sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cabelos: Dermatologista desmitifica os Mitos e Verdades



Dra. Juliana Annunciato da Clinica Essenza – São Paulo, explica que em média, uma pessoa possui 100.000 (cem mil) fios de cabelo, e espera-se que quando saudável cerca de 100 a 200 (fios) caiam todos os dias.

O cabelo chega a crescer (em média), um centímetro por mês e seu ciclo de crescimento dura normalmente quatro anos. Abaixo, a dermatologista desmistifica mitos e verdades que envolvem os cabelos:

1. Cortar os cabelos interfere no seu crescimento?
MITO – Cortar regularmente os fios ajuda no fortalecimento e qualidade, mas não aumenta a velocidade de crescimento.

2. Tingir os cabelos provoca sua queda?
MITO – As tinturas agem apenas no fio e não em sua raiz. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes. Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. Dra. Juliana Annunciato explica que o que pode ocorrer é quebra do fio levando a queda.

3. Cortar os fios na lua cheia dá volume aos cabelos?
MITO – Até agora a ciência não provou nada. A não ser que fios reajam à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

4. Colocar pílula anticoncepcional no shampoo fortalece os fios?
MITO – A pílula anticoncepcional não interfere em nada na saúde dos cabelos. Não é um tipo de hormônio absorvido quando aplicado nos fios.

5. Passar babosa nos cabelos fortalece os fios?
MITO – Somente o extrato da babosa (aloe vera) é recomendado como hidratação dos fios. A planta em sua forma natural pode causar irritação, inclusive ao couro cabeludo.

06. Na menopausa, as mulheres perdem mais cabelos?
VERDADE – Nesse período, diminuem os hormônios femininos, predominam os masculinos e por isso pode acontecer uma perda maior de cabelos, principalmente quando há uma tendência genética.

07. A alimentação influencia nos cabelos?
VERDADE – A falta de nutrientes como ferro e zinco pode causar queda de cabelos. Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, mantém os cabelos fortes e saudáveis.

08. Usar sempre o mesmo shampoo acaba não fazendo mais efeito?
MITO – Na verdade, se não está fazendo mais o efeito desejado é porque você não está usando o shampoo adequado para seu tipo de cabelo.

09. É fundamental usar shampoo antiresíduos?
VERDADE – Se você faz uso de muitos produtos no cabelo, o antiresíduos é essencial, pois dessa forma o cabelo fica “desintoxicado” do excesso de química. Mesmo para quem só usa shampoo e condicionador, o ideal é utilizar shampoo antiresíduos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

10. Água fria deixa o cabelo mais brilhante?
MITO – Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade e pode causar queda Mesmo no inverno, tome banho com água morna.

Sobre Dra. Juliana Annunciato

Dra. Juliana Annunciato, dermatologista da Clínica Essenza. Graduada em medicina na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Possui Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E especialização em tricologia (especialização em cabelos) pela Universidade Estadual de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário