite de DUAS saídas anuais e não as CINCO atualmente permitidas, e aumento do prazo de cumprimento da pena para conquistar o benefício.

Outro ponto aprovado foi o agravamento da pena no caso de presos que cometem crimes durante a liberdade temporária.  O projeto segue agora para aprovação do Senado. Se for aprovado, deverá ter sanção do presidente para entrar em vigor. Caso contrário, volta para discussão na Câmara.

O direito de deixar a prisão em datas especiais, como Dia dos Pais, das Mães e Natal é concedido para presos que tem bom comportamento e que cumprem pena em regime semi-aberto.

Novo cartão de crédito oferece opção para saques e pagamento de boletos sem custo


Com operação em fase de teste há seis meses, cartão Pag começa a ganhar o mercado com opções atraentes, como pagamentos de boletos, transferências e saques em caixas eletrônicos sem taxas.
O cartão de crédito sem anuidade quer disputar a fatia do concorrente Nubank, um dos pioneiros na modalidade sem custo, que acabou de criar a conta digital associada ao cartão.

O Pag tem bandeira Mastercard e validação internacional. Segundo os administradores, a ideia é oferecer mais liberdade aos clientes, reunindo muitos serviços num único cartão.

As operações são controladas por aplicativo, que permite, por exemplo, consultar o extrato de gastos e da conta digital, aumentar limites e programar pagamentos.

Em tempos de crise, é alternativa para o consumidor com dificuldade para manter um cartão pago, além daqueles que não conseguem abrir conta em banco convencional. O Pag tem cerca de 100 mil clientes e uma fila de 600 propostas

SUS terá novo medicamento para tratar o Alzheimer.


Pacientes com Alzheimer poderão contar com um novo medicamento para o tratamento da doença. O Ministério da Saúde autorizou a distribuição, pelo SUS, da memantina, indicada para os casos graves e moderados da doença.

A substância ajuda a impedir a ação do excesso do glutamato nos neurônios, um composto que facilita a entrada do cálcio nas células nervosas, provocando sua morte.

O Alzheimer é uma doença que não tem cura e que se agrava ao longo do tempo, por isso precisa ser tratada. As vítimas são principalmente idosos e o paciente apresenta perda das funções cognitivas, ou seja, de memória, orientação, atenção e linguagem.


Também podem ocorrer mudanças na personalidade e no comportamento. Dados dos órgãos de saúde apontam que no mundo todo, cerca de 35 milhões e 600 mil pessoas sofrem de Alzheimer.

Brincadeiras com gatos exigem atenção: barbantes podem causar sérios problemas


Gatos são divertidas companhias para brincadeiras em casa.

Durante toda a vida, os fiéis amigos peludos querem atenção dos donos e são capazes de inventar movimentos que provocam boas risadas.

Pequenos objetos e guizos sonoros são bons estímulos aos felinos, explica a veterinária Tatiane Luz Camargo, especialista em clínica felina salienta que alguns objetos podem ser perigosos e causar riscos à saúde do animal, como os fios e barbantes.


A veterinária lembra que os gatos gostam de carregar bolinhas de papel na boca, e destaca que é importante observar se os bichanos não estão engolindo o papel.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Oposição cobra explicações do governador Paulo Câmara.



Nota à Imprensa

Hoje,mais uma vez, os pernambucanos tomaram conhecimento de uma operação da Polícia Federal envolvendo diretamente agentes do Governo do Estado e pessoas ligadas ao Partido Socialista Brasileiro(PSB).

A Operação Torrentes é a 6ª realizada em nosso Estado para investigar o desvio de recursos públicos nas gestões do PSB.Nas operações anteriores – Fair Play, Turbulência, Vórtex, Politeia e Catilinária – o governador e os demais dirigentes do PSB adotaram o silêncio como resposta.

Nas delações premiadas dos executivos da Odebrecht e JBS usaram a mesma tática.Ou seja, nunca conseguiram dar uma explicação convincente ao povo de Pernambuco.

Agora, novamente a gestão Paulo Câmara divulga nota evasiva, apresentando dados já divulgados e classificando a ação como “desproporcional e espetacularização negativa das ações de controle público”. Mas, em nenhum momento, se pronuncia sobre os indícios de desvio de parte dos R$ 450 milhões repassados pelo Governo Federal para o socorro às vítimas das enchentes.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, cumprindo o seu papel constitucional de fiscalizar, exige do governador Paulo Câmara uma resposta convincente a todos os pernambucanos.

Até quando o governador e os demais dirigentes do PSB vão continuar subestimando a inteligência do povo de Pernambuco?


Bancada de Oposição

Operação Torrentes: Governo do estado emite Nota Oficial.

O Governo do Estado divulgou uma nota, na manhã desta quinta-feira (9), a respeito da Operação Torrentes, realizada pela Polícia Federal (PF) junto com a Controladoria-Geral da União e da Procuradoria da República de Pernambuco. No texto, a gestão afirma que "é absolutamente lastimável o processo de espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública".

Além disso, afirma que a operação realizada no gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas, é desproporcional. "O acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial".

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL:

Com relação à operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União realizada hoje (09.11) em prédios da Secretaria da Casa Militar do Estado, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização.

A Operação Reconstrução, ocorrida a partir de julho de 2010, envolveu recursos advindos do Estado de Pernambuco e da União, dirigidos ao atendimento emergencial às 120 mil pessoas da Zona da Mata Sul atingidas pela enchente, bem como o trabalho de reconstrução das cidades.

As prestações de contas respectivas foram apresentadas a tempo e modo às autoridades competentes, estaduais e federais. Não foi descumprido nenhum prazo ou foi negada nenhuma informação por parte do Governo de Pernambuco.
Com relação à Operação Prontidão, realizada após a enchente deste ano de 2017, os prazos de prestação de conta ainda estão em curso.

A Operação Reconstrução construiu a Barragem de Serro Azul e cinco hospitais, o Hospital Regional de Palmares, os hospitais municipais de Água Preta, Cortês, Barreiros e de Jaqueira. A Operação Reconstrução também entregou 12.131 mil casas; recuperou ou reconstruiu 71 pontes, recuperou 185 vias urbanas e 28 muros de arrimo em diversos municípios atingidos.

A Operação Reconstrução recuperou, ainda, 63,13 quilômetros de rodovias e 203 quilômetros de estradas vicinais; reconstruiu 29 escolas atingidas, revitalizou a orla de Palmares; recuperou e reconstruiu 123 bueiros e 11 passagens molhadas, promoveu a dragagem do Rio Una e criou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico.

É absolutamente lastimável o processo de espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública. O que assistimos hoje é exemplo da grave prática de buscar criminalizar toda a atuação dos agentes públicos e políticos. Os trabalhos da Operação Reconstrução envolveram grande número de servidores públicos, que realizaram um esforço extraordinário na missão de minimizar o sofrimento que as enchentes causaram à população pernambucana.

É lamentável a operação desproporcional realizada no Gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas. O acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial.

Logo que disponha de mais informações, o Governo de Pernambuco voltará a se pronunciar publicamente.


Governo do Estado de Pernambuco.

Torcedor do Sport ateia fogo no corpo após derrota do time.


Está internado na Unidade de Queimados do Hospital da Restauração (HR), no Recife, um homem que ateou fogo ao próprio corpo na noite desta quarta-feira. De acordo com informações prestadas no posto policial do HR, o paciente seria um torcedor do Sport Clube do Recife, ainda não identificado, que teria cometido a tentativa de suicídio após derrota do time para o Botafogo.


A informação foi dada pela equipe da Polícia Militar (PM), que conduziu a vítima ao hospital, localizado no bairro do Derby, região central do Recife, sem documentos. O chefe da unidade de queimados, Marcos Barreto, vai falar sobre o estado de saúde do paciente no final da manhã desta quinta-feira.

O Sport perdeu com um placar de 2x1 para o time carioca, jogando no próprio estádio, na Ilha do Retiro. O resultado colocou o rubro-negro na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A.

Reforma da Previdência muda critérios para aposentadoria rural e tempo de contribuição.


Governo cede às pressões do Congresso e muda três pontos na Reforma da Previdência.

Para aprovar o texto ainda este ano, a proposta sofreu alterações no tempo mínimo de contribuição, no acesso ao Benefício de Prestação Continuada e na aposentadoria rural. Um dos pontos mais polêmicos, a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres se aposentarem continuam mantidos.

Segundo informações do Estadão, o acordo foi acertado na manhã de quarta-feira, pelo presidente Michel Temer, o ministro da Fazendo, Henrique Meirelles e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No novo texto, o tempo mínimo de contribuição será de 15 anos, e não mais de 25 anos como foi proposto originalmente.

Também serão retirados os artigos que criam barreiras para o Benefício da Prestação Continuada, que é o salário-auxílio a idosos e deficientes que não têm familiares ou não podem se manter.


Outro ponto polêmico é a definição de um teto único de CINCO MIL e 400 reais para aposentadoria de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

Campanha Papai Noel dos Correios começa dia 10 com espírito de solidariedade no Natal


Sonho de muitas crianças de ganhar um presente no Natal começa a ser desenhado pela Campanha Papai Noel dos Correios, que começa nesta sexta-feira em todo o país.

A ação envolve voluntários que querem atender o pedido das cartinhas endereçadas ao Bom Velhinho, respondidas com a ajuda do serviço postal.

Tudo começou com funcionários sensibilizados pelas cartinhas que chegavam para o Papai Noel, sem endereço de destino. Se tornaram padrinhos dos pedidos, enviando os presentes. A ideia tomou forma e se transformou na campanha nacional.


Para participar basta escolher uma das cartas nas agências participantes. A postagem é feita pelos correios sem custo.

Prefeitura convida para Festa de Rainha Isabel



A população de Rainha Isabel, distrito de Bom Conselho, festeja sua padroeira–Santa Isabel da Hungria. E neste sábado (11), além da programação religiosa, haverá a parte cultural. Após a celebração da santa missa a Prefeitura Municipal de Bom Conselho, através da Diretoria de Cultura promove shows musicais.

A partir das 21h, estarão se apresentando Henrique Barreto e Danielzinho Aprovados do Forró.

A Prefeitura de Bom Conselho convida você para participar desta grande festa que ocorrerá na praça central do distrito.

Você é nosso convidado.

Prefeitura Municipal de Bom Conselho –A Nossa Cidade Cada Dia Melhor


Informações: ASCOM/PMBC

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes com recursos públicos em Pernambuco.


Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira uma operação no Palácio do Campo das Princesas. Carros e agentes estão na frente do Palácio, no centro do Recife, na frente do prédio da Vice-Governadoria, no bairro de Santo Amaro e em imóveis localizados nos bairros da Torre e Graças, na Zona Norte do Recife e no município de Olinda.

A Chamada "Operação Torrentes"visa desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos vinculados à Secretaria da Casa Militar do Estado de Pernambuco. Foram detectados, também, fortes indícios de superfaturamento em alguns contratos recentemente firmados pela Secretaria da Casa Militar com recursos públicos federais desta feita na “Operação Prontidão”, que tem por objetivo a reestruturação dos municípios da mata sul pernambucana atingidos, uma vez mais, pelas chuvas torrenciais ocorridas em maio de 2017. 

Ao todo, 260 policiais federais de 10 estados da federação (Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá e Sergipe e 25 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), distribuídas entre 44 equipes estão dando cumprimento a 71 mandados judiciais, sendo 36 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva em Pernambuco e uma condução coercitiva no Pará. Também foi determinado o sequestro e a indisponibilidade dos bens dos principais investigados. O nome Torrentes faz alusão às enchentes que devastaram diversos municípios da mata-sul.

Todos os presos serão levados para a sede da Polícia Federal, onde serão interrogados e, dependendo do grau de participação e envolvimento, responderão pelos crimes de peculato, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e associação criminosa, cujas penas ultrapassam os 25 anos de reclusão. Após serem ouvidos, todos serão encaminhados para exame de corpo de delito e comparecerão à audiência de custódia. Caso seja ratificada suas prisões os civis serão encaminhados para o Cotel e Colônia Penal Feminina e os militares para uma instituição designada pelo Comando da Polícia Militar de Pernambuco.

Os prejuízos aos cofres públicos ainda estão sendo contabilizados porque a Casa Militar à despeito de várias solicitações feitas pela Controladoria-Geral da União, não havia encaminhado os comprovantes de despesas que são essenciais para efetuar o respectivo levantamento. Coletiva de imprensa será concedida na sede da Polícia Federal em Pernambuco às 10h onde serão repassados maiores detalhes sobre as investigações!


A Casa Militar é o órgão da administração direta, subordinado diretamente ao Governador do Estado. É uma instituição destinada, fundamentalmente, para a proteção dos altos interesses do Estado, do governo e de seu povo. Suas funções, abrangem a segurança da máxima autoridade do Estado, a sede do governo e a ajudância-de-ordem do presidente ou governador. A Casa Militar é uma das secretarias integradas ao Palácio do Campo das Princesas. O Secretário-Chefe da Casa Militar possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens atribuídas aos Secretários de Estados. 

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Centrais sindicais organizam atos contra reforma trabalhista para sexta-feira, dia 10.


As principais entidades representantes dos trabalhadores irão promover manifestações na próxima sexta-feira, 10, em repúdio à implementação na nova legislação trabalhista, em 11 de novembro. O Dia Nacional da Paralisação está previsto para acontecer em todas as capitais e no Distrito Federal, com início às 9h30.

Ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, explicou que o movimento não está focado apenas nas novas regras para relações de trabalho. "Mais do que um ato de repúdio à reforma trabalhista, que retira direito dos trabalhadores, e contra a portaria do trabalho escravo, a manifestação desta sexta-feira será um preparo para uma paralisação nacional", declarou. "Não vai ser manifestação como nesta sexta-feira, será paralisação mesmo." 

O mote da futura paralisação, explicou Juruna, é protestar contra a reforma da Previdência. "O governo está buscando meios para colocar a reforma da Previdência na pauta ainda neste ano. É um tema muito relevante não apenas para os trabalhadores de carteira assinada, mas também para trabalhadores rurais e autônomos", disse o secretário-geral da Força, que não estabeleceu data para esta paralisação, o que estaria condicionado à tramitação da reforma.


Participam da articulação de sexta-feira a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e outras entidades.

Homem é linchado até a morte depois de assassinar ex-namorada a facadas.

O casal namorou por três anos e estava separado havia cinco meses (Reprodução/Facebook)
Um homem foi linchado após matar a facadas a ex-namorada e ferir a amiga dela em um ponto de ônibus na avenida Doutor Assis Ribeiro, 2.500, no bairro de Cangaíba, na zona leste de São Paulo, por volta das 18h30 dessa terça-feira, 7.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado no 10º Distrito Policial (DP) Penha, como feminicídio, violência doméstica e homicídio simples. A investigação será feita pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo o boletim de ocorrência, o garçom José Francimildo de Araújo, de 41 anos, não aceitou o fim do relacionamento com a estudante Elisabete Pinto de Oliveira, de 33, e cometeu o crime. Elenice Rosa de Souza, que seria amiga da vítima, ficou ferida e foi levada ao Hospital de Tatuapé, informou a Polícia Militar.

Carlos Francisco de Oliveira, pai de Elizabeth, informou à Polícia que a filha namorou Araújo durante três anos e que há cinco meses eles estavam separados. O ex-namorado começou a perseguir a vítima e a família não mais permitia que ela saísse sozinha. Segundo relato de Oliveira, o homem era "vizinho de parede" e, portanto, estava sempre por perto.


Após o crime, Araújo tentou fugir a pé, mas foi perseguido e espancado até a morte por pessoas que estavam próximas ao local do crime. O DHHP irá analisar as imagens que mostram o linchamento do garçom. Se as pessoas que participaram forem identificadas, poderão responder por homicídio.

Campanha de vacinação contra febre aftosa


Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação e o primeiro passo para a mudança é a alteração no calendário de vacina. Na campanha de novembro só devem ser vacinados os animais mais novos, ou seja, os bovinos e búfalos com até dois anos de idade.

Cerca de 520.000 animais devem ser imunizados nessa etapa em todo o Estado. Apesar da vacinação só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro. Pernambuco tem hoje aproximadamente 1,8 milhões de bovinos.

O produtor que não vacina paga multa, de no mínimo R$60,00 e aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter declarações da Adagro. De acordo com as metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Mapa) o estado de Pernambuco deve ficar livre da doença sem vacinação em 2020.


A retirada da vacina faz com que Pernambuco conquiste outros mercados consumidores que possuam exigências sanitárias mais rigorosas, contribuindo assim para o aumento de exportações e da receita do Estado. Também alteraram a estratégia de vacinação os estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Gran­de do Norte e Pará.

Escolha da sede da Copa do Mundo de 2026 terá voto aberto


Depois de denúncias de corrupção, Fifa muda regulamento, e escolha da sede da Copa do Mundo de 2026 terá voto aberto.

Além disso, a decisão será tomada por todos os 211 filiados. Diferente de hoje, onde a escolha é feita pelo Comitê Executivo, composto por 24 integrantes.

As medidas são encaradas como uma tentativa da entidade de evitar o desgaste ocorrido nas escolhas de Rússia e Catar como sede das Copas de 2018 e 2022.


São duas candidaturas para abrigar o Mundial de 2026 no momento: uma do Marrocos e outra, tida como favorita, formada por EUA, México e Canadá. A competição, aliás, será a primeira a ser disputada por 48 seleções.

Prefeito Dannilo participou de encontro com Governador Paulo Câmara



O prefeito Dannilo Godoy participou, na noite desta terça-feira(07), de um encontro com o Governador Paulo Câmara. A reunião aconteceu no Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco e contou com apenas oito prefeitos convidados, um de cada região de Pernambuco.

O momento serviu para serem tratados temas de grande importância para o Estado, e consequentemente, para o Agreste Meridional.

A segurança de toda região foi bastante discutida, com uma atenção especial a Rainha Isabel, Bom Conselho, Terezinha, Brejão, Saloá e Garanhuns.

Dannilo aproveitou o momento e tratou sobre importantes obras e ações para Bom Conselho, como o andamento das obras da estrada de Rainha Isabel, o reinício da obra da Escola Técnica que já se encontra com a empresa instalada e nos próximos dias os serviços terão continuidade, novos calçamentos e novas torres de telefonia celular e internet para os distritos.


Informações: ASCOM/PMBC

Empresas têm até o dia 30 para regularizarem suas dívidas com desconto


Os contribuintes com dívidas relacionadas ao recolhimento de ICMS têm até o dia 30 deste mês para regularizar os valores em atraso com os descontos oferecidos pelo Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC). Após este prazo, um novo programa de renegociação só poderá ocorrer daqui a dez anos.  Até outubro, o Governo de Pernambuco regularizou cerca de R$ 665 milhões devidos por aproximadamente três mil empresas. O incremento imediato aos cofres públicos com os pagamentos à vista girou em torno de R$ 120 milhões.

Os descontos para o último mês de vigência do programa são de 70% da multa e 75% dos juros para os pagamentos à vista. As condições valem para os créditos tributários, inclusive aqueles inscritos em dívida ativa ou em fase de cobrança judicial, tanto decorrentes de lançamento de ofício, como de regularização de débito.

Desde o início do PERC, em agosto, o secretário da Fazenda, Marcelo Barros, e o procurador geral do Estado, César Caúla, têm visitado empresas para apresentar as vantagens em aderir ao programa, inclusive com idas frequentes a São Paulo, onde está o poder decisório dos principais grupos.

PROGRAMA


Instituído pela Lei Complementar 362, de 22 de junho deste ano, que veda a implantação de outra iniciativa similar até 2027, o PERC é executado pela Sefaz-PE e pela PGE com o objetivo aumentar a arrecadação estadual por meio de negociações das dívidas de ICMS. No simulador disponível no site da Sefaz-PE (www.sefaz.pe.gov.br) o contribuinte tem a chance de verificar o montante devido e as formas de pagamento. Informações pelos telefones 0800-2851244, (81) 3183-6401 ou pelo e-mail perc2017@pge.pe.gov.br.

Mais de um milhão de usuários baixaram versão falsa do WhatsApp


Mais um golpe cibernético atingiu um milhão de usuários do sistema Android. Uma versão falsa do aplicativo WhatsApp estava disponível na loja da Google Play, com nome de Update WhatsApp.

Bastante convidativa para atualizar o mais popular aplicativo de comunicação, a versão foi descoberta por um pesquisador do antivirus Avast.

Uma outra versão do mesmo programa falso, com o nome de "Dual Whatsweb Update", também foi apagado da loja.

Segundo o analista de segurança Nikolaos Crysaidos, o app servia apenas para veicular publicidade, tarefa que não existe no verdadeiro WhatsApp.

Foi o segundo golpe que transpôs o sistema de segurança da loja de aplicativos da Google.


Recentemente, foi veiculada uma versão falsa do WhatsApp Business, para comunicação empresarial, ainda não lançada oficialmente.

Papa Francisco critica o uso de celulares na igreja durante a missa.


O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (8/11) aos fiéis - e também aos sacerdotes e bispos - que mantenham guardados seus celulares e deixem de tirar fotos durante a missa, "que não é um espetáculo".

Durante sua audiência semanal ante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro no Vaticano, o pontífice recordou o momento durante a missa em que o papa diz "vamos elevar nosso coração". "Ele não diz 'vamos elevar o celular para tirar uma foto'. Não, isso é feio", acrescentou.


"Eu fico muito triste quando celebro a missa aqui na praça ou na basílica e vejo tantos telefones erguidos. Não apenas dos fiéis, como também de alguns sacerdotes e, inclusive, bispos. Por favor! A missa não é um espetáculo", insistiu Francisco.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Obra de asfaltamento da estrada de Rainha Isabel recebe visita do prefeito de Bom Conselho.



O prefeito do município de Bom Conselho, Dannilo Godoy, acompanhado de secretários municipais e vereadores, estiveram nessa segunda-feira (06), realizando uma visita no canteiro de obras de implantação e pavimentação da rodovia vicinal que liga a PE-218 (Lagoa de São José) ao Distrito de Rainha Isabel, com uma extensão de onze quilômetros.



Desde o seu primeiro mandato o gestor municipal vem realizando “In Loco” visitas a todas as obras de responsabilidade do poder público. Essa obra é um antigo sonho dos moradores do maior distrito do município de Bom Conselho, com mais de dez mil habitantes. “O asfalto da estrada da Rainha fará com que haja mais desenvolvimento, emprego e renda, sem contar a valorização e melhora na qualidade de vida dos que a utilizam”, declarou Dannilo Godoy.

Prefeitos se Articulam para Cumprir a Lei e honrar o 13º Salário.


Com a proximidade do fim do ano, Prefeitos reeleitos e os de primeiro mandato, com menos de um ano à frente de seus Municípios, se perguntam como fechar as contas. A melhora paulatina da economia não chegou às Prefeituras. A questão é como cumprir a Lei e honrar o 13º salário, por exemplo.

Em contato com os Prefeitos, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota, prevê uma onda de demissões e cortes mais profundos de serviços. Há cerca de um ano, o Tribunal de Contas do Estado fez um levantamento e concluiu que 128 dos 185 municípios de Pernambuco estava acima do limite legal com despesas de pessoal, de 54% do total de receitas.

“Municípios reduziram salário de Prefeitos, cortaram gastos, mas não é suficiente. Se a estagnação das receitas se aprofunda, é automático, o gasto com pessoal tem um peso maior do que antes”, ralata Patriota. A entidade convocara uma entrevista coletiva para expor o drama, no próximo dia 14.


Além disso, um grupo de trabalho coordenado pela prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, pretende levar uma lista de propostas para o Tribunal de Contas, que fiscaliza os Prefeitos. “É preciso alguma flexibilização”, defende Patriota.

Fonte: Blog Carlos Eugênio

Após polêmica com ministra, Câmara articula PEC para regular supersalários


Após a polêmica envolvendo a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois (PSDB), a comissão especial que analisa o projeto que regulamenta o limite salarial dos servidores prepara uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para regulamentar as possibilidades de acúmulo de salários além do teto do funcionalismo público, de R$ 33.700,00, quando há ocupação de diferentes cargos. A mudança constitucional também deve propor o fim das férias de 60 dias concedidas a membros do Judiciário e do Ministério Público.
  
Segundo o relator do projeto, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), a PEC é necessária para contemplar decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), com repercussão geral, que prevê a incidência de mais de um teto remuneratório no caso de acumulação de vínculos com a administração pública. Na prática, isso legaliza o recebimento acima do limite, que é o salário de um ministro do Supremo.


A Corte previu que a incidência de dois tetos remuneratórios independentes se aplica "nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções". A Constituição prevê que essa acumulação é permitida a profissionais de saúde e professores, mas o entendimento de consultores do Congresso é de que a decisão do STF deixou a questão em aberto para outras categorias. A interpretação é de que a menção a "cargos, empregos e funções" é vaga e pode abrir espaço para situações como a da própria ministra e, por isso, há a necessidade de restringir a regra de acúmulo.

Cármen Lúcia autoriza reforços no gabinete de Fachin, relator da Lava-Jato



A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia autorizou o remanejamento de cinco servidores do tribunal para o gabinete do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte, com o propósito de reforçar os trabalhos na condução dos inquéritos e demais ações relacionados à operação.

O pedido de reforço partiu do próprio ministro Edson Fachin, que já havia feito solicitação parecida no mês de abril. Na época, Cármen e Fachin chegaram a acertar a criação um grupo de assessoria especializada para conferir celeridade aos processos da Operação Lava-Jato - que não saiu do papel.


Com cerca de 80 inquéritos relacionados à Lava-Jato, Fachin quer dar mais celeridade aos processos. A autorização da chegada de reforços veio após conversa entre os ministros na semana passada. O Supremo não confirmou quais serão os cargos específicos desses servidores no gabinete de Edson Fachin. Também não foi informado quando eles começarão a trabalhar com o relator da Lava-Jato.

IFPE prorroga prazo de inscrição para o Vestibular 2018.1



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou o prazo de inscrição para o Vestibular 2018.1. Os interessados têm agora até o dia 13 de novembro para se inscreverem no processo seletivo através do site da Comissão de Vestibulares e Concursos. 

No portal, também é possível emitir o boleto (GRU) para o pagamento da taxa que deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até 14 de novembro.

De acordo com Thamiris Queiroz, presidente da Cvest, a ampliação do prazo tem como objetivo dar uma nova oportunidade para os candidatos realizarem sua inscrição e efetuarem o pagamento da taxa. "Como havia uma flexibilidade no nosso cronograma, resolvemos estender o prazo para não prejudicar aqueles que costumam receber os salários após o dia cinco e poderiam estar com dificuldades para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O ajuste, no entanto, não altera as demais etapas do nosso calendário", explica a presidente da Cvest.


As provas serão aplicadas no dia 10 de dezembro. Os candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões, além da redação. A data prevista para a divulgação do listão com o nome dos aprovados é 28 de dezembro.

Maioria dos brasileiros não está com a vacinação em dia.



A grande maioria dos brasileiros adultos não está com a caderneta de vacinação em dia. Embora 89% da população reconheça a importância da imunização na prevenção de doenças, um terço diz que "não sabe" ou "não sabe muito bem" quais vacinas estão disponíveis para a sua faixa etária. Esse porcentual aumenta entre os que não têm filhos.

A vacinação de maiores de 18 anos, na verdade, é negligenciada em todo o mundo, como mostra o levantamento feito em cinco países (Brasil, Alemanha, Índia, Itália e Estados Unidos) com 6 mil pessoas, por encomenda do laboratório farmacêutico GSK. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, (7), revela que 53% não priorizam a imunização como uma forma eficaz de prevenção de doenças e 29% acham que a prática se torna menos importante à medida que envelhecemos.

"A vacinação de crianças é algo que está na alma do povo; é muito mais fácil, faz parte da consulta médica, os pediatras sabem que as crianças precisam de vacinas", afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Regional RJ, Flávia Bravo, lembrando que o Brasil tem uma das melhores coberturas do mundo de vacinação infantil. 

Segundo Bárbara Emoingt Furtado, gerente médica de vacinas da GSK, a falta de conhecimento sobre os imunizantes disponíveis, a ausência de uma cultura de vacinação de adultos são motivos para a baixa cobertura. Uma outra razão seria econômica. 


"Quando falamos em saúde pública, sabemos que as crianças são mais suscetíveis e podem ter complicações mais graves do que um adulto saudável; então o foco costuma ficar nos menores, não criamos a cultura de vacinar adultos", afirma. "O custo econômico também pode ser impeditivo."

De Rosa a Azul: Mastologista Conversa com Mulheres na UPAE Garanhuns.



A UPAE Garanhuns encerrou as atividades alusivas ao Outubro Rosa com uma conversa da médica mastologista Dra. Tereza Cristina (foto) com pacientes e servidoras da Unidade de Saúde, o encontro aconteceu na segunda (30), e o local escolhido foi a própria recepção dos consultórios de mastologia e ginecologia.  

Apresentando quadros com os sintomas mais comuns do Câncer de Mama e tirando dúvidas das pessoas, a especialista usou imagens chocantes para alertar sobre a importância da prevenção e de se conseguir o diagnóstico logo no início do desenvolvimento da doença.

A enfermeira Michelle Torres, do Núcleo de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, acompanhou a palestra: "Muitas vezes falta informação para as mulheres entenderem a importância da prevenção e de se procurarem os médicos especialistas, fazendo destas consultas uma necessidade a partir dos 40 anos de idade. Quando a médica explica isso diretamente aos pacientes, em uma conversa franca, como aconteceu aqui na UPAE, as pessoas tendem a assimilar mais esta necessidade" - registrou Torres.

Para saúde da mulher, a UPAE Garanhuns oferece consultas ambulatoriais em mastologia e ginecologia, além de 20 outras especialidades médicas, e cerca de 10 outras que compõem a equipe multiprofissional, a exemplo de fisioterapia, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, dentre outras. 

NOVEMBRO AZUL

Agora a cor é azul, e as atividades educativas na UPAE Garanhuns terão como foco principal a prevenção ao Câncer de Próstata, porém sem deixar de oferecer informações a todos os pacientes sobre suas dúvidas, qualquer que seja a enfermidade, independente de cor ou mês, principalmente sobre as especialidades oferecidas na unidade de saúde.


Para saber mais:


UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns – PE - Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Crianças fazem a festa na Exposição Nordestina de Animais.


Um evento dirigido aos produtores do setor agropecuários é também uma alternativa de entretenimento para o grande público. Trata-se da 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados que, além de pecuaristas de vários estados do País, atrai, em sua maioria, famílias que levam seus filhos para um contato direto com os animais da fazenda. A todo são esperadas mais de 200 mil pessoas este ano. O evento começou no último sábado e vai até o domingo, dia 12 de novembro, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife.

Na Exposição, cavalos, bois e carneiros podem ser vistos de perto e até tocados pelas crianças que, em muitos casos, só viram esses bichos em fotografia ou na televisão. Além dos animais de grande porte, as meninas e meninos também ficam encantados com os peixes ornamentais, coelhos, porcos da índia e aves exóticas que podem ser vistos, adquiridos e levados para casa.

Outras atrações muito concorridas são os passeios de pônei e a visita a fazendinha onde podem ser vistos exemplares de mini vacas, mini cabras e mini cavalos, incluindo a menor égua do Brasil, que mede apenas 50 centímetros e já está esperando a primeira cria.

No local, tem também um estúdio fotográfico onde as crianças poderão tirar fotos com os animais. Para os adultos, haverá a opção de foto em cima de um touro gigante que, apesar do tamanho, é manso como um carneirinho. Para os que querem mais emoção, a opção é o desafio do touro mecânico.

Outra atração de destaque que a Exposição de Animais oferece para os pequeninos é um moderno parque de diversões com brinquedos recém lançados na Europa. Nesse parque, as opções são muito variadas, com brinquedos destinados a adultos e crianças de todas as idades. Além disso, tem os shows infantis com o Palhaço Chocolate, Patati Patata, Galinha Pintadinha, Patrulha Canina, Banda dos Herais, Ladybug e Cat Noir, a partir das 16h.

Para a hora da fome, os visitantes do Parque do Cordeiro têm a disposição uma ampla praça de alimentação que oferece cardápios para todos os gostos. Existe comidas regionais, fast-food, quiosques de churros e sorvetes.

O Parque abre para o público sempre às 8h. O preço dos ingressos de segunda a quinta-feira é de R$ 5,00 meia e R$ 10,00 inteira. De sexta-feira a domingo é de R$ 6,00 meia e R$ 12,00 inteira. Crianças até 2 anos não pagam.


Serviço:
76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados:
De 4 a 12 de novembro
Hora: A partir das 9h
Local: Parque do Cordeiro - Recife
Preços
Segunda a quinta-feira: R$ 5,00 meia e R$ 10,00 inteira.
Sexta-feira a domingo: R$ 6,00 meia e R$ 12,00 inteira.

Crianças até 2 anos não pagam.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Feras já podem imprimir os cartões informativos do SSA 3 da UPE


Os feras inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem imprimir seus cartões informativos, exclusivamente via internet (http://processodeingresso.upe.gov.br), a partir desta segunda-feira (06/11).

A validação da inscrição e emissão do cartão, que contém um conjunto de dados necessários para participação no concurso, é de inteira responsabilidade do aluno, como estabelecido no Manual do Candidato.

Havendo divergência de dados pessoais, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) para solicitar as devidas correções. Caso contrário, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão informativo. A Comissão da UPE não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova por desconhecer o local de sua realização.

O candidato deverá estar munido do seu Cartão Informativo nos dias de aplicação das provas, assim como documento de Identidade, ou algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, e de caneta esferográfica na cor azul ou preta.

Os cartões informativos dos candidatos inscritos para a primeira fase do SSA estarão disponíveis a partir do dia 23/11 e para os inscritos no SSA 2 a partir do dia 22/11.

As provas da terceira fase do SSA acontecem numa única etapa, nos dia 19 e 20/11/17. As provas da 1a e 2a fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 03 e 04/12/17, sendo a primeira pela manhã e a segunda a tarde. O resultado da 3a fase do SSA/UPE pode ser divulgados até o dia 16/01/18.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: 

http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.


www.upe.br
Informações da Imprensa da Universidade de Pernambuco