sábado, 22 de outubro de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: OS DESAFIOS DO NOSSO PREFEITO

Por:
Alexandre Tenório

                              
       No seu segundo mandato o prefeito Danilo Godoy tem de imediato alguns desafios que devem ser sanados imediatamente. São eles:

1 - Trazer a segurança para o nosso munícipio, pois a mesma acabou.

2 - Trazer a volta da iluminação na nossa cidade, pois se encontra um verdadeiro breu.

3 - Recuperar as nossas praças e pontes, pois estão muito feias.

4 - Retirar a sujeira das ruas.

5 - Fazer a manutenção do PARQUE JOSÉ FELICIANO, pois o mesmo já se encontra com 8 lâmpadas apagadas, 2 refletores queimados e o mato tomando conta.


       Não é nada que não possa ser feito de imediato, é só querer. Espero que ele consiga quebrar a estigma de que o segundo mandato de todos os ex-prefeitos (com exceção de Walmir Soares) é muito fraco.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Guarapão realizará festa de Aniversário.



O Guarapão Futebol Clube da cidade de Bom Conselho irá comemorar seu aniversário de 19 anos no próximo sábado (22), com uma grande festa.

A festividade vai acontecer na sede oficial do tricolor, o Castelo do Rei Jadir, e em sua programação contará com dois jogos de futsal, um feminino e um masculino. E após as partidas, a alegria ficará por conta da Banda Sinais do Samba, do DJ Alex e de Jean Pierry e sua Banda que farão uma grande festa.

Toda a torcida do tricolor bomconselhense está convidada. Será cobrada uma entrada de R$10,00 aos homens, enquanto que as mulheres têm entrada grátis.


Futebol brasileiro de luto: Morre Carlos Alberto Torres, o capitão do tri.



Morreu no Rio de Janeiro, vítima de enfarte fulminante, Carlos Alberto Torres, atualmente comentarista do SporTV.. Nome e sobrenome de craque. O homem do tricampeonato mundial em 1970, que beijou e levantou a Taça Jules Rimet.


A braçadeira de capitão sempre lhe caiu bem. Porte esguio, olhar penetrante, personalidade marcante. Não tinha jogador que não ouvisse com atenção suas observações, seus conselhos ou, na pior das hipóteses, suas broncas. Nem Pelé escapava, e foram  muitas às vezes em que precisou até baixar a cabeça. E foi esse grande capitão que o futebol brasileiro e o mundo perderam nesta terça-feira, aos 72 anos.

Vândalos incendeiam carro em Bom Conselho.




Por volta das 02 horas da madrugada desta sexta-feira (21), na rua Otávio Correa, duas pessoas incendiaram um Peugeut, ano 2006, cor cinza, placa JKU-0657, jogando duas garrafas de refrigerante com gasolina e ateando fogo.


O veículo é de propriedade de Paulo Sampaio, segundo Sampaio, ele encontrava-se em sua residência, quando escutou o alarme do veículo disparar e quando saiu para verificar, ainda viu duas pessoas fugindo, mas não deu para reconhecer e quem se tratava devido ao susto e o carro pegando fogo. 

Josan Viana, que reside na mesma casa desabafou:  “Irmãos orem por mim e minha família. Atearam fogo no nosso carro esta madrugada ainda nem consegui dormi. Sobrou só a ferragem e nada mais. Abraços e confio nas preces de vocês! O que mais me preocupou foi o pânico das crianças e vizinhos. Mas estamos ilesos graças a Deus! Agradeço aos vigias, corpo de bombeiros e todos os vizinhos, poderia ter sido uma tragédia pior, alguma casa ser atingida pois foi o que quase aconteceu.” 



Policiais civis, em greve desde a zero hora, têm nova rodada de negociação com governo.



Os policiais civis, em greve desde a zero hora desta sexta-feira, têm nova rodada de negociação com o governo do estado marcada para hoje. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros se reunirá esta tarde com o secretário de Defesa Social, Angelo Fernandes Gioia. Às 17h o Sinpol fará nova assembleia para definir se mantém ou encerra o movimento.

Com a decretação de greve, a SDS traçou uma estratégia para usar o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para auxiliar nos trabalhos da Polícia Civil. “Não haverá caos. Não haverá uma única unidade de polícia fechada. Todo efetivo da Polícia Militar e de Bombeiros estará à disposição da chefia da Polícia Civil”, afirmou. Segundo ele, a PM continuará fazendo o trabalho de repressão nas ruas e ajudará a garantir o acesso dos policiais civis que quiserem trabalhar e da população às delegacias.

Ontem à noite, o Tribunal de Justiça de Pernambuco declarou a ilegalidade da greve. A decisão do TJPE foi concedida em liminar pelo desembargador Bartolomeu Bueno, sob argumento de que as atividades da categoria “são análogas às dos militares, em relação aos quais a Constituição expressamente proíbe a greve”. O desembargador definiu que o descumprimento implicará em multa diária no valor de R$ 100 mil.

O sindicato recebeu a notificação às 21h, seis horas após a decretação da greve, em assembleia em frente ao Palácio do Campo das Princesas.


Um dos entraves entre o governo e os policiais está no Plano de Cargos e Carreiras, aprovado em 2008, mas que, segundo a categoria não está em prática. De acordo com o Sinpol, o movimento foi deflagrado porque o governo não cumpriu o acordo firmado em fevereiro. “Eles trouxeram uma proposta evasiva. No acordo, estava prevista a implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos com os reajustes salariais e benefícios escalonados a todos os servidores. Também estava prevista melhoria nas condições estruturais nas delegacias, incluindo equipamentos de segurança, e contratação de mais policiais”, disse Áureo Cisneiros.

De acordo com o secretário de Planejamento, Márcio Stefanni, uma das propostas do estado era equiparar o salário do agente em fim de carreira ao do delegado em inicio de carreira. “Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu, essa diferença era de 200% e reduzimos para 47%. A ideia era zerar a diferença.” Segundo ele, a proposta do governo era dar um aumento de 13% para ser incorporado ao longo da carreira. 


Segundo Stefanni, a proposta do Sinpol é impraticável. “Recebemos uma proposta, por meio do Sindicato dos Policiais Civis, que representaria um aumento de mais de 300% nos vencimentos.”

Simulados na internet e videoaulas ajudam estudantes que farão o Enem.


A duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes que se preparam em casa para a prova relatam ansiedade com a proximidade das provas e seguem rotinas de estudos que incluem videoaulas e simulados na internet e em projetos gratuitos. O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro e este ano soma 8,6 milhões de inscritos.


Nessa reta final para o Enem, professores dão dicas como traçar um cronograma para organizar a rotina de estudos, resolver provas anteriores do exame e escrever pelo menos uma redação por semana.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Greve da Polícia Civil é reflexo do descaso do governo Paulo Câmara com a segurança pública


A greve dos policiais civis de Pernambuco, anunciada nesta quinta (20) pela categoria, é mais um capítulo da crise da segurança pública vivida no Estado e do colapso do Pacto pela Vida. A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) lembra que, desde o ano passado, foram muitas as tentativas de sensibilizar o governo para a situação da insegurança, tanto dos parlamentares da oposição, de alguns deputados da base do governo e de sindicalistas e profissionais da área.

Líder da Oposição na Alepe, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) lembra que desde o início de 2015 o grupo parlamentar tem feito alertas no plenário da Assembleia, cobrando uma atitude do governador Paulo Câmara para solucionar a crise. “Pernambuco não pode ficar refém da violência. O Pacto pela Vida está em colapso e estamos caminhando para o terceiro ano consecutivo de aumento na criminalidade, além da alta generalizado na quantidade de assaltos a ônibus, explosões de caixas eletrônicos, roubos de carros, estupros e outros tipos de violência contra a mulher. Isso não pode continuar”, cobrou.

Segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social, até o mês de setembro o número de homicídios no Estado apresenta um crescimento de 12,3% este ano. Depois de uma alta de 9,6% em 2014 e de 13,3% em 2015. Este ano, entre 1º janeiro e 30 de setembro, já foram registrados 3.151 assassinatos, contra os 2.807 casos contabilizados no mesmo período do ano passado.

Silvio lembra que a Bancada de Oposição decidiu tomar a iniciativa de buscar o entendimento para tirar Pernambuco da situação em que se encontra. “Depois de muitas tentativas de fazer esse debate avançar, procuramos, no início de agosto, o presidente da OAB de Pernambuco, Ronnie Duarte, para pedir seu apoio nesse debate. Também entregamos, há quinze dias, um pedido de audiência com o governador Paulo Câmara, que ainda está sem resposta”, relata o deputado, acrescentado que os próximos passos serão procurar o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, e o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Carlos Guerra.


A Oposição mantém o compromisso com a sociedade pernambucana de buscar o amplo debate sobre o Pacto pela Vida e sobre o crescimento do clima de insegurança no Estado. “Esse, infelizmente, é o Pernambuco de Verdade, do aumento da criminalidade, que preocupa e atinge a todos, independentemente de classe social e tendência política”, disse.

Presidente do STF, Cármen Lúcia, reafirma sobre a imprensa: "O cala-boca já morreu".



A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, disse hoje (20), em São Paulo, que o "cala-boca já morreu”, referindo-se ao direito da imprensa de repassar informações aos cidadãos. A afirmação foi feita em resposta a uma jornalista a respeito das restrições que às vezes são impostas sob o argumento de necessidade de sigilo.

Na decisão em que a Corte autorizou a publicação de biografias não autorizadas, Cármen Lúcia havia citado repetidamente o dito popular: "Cala-boca já morreu".

Ela disse que, no âmbito do STF, a Corte dará cumprimento, como tem feito reiteradas vezes, ao exercício de uma imprensa livre e "não como poder, mas como uma exigência constitucional para se garantir a liberdade de informar e do cidadão ser informado para exercer livremente a sua cidadania.”
A ministra afirmou que “não há democracia sem uma imprensa livre. Não há democracia sem liberdade. Ninguém é livre sem acesso às informações”.

"Deixa o povo falar", disse a ministra, citando crônica do escritor e jornalista Fernando Sabino. A presidente do STF fez as afirmações pouco antes de ministrar palestra do fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.



Moradores de Bom Conselho reclamam de esgoto a céu aberto e escuridão.



Os moradores da segunda travessa São Cristóvão no bairro São Rafael (conhecido por Cigano), na cidade de Bom Conselho, reclamam que não existe saneamento e o esgoto está a céu aberto, provocando mau cheiro, acumulo de água podre, muriçocas e mosquitos, além de doenças adquiridas em virtude da situação.


A moradora Silvana, reclama que uma semana antes da eleição, o Poder Executivo prometeu fazer o saneamento, e cavaram um buraco e não colocaram nenhuma manilha e sequer fecharam o mesmo, ela também relata que a quantidade de muriçocas e o mau cheiro é insuportável.

Já a moradora Cilene, diz que está com o pai doente e não dá para tirar o carro que encontra-se na garagem e solicita que se não tiverem como colocarem as manilhas, que tapem a vala aberta.

Uma mãe informa que seu filho de quatro (04) anos caiu dentro do buraco que encontrava-se cheio de fezes. Um risco tremendo para as crianças, o buraco deve ter em torno de um metro de profundidade.  


Outra reclamação dos moradores é com relação à escuridão que toma conta do local, não existindo iluminação pública.

Tribunal de Contas aponta irregularidades no serviço de transporte escolar.

  
Auditoria Especial realizada em 2015 pelo Tribunal de Contas no município de Amaraji apontou irregularidades nos serviços de transporte escolar oferecido aos alunos da rede pública de ensino.

A contratação da empresa responsável pelo transporte escolar no município, a NOVALOC TRANSPORTE E LOCAÇÕES LTDA. - ME, foi feita por meio do Pregão Presencial Nº 006/2014 (Processo Licitatório nº 026/2014) no valor total de R$ 1.444.630,08. Mas a falta de controle e a informalidade com que os serviços se desenvolviam chamou a atenção da equipe técnica da Inspetoria de Palmares, que realizou a fiscalização.

Segundo os auditores, a administração municipal foi negligente no acompanhamento dos serviços, permitindo a utilização de veículos inadequados e de motoristas inaptos, sem habilitação regular e capacitação obrigatória, para fazer o transporte dos estudantes. A fiscalização do TCE também identificou o pagamento de despesas indevidas no montante de R$ 155.767,89, referentes a pagamentos por serviços não prestados, além de pagamentos sem a emissão de boletins de medição e/ou comprovantes da prestação do serviço.

O relatório mostra ainda que ocorreram muitas alterações nos serviços contratados, que implicaram acréscimos e supressões de quantitativos e itens de serviços, sem que fossem previamente justificadas, aprovadas pela autoridade competente e formalizadas através de termos aditivos.

Por essas razões, a relatora do processo TC nº 1505542-5, conselheira Teresa Duere, decidiu pelo julgamento irregular do objeto da auditoria, imputando débito, de forma solidária, ao prefeito Jânio Gouveia da Silva, à secretária de educação do município, Maria José Eliane da Silva, e à empresa NOVALOC Transporte e Locações Ltda. - ME, no valor de R$ 155.767,89, bem como multa de R$ 5.000,00 ao prefeito e aos gestores Deivide Diógenes Antônio de Andrade,  Edvaldo Bezerra dos Santos, Helena Susigleide dos Santos e Maria José Eliane da Silva.

A relatora fez ainda várias determinações ao atual gestor de Amaraji, ou a quem vier a sucedê-lo, para que adote medidas no sentido de melhorar o serviço de transporte escolar no município, entre elas a realização de um planejamento com o número de alunos e de escolas que serão atendidas, e a composições das rotas a serem definidas para o transporte de estudantes. Outra determinação diz respeito à realização de pesquisas de mercado a fim de obter orçamento detalhado, possibilitando identificar preços e condições mais vantajosas para a administração.


Cópia do inteiro teor desta decisão será enviada ao Departamento de Controle Municipal do TCE para acompanhamento e verificação do cumprimento das determinações. O voto da conselheira foi aprovado por unanimidade em sessão da Primeira Câmara realizada nesta terça-feira,18 de outubro. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Guido Monteiro. 

Servidores do Detran decretam estado de greve e farão paralisação no dia 11




Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) decretaram estado de greve nesta quarta-feira. Após uma assembleia, a categoria - com 1,3 mil funcionários - também decidiu parar as atividades no próximo dia 11 de novembro. Eles pedem a suspensão de todas as contratações de terceirizados publicadas no Diário Oficial, a abertura de concurso público para suprir o déficit de mais de 500 servidores e a saída da atual diretoria que, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran-PE, tem causado o sucateamento do órgão. A entidade encaminhou um ofício à Secretaria de Administração de Pernambuco pedindo uma reunião de negociação com o governo do estado.

"Na assembleia, a gente decretou o estado de greve e decidimos paralisar todos os pontos de atendimento", adiantou o presidente do Sindetran-PE, Alexandre Bulhões. O sindicalista denuncia o descaso da atual gestão com as questões da categoria e também com os usuários.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mais de 4 mil animais e artistas são atrações da 75ª Exposição Nordestina.


A Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Estado de Pernambuco, se prepara para realizar a 75ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD. O evento, que acontecerá de 5 a 13 de novembro, reunirá pecuaristas de todo o Brasil e terá em exposição mais de 4 mil animais entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, além de animais de pequeno porte. A estimativa é de que sejam realizados negócios da ordem de R$ 30 milhões e de que no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife, circulem cerca de 300 mil pessoas.

Após 10 anos, o ENAPD voltará, em 2016, a apresentar grandes atrações artísticas como Belo, Joelma, Pablo e Tayrone com preços promocionais dos ingressos para os shows custando a partir de R$ 20,00. A consulta dos valores e a compra dos ingressos podem ser feitas pelos siteswww.mixingressos.com ou ticketfolia.com.br. “Com a apresentação de shows com artistas de grande apelo popular, esperamos ampliar em 50% o número de visitantes em comparação com o público registrado no ano passado”, afirma Emanuel Rocha, presidente da SNC.

Segundo ele, o evento atrai um público variado que vai desde pecuaristas, empresários e profissionais liberais, até jovens de todas as idades e famílias que levam seus filhos para conhecer de perto os animais que são a atração principal da Exposição. “Como sempre, reuniremos animais de alta linhagem genética que participarão de julgamentos para escolha dos melhores exemplares de cada raça e também serão comercializados em leilões ou diretamente pelo criador nas baias”, explica Rocha.

Além disso, negócios também são realizados na área de estandes onde estarão em exposição máquinas e implementos agrícolas, veículos leves e pesados, tratores e ferramentas, além de postos avançados do Banco do Brasil e Bando do Nordeste que oferecerão linhas de crédito para compra dos produtos. Também no pavilhão de estandes haverá mostra de artesanato, comercialização de mudas de árvores diversas e artigos populares. Além disso, órgãos públicos e privados, além de universidades, também estarão presentes com estandes institucionais, promovendo palestras e cursos de capacitação.

Os visitantes terão ainda como opção de lazer um moderno parque de diversões com brinquedos de última geração destinados aos visitantes de todas as idades. Para os admiradores da comida regional e dos tradicionais quitutes das feirinhas, a Exposição oferece uma grande variedade gastronômica na praça de alimentação e nos quiosques espalhados pelo parque.

MAIS ATRAÇÕES MUSICAIS

Além dos shows com os artistas Belo, Joelma, Gigantes do Brasil, Pablo, e Tayrone, se apresentarão na Arena da ENAPD: Sheldon, Manoel Netto, Helton Lima e as bandas Musa e Torpedo. Para as crianças, as tardes serão animadas na Arena por Tio Bruninho, Ilana Ventura, Banda dos Heróis e Geração Kids. 


Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016.


Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado hoje (19), às 15h, e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Para evitar os já famosos atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.

O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.


Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha.

Lixo continua sendo jogado na estrada que liga Bom Conselho a Saloá.




Em postagem realizada na terça-feira (18), Veja aqui, denunciamos que o lixo depositado no lixão de Bom Conselho estaria interditando a estrada vicinal que liga os municípios de Saloá a Bom Conselho, e ao cinturão verde. Na manhã desta quarta-feira (19), o lixo não foi retirada da estrada, ao contrário foi presenciado uma caçamba a descarrega mais lixo na estrada.

Os catadores que sobrevivem recolhendo e separando lixo para reciclagem, relataram e reclamaram que até seringas e outros matérias sujos com sangue são encontrado, além de carcaças de animais.


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Lixão pode interditar estrada que liga Bom Conselho a Saloá.




A estrada vicinal que liga Bom Conselho a Saloá pode a qualquer momento ser interditada em virtude do lixão, localizado no município de Bom Conselho, após recebermos denúncias de nossos leitores, estivemos no local e o que presenciamos nos deixou envergonhado. São montanhas de lixo: Poeira, sujeira, moscas em toda parte. Difícil acreditar. Em pleno século XXI ainda temos pessoas que passam boa parte do dia assim, em situação degradante, ganham a vida disputando espaço com cachorros e urubus. Catam lixo em busca do que possa ser vendido para reciclagem. O pior é que a quantidade de lixo que encontra-se jogada no local praticamente já interditou essa importante estrada que dá acesso ao município de Saloá e liga todo o cinturão Verde (Zona Rural) a cidade de Bom Conselho.
         
Por lei, os lixões não podiam mais existir no país desde o final da década de 80. Há seis anos, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos definiu um prazo para que estados e municípios preparassem medidas para garantir o destino adequado ao lixo que não pode ser reciclado: a criação de aterros sanitários que evitem a poluição do solo, do ar e, consequentemente, a situação degradante de vida dos catadores. O prazo terminou em agosto de 2014.

Por que é tão difícil acabar com o lixão?

Essa fonte de poluição é tipificada em lei como crime ambiental. Esperamos pelo menos que o poder público municipal desobstrua a estrada.


Agora, quanto acabar com o lixão e criar o aterro sanitário, somente com ajuda Divina.







COLUNA ENSAIO GERAL: CHICO FELICIANO

           
             
Por:
Alexandre Tenório


          Era um homem alto, olhos verdes, pele branca e cabelos castanhos claros, ele impunha respeito. Este homem era meu bisavô por parte de minha mãe. Era natural da cidade de Jupi, porém logo novinho veio morar em Bom Conselho, seu pai o velho Feliciano José dos Santos, morreu aos 111 anos de idade, e foi o responsável pela a primeira pessoa a ser enterrada no cemitério de Santa Marta, pois tinha passado fogo num camarada que tinha lhe desacatado, por este crime ficou um tempo em Fernando de Noronha preso, e quando era perguntado sobre este crime, ele já velho dizia – nunca se deve bater na cara de um homem.

          Francisco Feliciano dos Santos, mais conhecido por Chico Feliciano ou Chico Garrapão, era um boêmio nato, foi dono da primeira banca de jogo de bicho em nossa cidade, gostava de jogar baralho e quando se sentava numa mesa de jogo, sabia a hora que tinha começado, porém não sabia à hora de terminar.

          Foi dono da primeira revenda FORD no interior de Pernambuco, pois é - Bom Conselho já teve uma agência de Automóvel. Foi dono do primeiro carro de nossa cidade um FORD T, que ele abria as cancelas no peito sem ter de descer para abrir. Muitas vezes ia para a cidade de Correntes, visitar o seu amigo Odilon Lúcio, e lá ficava bebendo e jogando por vários dias. No seu carro não faltava aguardente, mel de uruçu e uma boa braçada de linguiça caseira. Ele gostava de beber cachimbo (bebida feita de cachaça e mel), por isto ele já andava preparado, aonde chegasse e não tivesse os ingredientes para fazer o cachimbo ele ia ao carro e preparava na hora sua bebida.

          Ele era gago, e quando aperreado não saia nenhuma palavra da sua boca. Esta deficiência foi transmitida em grau menor para vários descendentes, inclusive este que vos escreve. Quando pequeno eu era tão gago que muitas vezes era necessário subir numa mesa e pular para ai sair às palavras. Levei muita colher de pau na cabeça, que era forma da palavra sair.

          Na febre espanhola de 1918 que assolou o nosso país e no qual se fala que morreu2000 pessoas em nossa cidade, acho este numero exagerado, porém era o que eu sempre ouvi os mais velhos falarem. Meu bisavô Chico Feliciano, levou toda família para o seu sitio no Papacacinha, e com isto salvou a todos desta terrível epidemia que assolou nossa cidade.
 
          Ele era ALFERES DA GUARDA NACIONAL, tinha espada e tudo, era um homem bem conceituado em nossa cidade. Casou com Rosa Brandão e teve três filhos, Fausto, Xisto e Berenice (minha avó). Antes de casar com minha bisavó Rosa, teve um caso com a sua irmã Júlia e deste caso nasceu meu tio José Feliciano (José Bicho Velho) que é o pai de Dr. Daniel Brasileiro.

          Muitas vezes dizia, Rosa vou ali volto já, passava três ou quatro dias para chegar. Quando da chegada do dirigível ZEPELIN em Recife ele foi com toda família ver este grande acontecimento, que movimentou todo Pernambuco.

          Certa feita foi ao Juazeiro pedir a benção a Padre Cicero, no dia que ia voltar foi se despedir do santo padre é ele recomendou que ele deixasse para o outro dia, se assim ele fizesse ele teria uma viagem tranquila, sem nenhum incômodo. Pois na sua ida aconteceram alguns atropelos.Meu bisavô atendeu ao apelo do padre Cicero e realmente teve uma viagem de volta tranquila.

          Naquela época o nosso pároco Padre Alfredo tinha uma birra com Padre Cicero, via por outra metia o sarrafo nele. Na audiência que meu bisavô teve com Padre Cicero ele mandou um recado para Padre Alfredo – Francisco diga a Alfredo que a terceira linha logo após a entrada da Igreja Matriz o pé do lado direito esta corroída por cupim e vai cair se cair vai causar um grande desastre na Igreja Matriz.  Meu bisavô assim que chegou a Bom Conselho foi ter com Padre Alfredo, e deu o recado de Padre Cicero, e realmente a terceira linha estava corroída conforme Padre Cicero tinha dito, dai por diante nunca mais Padre Alfredo falou de Padre Cicero.

          Embora tenha tido três filhos homens, era a minha avó que ele dedicava todo carinho, para onde ia levava ela, ao invés dos filhos homens. Minha avó Berenice foi criada sem medo de nada, era forte e decidida, tudo isto ela puxou ao seu pai, e também a maneira como ela foi criada.


          Chico Feliciano morreu com pouco mais de 60 anos, e deixou boas lembranças para a família.

TRE-PE alerta aos candidatos e partidos políticos sobre o prazo de entrega da prestação de contas final de campanha.



No próximo dia 01/11 encerra o prazo para entrega da prestação de contas final, referente ao primeiro turno, para todos os candidatos e partidos políticos em todas as esferas (nacional, estadual e municipal). Para entregar a prestação de contas final, os candidatos e partidos políticos deverão utilizar o Sistema SPCE-Cadastro 2016, enviar o arquivo eletrônico da prestação de contas pela internet, imprimir e assinar o Extrato da Prestação de Contas emitido pelo Sistema quando do envio do arquivo eletrônico, e, juntamente com os documentos listados no art. 48, II da Resolução TSE n.º 23.463/2015, protocolizar a prestação de contas no cartório eleitoral (para os candidatos a prefeito e vereador, bem como os diretórios partidários municipais) ou no TRE-PE (para os diretórios partidários estaduais).

Os candidatos a prefeito que estão no segundo turno devem enviar, pela internet, o arquivo eletrônico da prestação de contas referente ao primeiro turno até o dia 01/11 não sendo necessária, neste momento, a entrega física dos documentos e do Extrato da Prestação de Contas no cartório eleitoral.

O Extrato da Prestação de Contas, documento emitido pelo Sistema SPCE-Cadastro 2016 quando do envio do arquivo eletrônico à Justiça Eleitoral, deve ser impresso e assinado pelo prestador de contas, pelo administrador financeiro, se houver, e pelo profissional de contabilidade; no caso de diretório partidário, deve ser assinado pelo presidente, tesoureiro e pelo profissional de contabilidade. Convém lembrar que é obrigatória a constituição de advogado para a prestação de contas.

Os documentos listados no art. 48, II da Resolução TSE n.º 23.463/2015 são os seguintes: a) extrato das contas bancárias abertas pelo candidato/partido político contemplando todo o período de campanha; b) comprovante de recolhimento das sobras financeiras de campanha à respectiva direção partidária, quando houver; c) documentos fiscais relativos aos gastos com Fundo Partidário; d) declaração firmada pela respectiva direção partidária de que recebeu bens e/ou materiais permanentes, quando houver; e) autorização do diretório nacional na hipótese de assunção de dívida de campanha; f) instrumento de mandato para constituição de advogado; g) comprovantes bancários de devolução de recursos de fontes vedadas ou guias de recolhimento ao Tesouro Nacional, se houver; h) notas explicativas, com as justificativas pertinentes.

Nos municípios com mais de uma Zona Eleitoral, a entrega física do Extrato da Prestação de Contas e demais documentos do art. 48, II da Resolução TSE n.º 23.463/2015 será na Zona Eleitoral indicada nas Portarias TRE-PE n.º 573, de 1º/7/2016, e n.º 694, de 1º/8/2016. Por exemplo, para Recife, será a 6ª Zona Eleitoral; já para Olinda, será a 117ª Zona e, para Jaboatão dos Guararapes, a 11ª Zona Eleitoral.