quarta-feira, 24 de maio de 2017

Dia do café – Curiosidades: Benefícios e Malefícios.


Benefícios e Malefícios

O café é rico em alguns minerais como tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Ele é uma ótima fonte de antioxidantes, segundo nutricionistas.

O café também melhora a concentração e o aprendizado. E estimula a ação do músculo durante exercícios prolongados, auxiliando no fortalecimento da imunidade.

No entanto, a cafeína para algumas pessoas pode causar ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia e dor de cabeça, por exemplo. Quantidades não controladas, podem aumentar os problemas gástricos, principalmente quando associados a pessoas com situações de stress, sem qualidade de sono e ansiedade.

Em algumas pessoas, pode causar enxaqueca. Uma das causas da enxaqueca é a estimulação cerebral inadequada, causada por alterações químicas. A cafeína, causa uma hiperestimulação no sistema, desencadeando então fenômenos de dor.

Segundo o neurologista, a cafeína é um psicotrópico e pode causar dependência química, abstinência e consequência físicas e psíquicas da sua utilização não controlada.


Como o café age no seu corpo?

A cafeína é totalmente absorvida pelo sistema digestivo em aproximadamente 20 - 45 minutos. Tipicamente, o pico de concentração ocorre de 15 a 120 minutos após a cafeína ser consumida, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini. 
A cafeína é uma substância que estimula o sistema nervoso central. Ao bloquear um neurotransmissor inibitório, a adenosina, a substância aumenta a comunicação entre os neurônios e a liberação da Dopamaina e Norepinefrina.

O Ácido Clorogênico é uma substância ativa do café que pode ajudar a desacelerar a absorção de carboidratos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário