Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

Pernambuco promove Seminário de Formação e Elaboração de Propostas para Conselhos Tutelares




Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em parceria com a Associação Metropolitana dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Pernambuco promove o Seminário de Formação e Elaboração de Propostas, com o tema “Construir para Fortalecer: Novas Perspectivas para os Conselhos Tutelares”.

O encontro surgiu como encaminhamento da reunião que discutiu o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e de Direitos e o Sistema de Garantia de Direitos, no dia 05 de fevereiro de 2015 na SDSCJ e teve como proposta  debater o Processo de Escolha Unificado dos Conselhos Tutelares a partir da Lei Federal nº 12.696/2012 e da Resolução 170, de 10 de dezembro de 2014, em virtude da necessidade da preparação dos municípios para realizarem no dia 04 de outubro de 2015 o referido processo.

Programa "Mãe Coruja" recebe prêmio internacional.



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou ontem (05) o papel dos programas sociais promovidos pelo Governo do Estado para melhorar a vida daqueles que mais precisam, durante a 3ª Conferência Interamericana sobre Experiências Inovadoras em Gestão Pública Efetiva. Na ocasião, o Programa Mãe Coruja recebeu o prêmio “Qualidade de Políticas Públicas”. O programa pernambucano concorreu com 74 postulações distintas de 13 países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Este é o reconhecimento de uma política que vem, ano a ano, incansavelmente, tratando da primeira infância, da gestação, visando reduzir a mortalidade infantil e também preparar as mães e as crianças para um futuro melhor. Pernambuco tem conseguido com políticas sociais melhorar a qualidade de vida do seu povo”, argumentou Paulo Câmara.

De acordo com o governador de Pernambuco, o Programa Mãe Coruja tem cumprido o seu papel, que é reduzir a mortalidade infantil e “dar perspectivas, cada vez maior, tanto para as mães quanto para as crianças, de poder nascer, viver, morar, estudar e ser feliz no nosso Estado”. Atualmente, o programa tem 132.872 mulheres cadastradas e 72.649 mil crianças acompanhadas.

Dia Internacional da Mulher tem comemoração antecipada em Bom Conselho.



A Prefeitura de Bom Conselho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Izadora Cavalcante Vieira, irá realizar uma programação especial para comemorar a passagem do Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 08 de março. Estarão à disposição das homenageadas serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure, maquiagem e também massagem. 

A comemoração contará ainda com sorteios de vários brindes. O evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher é aberto à população. A expectativa é a participação de centenas de mulheres.


O evento será antecipado e será realizado na  manhã desta sexta-feira (06) a partir das 09 horas, nos recintos da AABB.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Futura chapa para 2016?


No último sábado (28), aconteceu o lançamento do livro do escritor Carlos Sena, uma cena que despertou a atenção foi o comportamento do Coronel Campos que foi candidato a deputado federal e da ex-prefeita Judith Alapenha, os dois foram os últimos em uma longa fila de espera para pegarem o autógrafo em seus livros. Durante quase uma hora que estiveram juntos, a conversa descontraída e amigável era nítida em suas fisionomias. Até para posarem para foto, os dois ficaram juntos do escritor.

O filho da ex-prefeita, Felipe Alapenha, também já esteve reunido com Campos semanas anteriores.


Será que já temos uma chapa formada para 2016? Fica a pergunta, quem seria o candidato a prefeito(a)?

quarta-feira, 4 de março de 2015

Notificações de casos de dengue aumentam 150% em Pernambuco


De quatro de janeiro a 21 de fevereiro deste ano foram notificados 3.571 casos de dengue em Pernambuco, 481 deles confirmados, em 115 municípios. Os números apresentados nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram um crescimento de 150,60% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram notificados 1.425 casos e confirnados 431. Atualmente, quatro óbitos estão sob investigação, uma quantidade 73% menor que os 15 casos suspeitos e 12 confirmados em 2014.

Até o momento, o estado não registrou nenhum caso autóctone de febre chikungunya. Este ano, dos 48 casos suspeitos, 39 foram descartados e nove estão sob investigação. Entre os descartados, 14 deram positivo para dengue. Em 2014, foram quatro confirmações, todas importadas.

Em todo o estado, os 10 municípios com maior incidência (número de casos por 100 mil habitantes), no período compreendido entre as semanas epidemiológicas 52 de 2014 (21/12) e 07 de 2015 (21/02), foram: Custódia (314,90), com alta incidência; Inajá (256,11), Sertânia (224,39), Ibimirim (214,77), Chã de Alegria (144,98), Surubim (129,54), Frei Miguelinho (119,71) e São José do Egito (117,51), com média incidência; e Recife (96,92) e Passira (93,00) com baixa incidência. Os municípios com o maior número de notificações são: Recife (1.559), Jaboatão dos Guararapes (247), Petrolina (151) e Camaragibe (133), totalizando 2.090. Foram notificados nove casos de dengue com agravamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e Febre Chikungunya, Claudenice Pontes, Pernambuco ainda não está em situação epidêmica, mas é preciso agir mais enfaticamente para evitar que os números cresçam ainda mais. "A população precisa ficar vigilante, já que cerca de 90% dos focos do mosquito transmissor estão nas residências ou no seu entorno", enfatiza.

Em casos de suspeita de dengue, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. Segundo a coordenadora, alguns pacientes têm apresentado menor tempo e intensidade de febre, enquanto que as coceiras e manchas vermelhas na pele têm ocorrido em maior proporção. Por isso, os médicos precisam pedir o exame de sangue para confirmar a doença e manter os pacientes hidratados, para evitar as formas com agravamento, que podem levar à morte.


Entramos em contato com a secretaria de saúde do município de Bom Conselho, onde nos foi repassado que este ano não foi registrado nenhum caso de dengue no município, mas que a população tem que ficar atenta e ajudar no combate ao mosquito.

Prefeitura de Bom Conselho, informa a todos os usuários do transporte escolar Universitário.



        A Prefeitura de Bom Conselho, informa a todos os usuários do transporte escolar Universitário com destino as cidades de Garanhuns e Palmeira dos índios que, devido a mudança de trânsito no centro da cidade e em obediência a nova sinalização, o local de embarque para os referidos destinos será transferido para a Rua XV de Novembro (Em frente à Secretaria de Educação), a partir desta Segunda-Feira (09 de Março). 


A todos que fazem uso do transporte, atentem para o novo local. Não haverá mudanças quanto aos horários. 

O Prefeito Dannilo Godoy Firmou Uma Parceria Junto Ao Rotary Club Em Combate À Poliomielite



Na manhã desta Terça-Feira (03), O Prefeito Dannilo Godoy firmou uma parceria junto ao Rotary Club em combate à Poliomielite. Também conhecida por Paralisia Infantil, o vírus da Poliomielite afeta os nervos podendo levar a paralisia parcial ou total do infectado e, em alguns casos, provocando a morte.

Não existe cura para poliomielite, por isso o foco do tratamento reside em diminuir a sensação de desconforto, acelerar a recuperação e garantir a qualidade de vida do paciente. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para evitar complicações, mesmo porque, se uma pessoa infectada com o vírus não for atendida ao primeiro sinal da doença, ela estará sob risco aumentado de morte. Cuidados caseiros e acompanhados pelo médico podem ajudar na recuperação do paciente com pólio.


Dannilo Godoy Se Reúne Com Secretario Das Cidades.




O Prefeito Dannilo Godoy esteve no Recife onde se reuniu com o Secretário das Cidades (André de Paula). Na oportunidade, vários assuntos relacionados aos investimentos em Bom Conselho foram discutidos. Tais como: Novas Praças, asfalto e pavimentações de novas ruas. “Estamos firmando e concretizando acordos muito importantes para o nosso Município, com a finalidade de que tenhamos mais um ano de desenvolvimento com a realização de várias obras em nossa cidade”, afirmou o Prefeito Dannilo Godoy.

Vereadores debatem em seção na Câmara, realização de Concurso Público, falta de merenda escolar, funcionário sem trabalhar entre outros assuntos.


Sob a presidência da vereadora Léa Ramos (PSDB), a terceira sessão ordinária do primeiro período legislativo, foi marcada pela discussão de assuntos de interesse comum da sociedade bomconselhense e de boa parte dos agrestinos.

É que durante a sessão na Casa Dantas Barreto, os Parlamentares discutiram a realização de um Concurso Público em Bom Conselho. Temas como a manutenção de escolas e a recuperação de estradas vicinais, bem como a apresentação de três Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal. 

A vereadora Ivete da Silva, solicitou que fosse averiguado junto ao poder executivo a falta de merenda escolar em algumas escolas e a cobrança de um funcionário do quadro da vigilância sanitária que ligou para rádio Papacaça, pedindo para trabalhar, pois passa o expediente sem fazer absolutamente nada.


O funcionário em questão foi o Sr. Rocha, que ligou para o programa Bronca ou Elogio, na manhã desta quarta-feira, onde falou: “Eu sou agente sanitário, e gostaria que a secretária de saúde coloca-se o carro da vigilância para eles trabalharem, pois ele chega cedo no setor e passa o dia todo em uma sala sem ter o que fazer”.

A presidente da Câmara, Eliane Ramos, solicitou ao secretário da casa, para enviar ofícios para o poder executivo, informando e cobrando o que foi debatido na seção.

Todos os projetos colocados em votação foram aprovados por unanimidade.

Estiveram presentes a seção:

Léa Ramos, Geninho Tavares, Deda, Gilmar, Ivete, Márcia, Marcelo, Neto Ferreira e Socorro Marinho.

Faltaram: Arlam da Barra e Chico Bento.



Presidente da Compesa fala para Rádio Papacaça sobre Adutora do Agreste




Em visita ao Presidente da Compesa, Roberto Tavares, o ex-deputado, Hélio Urquisa, foi recebido para deixar claro, a população de Bom Conselho e região, sobre a atual situação da Adutora do Agreste, obra que deverá ajudar no abastecimento de água. Roberto Tavares comentou sobre a decorrer das obras e como está a atual situação da Adutora.

Vacinação de HPV para garotas de 9 a 11 anos



O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Para evitar essa enfermidade, desde 2014 foi iniciada a vacinação de meninas como forma preventiva ao papilomavírus humano (HPV). Neste ano, a partir deste mês de março, a campanha de vacinação contra o HPV, em postos de saúde e escolas, irá beneficiar uma nova faixa etária: garotas entre 9 e 11 anos. A meta é vacinar, no mínimo, 80% do público total, de 242.840 meninas pernambucanas.


A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

IPEM alerta consumidores sobre a compra de materiais escolares certificados.


Pais e alunos terão mais confiança na hora de comprar materiais escolares em qualquer período do ano. O IPEM-PE (Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, alerta sobre a necessidade da certificação da qualidade de produtos como apontadores, borrachas, tesouras, entre outros.

A nova legislação a respeito da certificação de artigos escolares foi regulamentada pela portaria nº 481/2010 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e determina que os artigos tenham requisitos mínimos de segurança para serem comercializados.
A legislação abrange os artigos escolares como apontador, borracha ou ponteira de borracha; caneta (seja ela esferográfica, roller ou gel); caneta hidrográfica (as canetinhas); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo (as fitas); corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo (tipo de régua que ajuda a fazer certos desenhos, como aquelas utilizadas para fazer letras ou números); régua; transferidor; estojo (com personagens infantis ou que remetam ao universo lúdico); massa de modelar; massa plástica;
merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Desde o dia 28 de fevereiro os artigos escolares só podem ser comercializados (retirar – ou ser importado) ostentando o selo de identificação da conformidade do Inmetro, isso significa que estes produtos foram submetidos (e aprovados) a testes químicos, mecânicos, toxicológicos e biológicos, dependendo do tipo de produto.

A comercialização de artigos escolares sem o selo de identificação da conformidade do Inmetro, pode levar à autuação e multa de revendedores e fabricantes. As multas relacionadas aos artigos podem variar de R$ 800 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Fique atento

Os itens escolares como canetas, borrachas e apontadores são comercializados na maioria das situações fora das embalagens originais e, nesses casos, sem informações a respeito da certificação. No entanto, o consumidor tem o direito de solicitar o acesso ao rótulo do artigo escolar. “A nossa equipe de fiscalização está atenta nas ruas para o cumprimento dessa nova norma do Inmetro orientando que os revendedores guardem as embalagens originais dos produtos onde a certificação está visível e, que os consumidores exijam a mesma”, afirma Pedro Paulo Neto, Presidente do IPEM-PE.

Alguns artigos não são recomendados para determinadas idades, como o compasso, por exemplo. Desta forma, é importante que os pais estejam atentos à adequação do produto a faixa etária.

Em casos de dúvida ou constatação de irregularidades, entre em contato com o serviço de Ouvidoria do IPEM-PE, pelo telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

Secretaria e Ministério da Saúde vão criar curso de especialização


O secretário estadual de Saúde, José Iran Costa Junior, recebeu, nesta segunda-feira (02/03), a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes. No encontro, que também contou com a participação de representantes da Fiocruz e do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems/PE), ficou definida a criação de um curso de especialização de formação de gestores, para o SUS e para a rede hospitalar. A proposta é que até o final deste mês o projeto já esteja delineado.


“Essa reunião foi agendada a pedido do secretário, na perspectiva de que possamos investir conjuntamente na formação de gestores aqui no Estado. E como considero uma prioridade extremamente relevante, vamos estar juntos nesta caminhada”, justifica Ana Paula. “A ideia é que seja um curso de especialização, com 360 horas-aula e que possa titular o profissional”, diz. Ainda de acordo com a secretária executiva do Ministério da Saúde, o projeto pedagógico será apresentado pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e deve ter um tronco comum, mas que possa “ramificar para atender alguma especificidade do SUS aqui no Estado”.

Convite missa de trigésimo dia. "Paulo Guilherme Marinho Brasileiro".


Vereadores de Bom Conselho se reúnem esta semana.



Nesta quarta-feira, dia 04, acontece à terceira sessão ordinária do primeiro período do ano legislativo de 2015 da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Conselho. Sob a presidência da vereadora Léa Ramos (PSDB), a sessão ordinária terá início às 10 horas no Plenário Dida Tenório. Os vereadores estarão se reunindo para tratarem de assuntos de interesse comum da sociedade bomconselhense.

Na pauta da sessão consta a apresentação de três Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal. Os mesmos tratam da aquisição de um terreno pelo município destinado à construção do Fórum da Comarca de Bom Conselho, da doação de um terreno pelo município a Gerência Executiva do INSS de Garanhuns destinado à construção da Agência da Previdência Social em Bom Conselho, e também o que autoriza o município a fazer cessão de uso de imóvel.

Também consta da ordem do dia a apresentação de três Projetos de Decreto Legislativo que concedem Título de Cidadão Honorário de Bom Conselho. Ainda faz parte da pauta desta quarta, a votação de três indicações que solicitam: a realização de concurso público no âmbito do município, a manutenção de duas escolas da zona rural e a recuperação de estradas vicinais.

A sessão ordinária é aberta a população, que pode comparecer a Casa Dantas Barreto, para acompanhar de perto o trabalho dos vereadores bomconselhenses.


Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal.

“QUEM VOTOU, O BRASIL DANÇOU”

“QUEM VOTOU, O BRASIL DANÇOU”

                  

Por: Pedro Bastos.

...E Só restou ao Brasileiro, Tristeza, indignação.
O nome do Brasil lá fora é motivo de Zoação
Se referem, É o Brasil, o País do mensalão?

É claro que ninguém deve querer generalizar
Pois tem político honesto, é só saber procurar
Nós vota em quem o doutor manda, porque depois reclamar?

O povo já calejado e cansado de sofrer,
Com a nossa presidenta que não sabe ou não quer ver
Só pensa em perpetuar seu partido no poder.

Brasil é um país cristão, povo que tem fé em Deus
Como foram eleger a incrédulos e ateus ?
Que não tem fé nem vergonha, e não faz o que prometeu.

Presidenta ou PresidANTA? olha a sua carapuça
Mentiu e traiu o povo, com sua face dentuça
Cadê sua afirmação: Mas, nem que a vaca tussa? ...

O país entregue as traças. Medo, baderna infração.
Já saíram da cadeia os ratos do mensalão
A Petrobrás absolveu uns mil ratos de porão.

E Dilma só afirmando que não sabia de nada,
Já vi muito essa balela em outra gestão passada
O que não convence mais são desculpas esfarrapada.

É como Disse FHC, Dilma É como o espertalhão,
O famoso:  trombadinha, que no meio da multidão.

 Rouba e corre gritando:  Pega ladrão, Pega ladrão .

Doação de Chuteiras



NOTA: O Guarapão Futebol Clube vem através deste solicitar encarecidamente a todos que admiram o projeto do Clube e que tenham condições que nos ajudem na doação de chuteiras pois estamos precisando muito e nosso setor financeiro não está no momento em condições de arcar com tais custos. Podem ser chuteiras de quaisquer marcas. Vale salientar que estamos participando do Campeonato bonconselhense de Futebol Adulto já classificados para as quartas de finais e iremos estrear no dia 14 de março no Campeonato do Agreste de Futebol Sub-13 e Sub15, além de outras competições que teremos pela frente.

Desde já agradecemos a todos os que puderem e tiverem a boa vontade de ajudar de alguma forma neste nosso projeto que é ao mesmo tempo inovador, ousado e que é atualmente o maior projeto social da nossa região .
Grato,


Jobson Emanoel Rodrigues de Albuquerque
Presidente do Guarapão Futebol Clube

terça-feira, 3 de março de 2015

V GERES reúne Secretários Municipais de Saúde.


A V Gerência Regional de Saúde promoveu na última quinta-feira (26/02) a primeira reunião sistemática de 2015, com os Secretários de Saúde
dos 21 municípios de sua área de abrangência. Trata-se do CIR - Colegiado Intergestores Regional. Em pauta, atualizações sobre as ações regionais, informações das coordenações da V Geres e do COSEMS - Conselho das Secretarias de Saúde dos Municípios, que tem Nilva Mendes, de Lagoa do Ouro, como coordenadora regional.

O gestor em exercício da V GERES, Luiz Melo, recebeu os novos secretários de saúde que tomaram posse recentemente em alguns
municípios e que ainda não haviam participado destes encontros. Além disso, acompanhou as apresentações do Núcleo de Atenção à Saúde, e das
coordenações de Planejamento e Regulação, Vigilância em Saúde e do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

"Aproveitamos para fazer algumas pactuações com os municípios, avançando em ações que melhorem a saúde regional de forma integrada" - Afirmou Luiz Melo, ao final da reunião.

O calendário anual foi apresentado, com o novo encontro agendado para o mês de março.


Para saber mais:
V GERES
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

domingo, 1 de março de 2015

Bombeiros combatem incêndio em Bom Conselho.




Um incêndio no matagal entre o Colégio Nossa Senhora de Bom Conselho e a Av. 15 de novembro em Bom Conselho, nesse sábado (28), por volta das 15 horas, assustou os moradores daquela área. O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado e solicitado o caminhão de combate a incêndios de Garanhuns, quando encontrava-se a caminho, os bombeiros locais, em um esforço hercúleo conseguiram controlar o fogo. Se não acorre-se a intervenção dos bombeiros poderia acontecer uma tragédia, inclusive houve animal morto pelo fogo.