sexta-feira, 25 de março de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: OS 15 HOMENS MAIS IMPORTANTES E INFLUENTES DE BOM CONSELHO NO SÉCULO XX.

 Por: 
Alexandre Tenório
                                
     

      Como vimos anteriormente os 10 homens mais influentes foram: PADRE ALFREDO DAMASO, CORONEL JOSÉ ABÍLIO, GERVÁSIO PIRES, MANUEL LUNA, WALMIR SOARES, HÉLIO URQUIZA, LUIZ CLÉRIO, FREI DIMAS, DR. JOSÉ BARBOSA E PEDRO DE LARA. Dando continuidade segue os últimos cinco nomes.

11- EXPEDITO MONTEIRO DO AMARAL, natural das alagoas, este cidadão teve um papel importante na nossa cidade nas décadas de 60, 70 e 80. Como presidente da COOPERATIVA AGROPECUARIA DE BOM CONSELHO fez uma verdadeira revolução, pois transformou esta instituição em um grande banco em nossa cidade, além de construir a grande fábrica de beneficiamento de algodão de Bom conselho, que depois passou a ser da COCANE. Com uma visão desenvolvimentista ele mudou a face do empresariado em nossa cidade, sem sombra de dúvida Expedito Monteiro do Amaral foi uma dos maiores homens de Bom conselho no século XX.

12 - ARNALDO AMARAL, natural de Bom conselho, este grande homem foi figura marcante em nossa política nas décadas de 60,70 e 80. Tendo disputado cinco eleições para prefeito e não sendo eleito em nenhuma, nem por isto ele deixou de ser um grande bom-conselhense, pois saiu de todas estas eleições de cabeça erguida. Foi prejudicado algumas vezes pelo o sistema arcaico de manipulação de votos em nossa cidade. Como tabelião do cartório de primeiro ofício de nossa cidade teve uma atuação de honestidade e imparcialidade. Como político foi o fundador do MDB e militou na legenda até o final de seus dias. Foi um homem honrado e de caráter firme, sem dúvida foi um dos grandes nomes do século XX de Bom conselho.

13 - JOSÉ VIEIRA BELO (JOSÉ CORRENTÃO), este cidadão militou no comércio de nossa cidade por 65 anos, iniciando como balconista, mascate e finalmente proprietário da CASA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Durante todo o período que esteve no comércio teve uma atuação exemplar, pagando seus compromissos em dias, não tendo nunca uma duplicata em protesto, sendo querido por clientes e funcionários. Seu José Correntão foi juntamente com sua esposa Dona Berenice o casal 20 da nossa sociedade, estando presente em todos os eventos sociais e também com uma participação ativa na comunidade católica de nossa cidade. Seu José Correntão foi um exemplo para o comércio e para a nossa sociedade, sem sombra de dúvida ele foi um dos mais importantes bom-conselhenses do século XX.

14 - JOSÉ GALDINO ALVES, Natural de Bomconselho, este cidadão que tinha apenas o curso primário foi um dos maiores autodidata que nós tivemos. Um homem com uma grande inteligência, que muitas vezes em roda de amigos nós dizíamos que se ele tivesse tido condições de estudar teria sido um dos grandes homens do nosso país. Zé Galdino tinha uma oratória que deixava qualquer doutor ou autoridade de queixo caído, as palavras fruíam com uma facilidade que deixava todos concentrados quando ele falava. Zé Galdino foi o maior conhecedor de AGROPECUARIA do nosso município e de Pernambuco. Foi o fundador do famoso LATICÍNIO SANTA MARIA. Esta fábrica foi de uma importância para a nossa economia na década de 60sem igual. Para os senhores terem ideia até avião tinha. Seu José Galdino Alves foi sem dúvida um dos grandes nomes da nossa cidade no século XX.

15 - VALDEMAR GOMES DE SANTANA, natural da cidade de Correntes, este homem foi o nome mais importante da nossa educação em todos os tempos. Dificilmente teremos neste setor outro nome que revolucione a educação em nosso município como ele revolucionou. Com muita garra e perseverança e o apoio de Dr. Cirilo e Gervásio Pires fundou o GINÁSIO SÃO GERALDO, possibilitando aos alunos mais pobres de poderem fazer o ensino fundamental e médio. Professor Valdemar Gomes de Santana ainda foi presidente da câmara municipal de Bom conselho. Sem sombra de dúvida ele foi um dos grandes nomes de nossa cidade no século XX.


      Terminamos aqui esta lista de grandes homens de nossa cidade no século XX, querendo deixar claro que é a minha visão pessoal. Porém tenho certeza que se alguém fizer outra lista vai diferenciar muito pouco desta. 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Se Dilma sofrer o impeachment o que acontece?


Se Dilma sofrer o impeachment o que acontece?

De acordo com a Constituição, se Dilma for impedida, o vice-presidente Michel Temer assumiria o posto e o ocuparia até o fim do mandato. Só aconteceriam novas eleições, caso ambos fossem impedidos. Nessa situação, são dois os cenários possíveis, a depender do momento em que haja o impeachment. Se o processo de impedimento acontece na primeira metade do mandato, o presidente da Câmara, no caso o deputado Eduardo Cunha (PMDB), assume interinamente e uma nova eleição é marcada em até 90 dias. Caso a cassação ocorra na metade final do mandato, o presidente da Câmara assume e é realizada uma eleição indireta para a escolha do sucessor. Na eleição indireta, votam apenas senadores e deputados federais.

Caso haja o impeachment da presidente e do vice, existe alguma possibilidade de o segundo colocado nas eleições do ano passado assumir o posto?

Não. Na possibilidade de uma nova eleição, todos os partidos/coligações indicam seus candidatos, que podem ou não ser os mesmos do pleito anterior. 


Medicação errônea no combate a chikungunya pode levas ao agravamento da doença e a morte.



Médicos pernambucanos, entre eles Carlos Brito, membro do Comitê Técnico de Arboviroses do Ministério da Saúde (MS) e professor de Clínica Médica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluíram um protocolo para o tratamento da chikungunya. O documento, que será divulgado oficialmente em breve pelo MS, alerta para o cuidado na administração de alguns tipos de medicamentos que podem causar o agravamento do quadro e até mesmo a morte de pacientes acometidos por esta arbovirose que tem como principais características fortes dores e inflamações nas articulações.

A medida foi tomada após relatos de automedicação e mesmo de prescrição médica de drogas como antiinflamatórios ou corticóides durante a fase aguda da doença e que seria um risco para a saúde dessas pessoas. Nas emergências, pacientes vêm recebendo injecções de dexametasona para aliviar, mais rapidamente, os sintomas de inchaço de que se queixam, inadvertidos do perigo que a droga representa, quando administrada entre o 10º e 14º dias da doença, quando geralmente acontece a fase aguda.

"A medicação com antiinflamatórios e corticóides nesta fase pode levar a complicações porque aumenta o risco de sangramento, complicando para casos de hemorragia e, principalmente nos idosos, podendo levar a um dano renal. Em outros países, como a Colômbia, já se faz essa associação. Aqui os médicos prescrevem por desconhecimento. É natural, é uma doença nova e também as pessoas se automedicam porque sentem muita dor nas articulações", explica Brito, enfatizando a importância do protocolo. Na fase aguda, segundo o especialista, são indicados apenas os analgésicos que podem ser dipirinona e paracetamol. "As dores também regridem com o bloqueio de analgésicos e a inflamação tende a regredir", garante.

Mortes - Ainda de acordo com Carlos Brito, está em investigação o aumento do número de mortes de pacientes acometidos pela chikungunya em Pernambuco, suspeita, segundo ele, já encaminhada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ao Ministério da Saúde, principalmente em relação a algumas cidades do interior, onde a epidemia de chikungunya estaria acima da média esperada. Para justificar a subnotificação, o especialista tem duas hipóteses:  Os atestados de óbito não trazem a chikungunya como causa da morte porque as pessoas são vítimas da descompensação de outras doenças de base como diabetes, embolia, doenças, cardíacas, mas o documenyo deveria descrever o fator desencadeante. Outra hispótese é que os casos notficados como dengue na verdade são de chikungunya. Não estamos praticamente tendo registro de dengue no estado. Atualmente, em Pernambuco os registros são, em primeiro lugar de chikungunya, zika e, por último dengue. Existe uma dificuldade de notificação", explica.

Questionado se a chikungunya seria hoje a mais letal das arboviroses, o médico atesta: "Acho que é a mais grave. Isso vai ser demonstrado. As  queixas de dores crônicas. Tem fase aguda, a fase crônica, metade dos pacientes se queixam por meses de dor incapacitante. As pessoas não conseguem realizar suas atividades e o número de pessoa atingidas é muito maior", alerta. 

Categorias de base do Guarapão dão show de bola no Carecão


Categorias de Base do Guarapão dão show de bola no Carecão. No último domingo o Guarapão fez um intercâmbio com o Esperança de Estrela de Alagoas, no Estádio Carecão. E o que se viu foi um show de bola da molecada do Guarapão. Foram 3 jogos amistosos, consecutivamente nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17. O sub-13 empatou em 3 X 3, o sub-15 goleou por 4 X 0 e o sub-17 goleou por 7 X 2. As partidas de volta do intercâmbio ocorreram na casa do adversário, em Estrela de Alagoas, no próximo dia 03 de abril.

terça-feira, 22 de março de 2016

Naipes Comunicação e Marketing inova e lança novo site com ferramentas incríveis do audiovisual.



É pela velocidade das informações que a tecnologia domina o homem, e as empresas de comunicação e marketing precisam estar sempre se adequando as necessidades de seus clientes. E é pensando nisso que a Naipes Comunicação e Marketing está sempre inovando e buscando novas alternativas para permanecer líder no seu segmento.

Quarta-feira (23/3) o marqueteiro Jemerson Edias da Naipes Comunicação e Marketing, estará participando semanalmente da Rádio Grande Serra FM, líder em audiência no agreste e sertão de Pernambuco.

Ainda este mês, a Empresa vai inaugurar um novo site ( www.naipesconsultoria.com), onde os internautas poderão interagir e assistir vídeos com dicas e novidades do mundo do marketing político.

Na segunda semana de abril, a Naipes  vai lançar uma série de palestra por todo o estado falando sobre campanhas eleitorais de 2016 e as necessidades de estar sempre atualizado. Na ocasião também será feito o convite para as pessoas interagirem com o novo site e ouvir as dicas da rádio.

A Naipes Comunicação e Marketing, é uma Empresa de comunicação e marketing que busca oferecer aos seus clientes e parceiros o que há de melhor e mais moderno em comunicação empresarial, marketing político, e mídias alternativas.


Lei Seca intensificada na Semana Santa em Pernambuco.


  
A Operação Lei Seca já deu início ao esquema de bloqueios nas rotas para quem vai passar as datas do feriado da Semana Santa no interior do Estado ou nas praias. As equipes estarão até o final do mês em cidades do sertão e agreste, onde há concentração de missas e procissões de fiéis, assim como no litoral.

Municípios do agreste, como Caruaru e Garanhuns, recebem as blitzes o dia 27 de março, já que é percurso para quem acompanha as encenações da Paixão de Cristo, em Brejo da Madre de Deus. O município de Arcoverde também terá bloqueios e as atuações nas estradas ocorrerão em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. 


As ações da Operação Lei Seca são realizadas todos os dias da semana, em horários variados e de forma itinerante com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia. De dezembro de 2011 a fevereiro de 2016, a Lei Seca realizou 1.438.944 abordagens. Desse total, 7.357 motoristas foram flagrados dirigindo após ter ingerido bebida alcoólica (constatação e crime). No ano de 2014, o Estado de Pernambuco registrou 1.888 óbitos por acidente de transporte terrestre, sendo 802 envolvendo motociclistas.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Informativo Prefeitura municipal de Bom Conselho


Público se emociona na primeira apresentação da Paixão de Cristo


Na primeira apresentação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, os artistas Igor Rickli, Bianca Rinaldi (Maria),Antonio Calloni (Herodes), Fiuk (Apóstolo João), Odilon Wagner (Pilatos) e Caroline Correa (Madalena) tiveram atuações impecáveis e emocionaram o público que acompanhou atentamente cada cena.

Mais de oito mil pessoas estiveram na estreia da temporada 2016 realizada na noite de ontem, sábado (19). O público foi um pouco maior que o do ano anterior. A plateia era formada por pessoas de todas as idades vindas de vários estados do Brasil e até de outros países. Mais de 50% já haviam assistido a encenação pelo menos uma vez, de acordo com pesquisa de opinião realizada com o público.

A maioria se deslocou até a Nova Jerusalém de ônibus ou vans de turismo que são disponibilizados por agências de viagens. Ofertas desses serviços podem ser encontradas a preços variados no Google ou facebook. Além disso, outra opção de transporte utilizada pelo público é automóvel de passeio, uma vez que as estradas que ligam a capital pernambucana à cidade-teatro é duplicada em sua quase totalidade oferecendo conforto o segurança para os viajantes.

A Paixão de Cristo vai até o próximo sábado (26). As entradas para o espetáculo, que estão à venda em agências de viagens, shoppings centers do Recife e Caruaru e também pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br), custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de crédito.



FOTOS FÁBIO JORDÃO


  

Guarapão perde amistoso


Guarapão sofre com erros da arbitragem e perde fora de casa para o Garra de Terezinha/PE. O Guarapão fez na última sexta-feira outro amistoso preparatório para o Campeonato do Agreste de Futsal. O jogo foi contra o Garra (Terezinha/PE) e foi disputado na casa do adversário. O tricolor bonconselhense foi prejudicado pela evidente e escandalosa arbitragem tendenciosa ao time da casa, houve 2 pênaltis escandalosos nos jogadores Alann e Besouro (este último teve até a camisa rasgada) que até a torcida adversária protestou pois gostam de ver um bom futebol e não uma arbitragem maldosa e cheia de confusão e ignorância como foi a deste jogo. Com a falta de sorte da bola não entrar e os erros supracitados da arbitragem, o Guarapão foi derrotado por 4 x 3. Os gols da coruja foram marcados por Besouro (2) e Patrick (1). O próximo e último amistoso antes do Campeonato do Agreste será contra a própria equipe do Garra, mas desta vez em Bom Conselho, na quadra da AABB, em data ainda a confirmar