Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bloco das virgens abre o carnaval de Bom Conselho.



O bloco das virgens, onde homens se vestem de mulheres, abriu os festejos de momo na cidade de Bom Conselho. Os animados e irreverentes foliões tomaram as ruas da terra de Papacaça na noite da sexta-feira (13). Neste ano até a mulherada entrou no clima contagiante e seguiram o paredão de som que animou a festa.




















Jovem é assassinado após desfile das virgens em Bom Conselho.


O bloco das virgens abriu os festejos de momo na cidade de Bom Conselho, onde desfilaram por algumas ruas e a apoteose do evento ocorreu na Av. Tenente Raul do Holanda.

Logo após o término do evento carnavalesco, houve uma dispersão dos foliões e gerou-se um tumulto. Segundo informações de populares a polícia militar, havia um jovem com vários ferimentos na região do tórax, de imediato o policiamento chegou ao local, onde encontrou Antenor Ribeiro de Albuquerque Neto, de 20 anos, caído na rua.

O Samu foi acionado, onde prestou os primeiros socorros, porém devido à gravidade dos ferimento o jovem não resistiu indo a óbito, até o momento não foi possível identificar os autores do crime.


A polícia civil encaminhou o corpo para o IML de Caruaru.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Suspeitos de assassinato são detidos em Bom Conselho.



Logo após o assassinato de José Vanderlei Oliveira da Silva, morto a pedradas, nas proximidades do campo de aviação, na cidade de Bom Conselho, os policiais militares da 3ª CPM-Bom Conselho, que tem como comandante o Capitão Gilson Cerqueira, em uma rápida ação de investigação e diligências, efetuaram a detenção de dois menores suspeitos de terem cometido o crime.


Os menores foram identificados são M.A.M. e W.O.M, em virtude do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), não divulgaremos as fotos e on nomes dos menores infratores.

Homem é morto a pedradas em Bom Conselho.

Sexta-feira 13 com homicídio em Bom Conselho


Foi encontrado morto a pedradas, na noite desta sexta-feira 13) José Vanderlei Oliveira da Silva. O Corpo de Bombeiros e a Polícia  Militar foram acionados e ao chegarem no local constaram o óbito.

O local do crime foi nas proximidades do campo de aviação, localizado na Pedra da Botija, na cidade de Bom Conselho. Neste momento a Polícia Militar encontra-se no local em busca de pistas que levem a identificação do assassino.


Carnaval não é só folia, cuidado com as doenças!


Carnaval é tempo de despreocupação. Todo mundo só pensa na programação de shows, em seguir os blocos e se divertir. Só que nem tudo é festa durante os dias de Momo. Para garantir que a folia será aproveitada do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas, é preciso redobrar a atenção com a saúde. Mononucleose, gripe e hepatite são apenas algumas das doenças que costumam aparecer com mais intensidade nessa época e deixar muita gente de molho em casa.

“Geralmente são infecções causadas por vírus, porque são facilmente transmissíveis pelo contato físico e de fluidos corporais. Como o carnaval é um evento que envolve aglomerados de pessoas, você acaba entrando em contato com saliva, transpiração”, explicou o infectologista do Real Hospital Português e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Filipe Prohaska.

Entre as doenças de multidões, aquela que costuma estar mais associada ao carnaval é a mononucleose, também conhecida como doença do beijo por ser transmitida, principalmente, por secreções orais. Com período de incubação de quatro a seis semanas, ela pode causar inflamação generalizada, inclusive no fígado e baço, além de febre, fadiga e erupções na pele.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Infecções/Riscos do Hospital Memorial São José, Sylvia Hinrichsen, cerca de 50% dos viajantes e pessoas que se deslocam em período de férias ou eventos como o carnaval ficam doentes. Desse total, até 8% precisam de internamento.

Além da mononucleose, os médicos também se preocupam com a hepatite A, que também é transmitida através dos fluidos corporais. Por isso, recomenda a infectologista do Hospital Santa Joana Érica Sousa, não se deve dividir copos ou beber em latas sem antes limpá-las.

As doenças dermatológicas representam 4,7% dos registros de enfermos durante os grandes eventos. Um protetor solar já ajuda a evitar algumas delas, se a ideia for passar o dia inteiro nas ladeiras de Olinda. Outra dica é escolher bem o local onde vai comer, porque 10% a 60% das pessoas costumam ter diarréias nessa época do ano.


Principais doenças de multidões

Mononucleose
É causada pelo vírus Epstein-Barr e transmitida, principalmente, por secreções orais

Gripe
Causada pelo vírus influenza e tem início com dores musculares, febre alta e tosse seca

Hepatite
Degeneração no fígado causada pelos vírus A, B e C ou abuso de álcool e medicamentos

Hepatite A
É transmitida por água, alimentos contaminados e fluidos pessoais

Hepatites B e C
Transmitidas, sobretudo, por meio do sangue e por contato sexual

Conjuntivite
É a inflamação da conjuntiva e pode ocorrer por reações alérgicas, vírus e bactérias

Intoxicação alimentar
Costuma ocorrer quando há a ingestão de alimentos com bactérias, vírus e parasitas

Desidratação
É a baixa concentração deágua, sais minerais e outros líquidos no organismo

Insolação
Decorrente da exposição excessiva ao sol, causa pele vermelha e seca, dor de cabeça, falta de ar e vômitos

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
São doenças adquiridas através de relações sexuais sem proteção e caracterizadas por feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas

Cuidados

- Evitar, se possível, aglomerados de pessoas
- Procurar saber como os alimentos são acondicionados e preparados
- Evitar pegar em alimentos com mãos sujas
- Não compartilhar copos
- Limpar as latas de cervejas e refrigerante antes de beber
- Evitar relações sexuais e beijos com desconhecidos
- Usar camisinha durante as relações sexuais
- Beber água constantemente
- Colocar protetor solar em caso de exposição por longos períodos no sol
- Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel sempre que possível

Guarapão B vence Objetivo



Em amistoso preparatório para o Campeonato Bonconselhense de Futsal o Guarapão B venceu na noite de ontem o Objetivo pelo placar de 3 X 1. O jogo ficou marcado pelas ótimas defesas do goleiro do Guarapão B Sr. Geraldo. Os gols do tricolor bonconselhense foram marcados por Cadinho no primeiro tempo e por Passarinho e Bode no segundo tempo. Em 2013 o Guarapão subdividiu sua categoria de Futsal Adulto Masculino em 3 subcategorias chamadas de Guarapão A, Guarapão B e Guarapão C. Todos os 3 irão participar do Campeonato Bonconselhense de Futsal e também o time do Objetivo já confirmou sua presença no referido campeonato, inclusive no feminino. O Guarapão e o Objetivo (cujo presidente é Zé da Igreja) são os únicos times bonconselhenses que possuem o Futsal tanto na categoria feminina quanto na masculina.

Conta de água em Pernambuco, aumentará 8,35% em 20 de março.



A conta de água dos pernambucanos vai ficar mais cara a partir do dia 20 de março. O reajuste será de 8,35% e foi definido pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), que publicou a decisão no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

No Diário Oficial, a Arpe afirma que o reajuste visa “preservar o equilíbrio econômico-financeiro da Compesa”, corrigindo a defasagem verificada entre o percentual de reajuste das tarifas da Celpe (homologado pela Aneel em abril de 2014 e o valor contemplado na Revisão Tarifária de fevereiro de 2014”.


O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que essa revisão é feita a cada quatro anos. “O reajuste não é um pedido da Compesa. É um reajuste automático previsto pela legislação da Arpe. A cada quatro anos, a Arpe faz as contas para calcular a insuficiência tarifária da companhia e prever a fórmula que vai definir o reajuste dos próximos três anos”, esclarece. Ainda segundo Tavares, essa fórmula leva em consideração fatores como a inflação e os custos da energia elétrica.

Acidente envolvendo caminhão da Constrular deixa quatro mortos e um ferido.




Uma colisão na noite desta quinta-feira (12) deixou quatro jovens mortos e uma mulher gravemente ferida, na BR-424, entre o trevo de acesso para cidade de Correntes e a cidade de Garanhuns nas proximidades da Fundação Bradesco em Garanhuns no Agreste.

Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas eram ocupantes de um veículo Corsa de placa KIU-1454/PE, que possivelmente provocou o acidente ao invadir a faixa contraria, vindo a a colidir em dois veículos, um caminhão Cargo de placa NME-3457/AL, pertencente a empresa Contrular, localizada em Bom Conselho e uma Palio Weekend com placas AKY-4332/PE. O motorista do caminhão encontra-se bem.

Ainda de acordo com a polícia, as vítimas fatais foram: Jemerson Pimentel da Silva, de 19 anos, era o motorista, Jonathan Felipe Nunes Marcelino, 18, ambos moradores da Cohab II em Garanhuns e Brendsson Eduardo Cavalcanti de Andrade, também de 18 anos de idade e residente na Cohab III em Garanhuns. A mulher não foi identificada. No veículo também estava Elizabete da Silva Braz (demais dados não informados) que foi socorrida em estado grave e se encontra internada no Hospital Regional do Moura em Garanhuns.


Fonte: Agreste Violento

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mais de 3 milhões de camisinhas serão distribuídas para o carnaval de Pernambuco.




Anualmente, Pernambuco registra uma média de 1,5 mil novos casos de Aids. O número ainda é considerado alto e pode diminuir drasticamente com uma medida simples e barata: o uso correto da camisinha, insumo que pode ser adquirido gratuitamente em postos de saúde, ONGs e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

“Durante a folia de momo, se pintar um clima, o folião precisa se lembrar de usar preservativo. Só neste mês de fevereiro, estaremos distribuindo três milhões de camisinhas para os municípios, Regionais de Saúde, empresas, ONGs e agremiações carnavalescas, para que todos possam ter acesso a esse método preventivo de diversas doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez”, ressalta o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids da SES, François Figueiroa.

Governador cria grupo de trabalho para acompanhar definição do reajuste da energia




O governador Paulo Câmara determinou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar de perto os estudos que definirão o percentual de reajuste das tarifas na conta de luz dos pernambucanos, do período de 29 de abril deste ano a 28 de abril de 2016. O reajuste foi proposto pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Criado através do Decreto Nº 41.476, publicado no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (11), o colegiado será coordenado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões. Além de promover uma análise crítica das notas técnicas e minutas de resolução das audiências públicas promovidas pela Aneel, o grupo de trabalho poderá apresentar contribuições às audiências quando necessário, e também avaliar a proposta de reajuste tarifário anual.

O decreto assinado pelo governador também prevê que o grupo de trabalho apresente suas análises e estudos às entidades representativas dos consumidores, dos segmentos industrial, comercial e de serviços; além da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ministério Público, representantes da sociedade civil e organizações não governamentais. O objetivo é garantir que todos possam contribuir para o aprimoramento dos trabalhos.

Também integram a equipe de trabalho os secretários da Casa Civil, Antônio Figueira; de Administração, Milton Coelho; de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral; e da Fazenda, Márcio Stefanni; bem como o procurador-geral do Estado, César Caúla, e o coordenador-geral do Procon, Erivaldo José Coutinho dos Santos. Considerado um grupo de trabalho de serviço público relevante, o colegiado não será remunerado e sua dissolução ocorrerá após a publicação das novas tarifas pela Annel.

Enxame de abelhas atacam crianças em Bom Conselho.


Na última terça-feira, dia 10, crianças foram atacadas por um enxame de abelhas próximo ao matadouro municipal, segundo, Geane, mãe de uma das crianças atacadas, ela relatou que estava lavando roupa, quando ouviu gritos das crianças, nesse momento ela se enrolou em uma toalha e foi socorrer as crianças, uma delas correu para uma borracharia e pulou dentro de um tanque com água.


Uma das crianças sofreu várias picadas sendo socorrida e levada para o hospital municipal. A mãe informou que as abelhas estão em uma campo de futebol, localizado na região, sendo um perigo constante principalmente para crianças e idosos.

Nutricionista da UPAE Garanhuns dá dicas para alimentação saudável no carnaval‏‏‎.




Com o objetivo de alertar os foliões quanto aos riscos no consumo de alimentos inadequados e a necessidade de hidratação durante o carnaval, a Nutricionista Clínica da UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, Dra. Daiana Monteiro, concedeu entrevista na Rádio Marano de Garanhuns, nesta quarta-feira (11), onde conversou com o jornalista Marcelo Jorge, no Programa Falando com o Agreste.

"É importante consumir alimentos ricos em carboidratos, dando preferência aos integrais (pães, torradas, barras de cerais, etc), pois são mais leves e proporcionam mais energia e leveza, para quem vai aproveitar a folia de carnaval. É importante também evitar alimentos muito gordurosos, como os salgadinhos fritos, que são indigestos e provocam sonolência. Deve-se observar também a higiene com que são preparados, expostos e servidos estes alimentos, para evitar uma infecção intestinal e acabar com a festa" - Explica a nutrinionista.

Quanto à hidratação, Dra. Daiana Monteiro afirma que é indispensável a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Aos que optam pela cerveja, deve ter uma atenção maior  à reidratação, pois a cerveja, sendo diurética, provoca perda excessiva de água no corpo. "Na urina são eliminados vitaminas e minerais, e é esta perda de nutrientes que provoca a famosa ressaca".

O recomendado pela profissional é que o folião faça seis refeições por dia, com alimentos saudáveis, dando preferência a sucos, frutas e água de côco. Além disso, o folião não deve descuidar do repouso, dormindo de seis a oito horas por dia/noite.

Para finalizar, Dra. Daiana deixou para os ouvintes da emissora, uma receita detox, boa para repor as energias e eliminar as toxinas do corpo, ajudando na reidratação. Além disso, ainda emagrece e ajuda a combater a celulite, terror das mulheres. A receita só é desaconselhada para quem tem gastrite.

RECEITA DETOX

Ingredientes:
3 Rodelas de abacaxi
3 Folhas de couve
1 Pedaço de gengibre
1 Limão descascado
1 Litro de água

Modo de fazer:
Coloque as rodelas do abacaxi descascado no liquidificador, junte às folhas de couve bem lavadas e com o talo. Acrescente um pedacinho de gengibre e o limão. Complete com o litro de água. Bata tudo, depois coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

A Dra. Daiana Monteiro atende todos os dias na UPAE Garanhuns, aos pacientes encaminhados pelos médicos da unidade.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Reunião Pública sobre organização do trânsito é realizada em Bom Conselho.


A prefeitura municipal de Bom Conselho promoveu na manhã dessa quinta-feira (12), na câmara de vereadores, uma audiência pública, tendo como assunto principal a organização do trânsito na cidade. Estiveram presentes o prefeito Danilo Godoy, a presidente da Câmara Eliane Ramos, vereadores autoridades da cidade, comerciantes, profissionais do transporte alternativo e população em geral.

Entre os temas abordados ficou definido que logo após o carnaval será realizada a sinalização horizontal e vertical com a colocação das placas de sinalização; destinação de estacionamento exclusivo para motos; colocação de lombadas; cumprimento do horário específico para carga e descarga de mercadorias no centro; organização de locais específicos para estacionamento dos veículos de transporte alternativo para zona rural e distritos, já definidos em lei específica; entre outros assuntos.

Os principais problemas levantados pelos presentes e que ficaram para serem analisados pelo poder executivo foram:

- Estacionamento de trailers com venda de alimentação na ponte que liga a praça Dom Pedro II com Avenida Agamenon Magalhães;
- Organização da feira-livre de frutas e verduras lado do mercado de carne;
- Utilização da calçada pelo comércio local para expor seus produtos, tomando espaço para circulação da população
- Retirada da placa de metal colocada pelo banco Santander na esquina da Rua 07 de Setembro e Praça D. Pedro II, obstruindo a passagem dos pedestres;

- Fiscalização para coibir estacionamento de motos e colocação de animais nos canteiros da Avenida Tenente Raul de Holanda;






Papa começa a apresentar reforma da Igreja



O Papa começa a apresentar hoje (12) os projetos de reforma da Igreja Católica aos cardeais de todo o mundo, reunidos em um consistório (reunião de cardeais para dar assistência ao papa nas suas decisões). O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, tomará posse, juntamente com 20 novos cardeais, 15 deles eleitores.

De segunda (9) a quarta-feira, o conselho de nove cardeais reuniu-se com o papa Francisco para examinar a reforma de todas as administrações do Vaticano, que só será conhecida no próximo ano.
"As resistências (à mudança) são agora evidentes, mas é um bom sinal quando as coisas são discutidas abertamente e sem segredos (...) seria anormal que não existissem pontos divergentes", declarou o papa em dezembro ao jornal argentino La Nacion.


A cerimônia de posse dos novos cardeais ocorrerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã de sábado (14), quando os cardeais farão a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao papa, seguindo-se a entrega a cada um dos três símbolos do cardinalato: o barrete, o anel e a bula de nomeação.

Prazo para inscrições no programa de estágio do TRE termina esta sexta-feira (13).




Estudantes do ensino médio da Rede Pública Estadual têm até esta sexta-feira (13) para se inscrever no programa de seleção de estágio do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).  São 411 vagas ofertadas em vários municípios do Estado, sendo que o maior número está concentrado em Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Petrolina. A oportunidade de adquirir experiência profissional, através do estágio remunerado, é fruto da pareceria entre o TRE e a Secretaria de Educação do Estado (SEE).

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, ter idade mínima de 16 anos, ter estudado em escola estadual em 2014, além de ter login e senha do Sistema de Gestão Escola da Secretaria de Educação (SIEPE). O processo seletivo levará em consideração o coeficiente global de nota obtido pelo estudante no ano letivo de 2014.

Saloá sediará o Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido



O município de Saloá vai sediar o Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido. A escolha do município foi anunciada ontem (11), por ocasião da assinatura do termo de adesão da campanha “violência contra a mulher é coisa de outra cultura”, que aconteceu no Recife. Os fóruns acontecerão por regiões de desenvolvimento e as datas, inclusive do Fórum do Agreste, que acontecerá em Saloá, serão anunciadas ainda este mês.

A representante da Coordenadoria da Mulher de Saloá, Marília Correia Silva esteve presente ao lançamento da campanha e destacou a importância de se discutir direitos humanos como forma de fortalecimento das políticas do setor. Marília vem desempenhando uma ação bastante incisiva quando se trata da proteção e defesa das mulheres. Ela segue as determinações do Governo Municipal quando se refere à valorização da pessoa humana e fortalecimento das discussões sobre gênero. “É uma vitória para nós, pois um evento desse porte em nossa cidade mostra que estamos no caminho certo, frente à valorização das mulheres”. Destacou Marília.

O evento, em Recife, foi promovido pela Secretaria de Governo da Mulher. A Secretária Estadual, Sílvia Cordeiro enfatizou seu compromisso com a causa das mulheres e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado por sua antecessora, Cristina Buarque, que comandou a Secretaria por oito anos.


A Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura é coordenada pela Secretaria Especial da Mulher e integra as ações do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra as Mulheres e do Pacto pela Vida.

MEC deve mudar regras para concessão de financiamentos pelo Fies.



O governo deve anunciar nos próximos dias novas regras para a concessão de financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Ministério da Educação vai passar a exigir desempenho dos cursos superiores que quiserem participar do programa, além de avaliar se eles correspondem a expectativa de emprego e salário dos estudantes. Faculdades que reajustaram as mensalidades com índices superiores a inflação também podem ser retiradas do Fies.

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta quarta-feira que como o governo tem um custo com esses financiamentos, quer negociar esse nível de reajuste das faculdades. "Se alguém reajustar sua mensalidade acima da inflação, tem de ser justificado", disse. "Nós temos que acompanhar esse processo. Isso não pode correr solto. Estamos tratando de recursos públicos. Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses?" ponderou.


Para Cid, é preciso que os cursos ofereçam retorno aos estudantes em relação a expectativa de emprego e renda. "O futuro do Fies vai levar em conta a qualidade dos cursos. Estamos financiando a oportunidade do ensino superior a esses jovens, não dando dinheiro", afirmou. Segundo ele, o governo não quer "induzir os jovens a fazer cursos que não deem a eles expectativa salarial".

De acordo com o ministro, novos critérios serão criados para que o financiamento seja liberado para cursos de qualidade e cursos estratégicos para o País. "Estamos fundando um processo de negociação com ofertadores (de cursos), eles irão mandar qual é a sua capacidade", disse, ressaltando que também serão contemplados os "cursos que são estratégicos para o futuro do Brasil". O ministro listou física, química e matemática entre os cursos que seriam importantes estrategicamente para Brasil. Segundo Cid, o novo balizador não vai prejudicar as matrículas de quem já participa do Fies. "O ministério avalia os cursos. Nos de boa qualidade, os alunos que atendem os requisitos serão contemplados", disse.

Soldados da Polícia Militar se formam nesta quinta-feira.




Um Mil e cem novos soldados da Polícia Militar se formam nesta quinta-feira. A solenidade começa às 9h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Os 897 homens e 203 mulheres passarão a atuar na segurança ostensiva em Pernambuco.

Dos formados, 591 são do Recife e 397 do interior. Os demais 112 vieram de outros estados. Desde 2008, um total de 9.260 novos soldados fizeram o curso de formação para soldados da PM. O governador Paulo Câmara participará da solenidade de formatura.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bebida e direção uma combinação trágica.

  
Responsabilidade no trânsito e cuidados com a ingestão de bebida alcoólica são pontos que devem ser mote de reflexão para os motoristas durante todo o ano, inclusive no Carnaval. De acordo com dados da Operação Lei Seca em Pernambuco, foi registrado, em 2014, um número maior de infrações por alcoolemia nas abordagens realizadas durante o período de momo em relação ao mesmo período do ano de 2013.

Constatação de álcool no sangue, crimes por embriaguez e recusas de testes do bafômetro representaram aumento de 34% em relação às abordagens realizadas no Carnaval anterior, durante as blitzes de fiscalização. "A cada ano intensificamos as abordagens aos motoristas. A tolerância zero para a constatação de álcool no sangue reduz as chances de os motoristas saírem impunes caso sejam pegos nas operações. As blitze pretendem mudar comportamentos e hábitos. O objetivo maior é reduzir esses números por meio da conscientização dos condutores", pontua o coordenador da Operação Lei Seca, coronel André Cavalcanti.

Idosos do CCI de Saloá recebem fardamento


A secretaria de Assistência Social de Saloá entregou ontem o fardamento dos idosos que participam do CCI – Centro de Convivência dos Idosos. Reinaugurado no final de 2014 o CCI contacom 70 idosos cadastrados. É um espaço agradável, equipado exclusivamente para convivência da melhor idade de Saloá. Ele oportuniza um ambiente de sociabilidade a fim de propiciar ao idoso, o desenvolvimento de suas potencialidades, e consequentemente a melhora na qualidade de vida. O espaço funciona na Avenida José Bezerra de Lima, de segunda a sexta-feira, e os usuários podem permanecer no CCI das 8h às 12h e das 13h às 17h.

São realizadas atividades artísticas e culturais numa programação que está passando por nova formatação. Para este primeiro trimestre de 2015, já funcionam as oficinas de artesanato e o forró, uma das atividades que mais agrada os frequentadores. Há também passeios culturais que acontecem anualmente dentro da programação festiva.


Seguindo orientações do Governo Municipal, o secretário de Assistência Social, Carlos Ouro Preto, designou profissionais capacitados para prestar o atendimento sócio educativo. São psicólogos, assistentes sociais e advogados que atendem a demanda dos idosos, garantindo qualidade de vida e cumprimento dos direitos individuais e coletivos do idoso e sua família.

Itep divulga resultado parcial da seleção de alunos para os Centros Tecnológicos.




O Instituto de Tecnologia de Pernambuco divulgou hoje (10) o resultado parcial do processo seletivo para alunos de nove cursos técnicos oferecidos em cinco Centros Tecnológicos do Estado. O resultado está disponível no site da instituição (http://www.itep.br/images/itep_resultado_parcial_2015_1.pdf) e nos próprios CTs, localizados em Olinda (Centro Tecnológico da Cultura Digital), em Caruaru (Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Garanhuns (Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios); em Serra Talhada (Centro Tecnológico do Pajeú) e em Araripina (Centro Tecnológico do Araripe).

Foram classificados 296 candidatos. Para o curso técnico em Comunicação Visual (CTCD, foram classificados 25 candidatos para o turno da tarde e 24 para o turno da noite. Para o curso de Modelagem do Vestuário/noite, no CT Moda, são 26 candidatos classificados. Já o curso técnico em Química teve três classificados para turma da tarde e 35 para a turma da noite, no CT Moda. No CT Laticínios, foram classificados 35 estudantes para o curso técnico em Alimentos, turno tarde. São 35 para o curso técnico em Administração/noite – CT Pajeú; 36 para Desenho em Construção Civil/noite no CT Pajeú; e 35 para Zootecnia/noite no CT Pajeú. Já no CT Araripe, 25 estudantes se classificaram para o curso de Química/noite e 17 para o curso de Eletroeletrônica/noite.

Cresce risco de corte no consumo de eletricidade.




O baixo volume de chuva nos meses de janeiro e fevereiro fizeram bancos e consultorias refazerem - para cima - as previsões de racionamento de energia elétrica neste ano. Diante de um janeiro que teve a pior hidrologia dos últimos 84 anos e de um começo de fevereiro com a terceira pior marca da história, o risco traçado pelo mercado chegou a 75 por cento%.

Especialistas afirmam, no entanto, que independentemente da nomenclatura de racionamento ou racionalização, há necessidade imediata de reduzir o consumo.

Até a última segunda-feira, o nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estava em 17,4 por cento. Considerando o comportamento das represas nos últimos dois anos, que caiu 22 pontos porcentuais entre os meses de abril e novembro de cada ano, e o cálculo do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, de que o sistema não pode funcionar abaixo de 10 por cento, o País teria de dobrar o atual volume de água para 35 por cento.


Apesar disso, nas últimas semanas, o risco de um corte superior a 4 por cento calculado pela consultoria aumentou de 50 por cento para 60 por cento e agora para 70 por cento. Nos 400 piores cenários, dentro do universo de 1.200, o risco de um corte superior a 4 por cento é de 100 por cento.

Carro é roubado na divisa entre Alagoas e Pernambuco, e motorista é deixado em Terezinha.


Ocorreu na noite da última segunda-feira (09), um assalto a mão armado em Bom Conselho. Elson Lima de Medeiros, dirigia seu veículo, uma parati 1.6, cor prata, ano 2006, com destino a feira da sulanca, realizada na cidade de Caruaru, ao passar na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, foi interceptado por um veículo Celta de cor prata, com quatro ocupantes, entre eles uma mulher, que apontou uma pistola para Elson Lima fazendo com que ele parasse o carro.

Logo após levaram ele e o veículo, ao chegarem ao sítio Borges na cidade de Terezinha, soltaram o proprietário do carro e se evadiram.


A polícia militar foi acionada e realizou várias diligências sem lograr êxito. 

"Com Ciência na Cabeça na Cabeça e Frevo no Pé" desfilará em Garanhuns

"Com Ciência na Cabeça na Cabeça e Frevo no Pé" desfilará em Garanhuns com seus bonecos gigantes nesta quarta-feira (11 de fevereiro)





A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que neste ano que comemora uma década de fundação, irá pelo segundo ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde desta quarta-feira (11 de fevereiro) através da articulação entre: Coordenação dos Projetos Travessia, Projovem Urbano do Agreste Meridional, e Pernambuco no Batente de Paranatama; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência. Apoiados por: Secretaria de Cultura de Garanhuns; SBPC; BLOGATIVO; Universidade de Pernambuco - UPE e Iza Calçados.

A prévia carnavalesca tem a concentração marcada a partir das 15h30 na Praça Tavares Correia (Relógio das Flores – ao lado da Gerencia Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano)para o desfile pelas ruas prevista  para às 17h, pelo trajeto descendo pela Av. Ruy Barbosa, dobrando na Amaury de Medeiros, passando pela Av. Caruaru e culminando na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Explanada Guadalajara) com muito frevo,  animação, bonecos gigantes cientistas, segurança e Orquestra Manoel Rabelo.

Você é convidado a fazer parte desta festa cultural!!  Traga seus familiares e venha fazer parte desta diversão!!!




TEXTO: Amanda Maciel (Editora-chefe do BLOGATIVO)

Guarapão goleia no Campeonato Bonconselhense



Guarapão goleia o União da Boa Vista fora de casa pelo Campeonato Bonconselhense de Futebol. Em busca da classificação o Guarapão goleou ontem o União da Boa Vista por 5 X 0. Com a vitória o Guarapão soma agora 7 pontos na competição. O próximo compromisso do tricolor bonconselhense é pelo mesmo campeonato contra o Santiago, também fora de casa, no dia 1º de março.

Guarapão goleia o União da Boa Vista fora de casa pelo Campeonato Bonconselhense de Futebol. Em busca da classificação o Guarapão goleou ontem o União da Boa Vista por 5 X 0. Com a vitória o Guarapão soma agora 7 pontos na competição. O próximo compromisso do tricolor bonconselhense é pelo mesmo campeonato contra o Santiago, também fora de casa, no dia 1º de março.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Não haverá greve da polícia militar no carnaval.


Os policiais militares descartaram greve nas vésperas do carnaval e aceitaram as propostas do governo do estado de promover 5.485 profissionais e reajustar em 60% o vale refeição, além de aumentar em 82,52% a gratificação dada aos que são motoristas. A decisão foi homologada nesta terça-feira (10) em assembleia no Teatro dos Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

A reunião começou às 16h com a apresentação das propostas das secretarias de Administração e Defesa Social, que foram anunciadas nesta segunda-feira (9), durante terceira rodada de negociação entre estado e categoria. Depois foi aberto espaço para fala das entidades que integram a coorporação. Eles demonstraram sua insatisfação com as condições de trabalho, mas não houve votação porque o número de participantes era insuficiente. 


Novas reuniões para discutir a pauta de reivindicações estão marcadas para maio. Entre os pedidos que ficaram de fora do acordo com o governo estão o Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que inclui o aumento do quadro de profissionais, hoje em 19.231 policiais e o reajuste salarial, cujo percentual solicitado ainda será definido pelos policiais. Eles também requerem a implantação do subsídio, que é uma parcela única de remuneração, assim como acontece com os juizes. Atualmente eles recebem o soldo acrescido das gratificações.

De acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Alberisson Carlos, ficou acertado com o governo que o PCC seja discutido de forma específica somente maio. "Tomamos essa decisão em consideração à sociedade. Sabemos que parar no período de carnaval, onde Pernambuco mostra toda sua cultura e alegria, é complicado", acrescentou.

Investigações de chacina em Poção, será acompanhada por grupo de promotores.



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a acompanhar as investigações da chacina registrada no município de Poção, no Agreste, na última sexta-feira (6). Quatro promotores de Justiça foram designados pelo procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda. Segundo a Polícia Civil, o crime que resultou na morte de três conselheiros tutelares e uma idosa tem relação com a disputa familiar pela guarda de uma criança de dois anos.

A decisão do MPPE de acompanhar as investigações foi tomada após reunião, nessa segunda-feira, entre o procurador-geral de Justiça e comissão formada por integrantes do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares, Comitê Estadual de Direitos Humanos e outras entidades.

“O Ministério Público tem obrigação de entrar nessa luta, pois é parte da nossa responsabilidade dar uma resposta sobre este caso”, explicou o procurador-geral. Na pauta do encontro, várias questões ligadas aos Conselhos Tutelares, como a falta de legislação específica em alguns municípios, desestruturação e falta de apoio do Poder Público Municipal.

O Disque-Denúncia Pernambuco está oferecendo uma recompensa de até R$ 4 mil para quem tiver informações que ajudem a esclarecer o crime. Informações podem ser dadas pelo telefone (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife, ou (81) 3719-4545, no interior. . Outro canal para o repasse de informações é através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos.

Entenda o caso

O crime aconteceu em uma estrada de acesso ao Sítio Cafundó. As vítimas estavam dentro do carro quando foram mortas a tiros. Elas voltavam de Arcoverde, no Sertão, onde pegaram a criança, que vivia com o pai e avó paterna. Nos fins de semana,  quinzenalmente, a menina ficava com os avós por parte da mãe. Segundo a PM, logo após a chacina, nem o pai nem a avó foram mais encontrados.

Depoimentos apontam que ameaças da avó paterna, que é oficial de Justiça, e do pai da criança aos avôs maternos eram constantes. A suspeita de que a avó materna, cujo nome está sendo mantido em sigilo, seja a mandante de crime ganhou mais força porque ela também responde a processo criminal por supostamente envenenar e matar a ex-nora e mãe da menina, Jucy Venâncio, 23, em 2013.

Em setembro de 2014, uma briga entre a oficial de Justiça e o avô materno da criança gerou um boletim de ocorrência. Agressões foram registradas dentro de uma unidade de saúde particular.

Fonte: Diário de Pernambuco.



Sol pode ser vilão nos dias de carnaval.



Fonte de luz e calor, fundamental para a vida, o sol pode também ser nocivo à saúde do corpo. Expô-lo de forma exagerada, sem nenhum tipo de proteção ou cuidado, pode trazer consequências funestas à saúde, a curto e a longo prazo, dizem os especialistas. Para os dias de Carnaval, onde o tempo de exposição é maior que o habitual, já que as brincadeiras ocorrem durante todo o dia nas ladeiras de Olinda, nas ruas do Recife Antigo ou em outros pólos de festa, a atenção deve ser redobrada com a pele.

De acordo com a chefe do departamento de dermatologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Mecciene Mendes, a época é propícia para o descuido com a proteção solar, o que não pode ocorrer. Segundo ela, a exposição deve ser evitada entre o horário das 9h às 15h, quando a incidência de raios solares é maior. O filtro solar, fator de proteção acima de 50, precisa ser reaplicado a cada duas ou três horas ou sempre que for necessário. "O aglomerado de pessoas faz com que o corpo sue mais fazendo com que o filtro solar seja removido pela sudorese. Reaplicar o produto no rosto e pescoço também é essencial", comenta Mecciene.

Nesta Sexta Tem Bloco Para Desmascarar A 'Velha Mídia' no Recife.



TUDO PRONTO para mais um grande desfile do Abra o Olho, que sai pelas ruas do Recife na sexta-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro. A camisa da agremiação já está à venda na sede do sindicato, ao preço popular de R$ 10,00, que também dá direito a água e refrigerante, durante a concentração  do bloco, que começa  às 14h no próprio sindicato.

Com o tema Que Mídia é Essa, Brasil?, O Abra o Olho faz uma crítica à concentração midiática brasileira, uma das maiores do mundo, e defende à democratização  da comunicação, onde a diversidade e pluralidade de informação prevaleçam.

O Sindsep-PE entende a comunicação como um direito humano, onde todos tenham voz e os meios de comunicação não representem interesses de uma minoria,  controlada pela elite econômica e política.

Por essa razão, os servidores federais estão somando-se aos demais segmentos que defendem uma comunicação democrática e vão fazer barulho no dia 13, no desfile do Abra o Olho. Depois da concentração no Sindsep, os foliões vão para a praça Oswaldo Cruz, de onde seguem por toda avenida Conde da Boa Vista. O cortejo encerra-se no cruzamento da Rua da Aurora, no pé da ponte Duarte Coelho, onde os foliões vão saudar o gigante Galo da Madrugada. Agora, é só garantir logo sua camisa e se preparar para cair no passo.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – Sindsep-PE

Segundo exame de Anderson Silva dá negativo.

 

O segundo exame do lutador Anderson Silva, realizado no dia 19 de janeiro, deu negativo para doping nas amostras de sangue e urina, segundo informou o site MMA Junkie. Mas mesmo assim ele foi cortado do The Ultimate Fighter Brasil 4, que já estava tendo suas gravações em Las Vegas, a pedido da Comissão Atlética do Estado de Nevada. Para o lugar de Anderson foi escalado o veterano Rodrigo Minotauro. Segundo o UFC, a Comissão, que regulamenta todas as lutas do TUF, solicitou que Anderson encerrasse sua participação como resultado da suspensão temporária que recebeu, após o resultado do exame realizado em 9 de janeiro de 2015, que deu positivo para anabolizantes.

"O UFC e a Globo, emissora que transmite o reality show no Brasil, respeitam a decisão da Comissão e entendem que isto permitirá a Anderson focar sua atenção na atual situação. Anderson Silva tem sido um atleta excepcional, um campeão, verdadeiro embaixador do esporte, e o UFC continuará apoiando o lutador durante todo o processo legal", escreveu o UFC em nota, depois de o presidente Dana White ter declarado na semana passada que iria manter o atleta no reality show.

A decisão ocorre no mesmo dia que foram divulgados resultados negativos de um outro exame de Anderson Silva. Os testes foram feitos pelo mesmo laboratório que realizou o primeiro, o SMRTL, ligado à Universidade de Utah. Isso não anula o teste positivo do dia 9 de janeiro, e também não é uma contraprova do exame feito no início do mês passado. Falta ainda sair o resultado dos exames feitos no dia da luta contra Nick Diaz, pelo UFC 183.

O exame de sangue do dia 19 não acusou nenhuma substância proibida e seu resultado foi entregue para a Comissão Atlética de Nevada no dia 2 de fevereiro, um dia antes da divulgação do exame que deu positivo para doping. Já o teste de urina foi protocolado no dia 5 de fevereiro.


Provavelmente, a entidade de Las Vegas aguardou ter os dois documentos dos exames realizados no mesmo dia nas mãos para divulgar o resultado. Como exames realizados em dias diferentes podem dar resultados diferentes, o caso de doping do primeiro exame continua valendo e o lutador brasileiro vai tentar se defender no dia 17.

Disque-Denúncia oferece R$ 4 mil por informações sobre chacina de Poção




O Disque-Denúncia Pernambuco está oferecendo uma recompensa de até R$ 4 mil para quem tiver informações que auxiliem nas investigações sobre a morte de três conselheiros tutelares e uma mulher de 62 anos na última sexta-feira (6), em Poção. O município fica a 240 Km do Recife, no Agreste pernambucano.

As vítimas foram assassinadas em um carro do Conselho Tutelar de Poção, enquanto levavam uma criança de 3 anos, a única sobrevivente da chacina. O veículo havia saído do município de Arcoverde, no Sertão, local onde morava a avó paterna da menina.

"Através do oferecimento da recompensa, esperamos recolher informações que ajudem a esclarecer esse caso. Até pelas investigações estarem ocorrendo em sigilo, é fundamental que as pessoas encaminhem informações de forma anônima, através do Disque-Denúncia", explica a superintendente do serviço, Carmela Galindo.

Quem tiver informações sobre o caso pode telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado.

Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

Doenças da retina podem levar à perda da visão.

Doenças da retina, que podem levar à perda da visão, já atingem mais de 10 milhões de pessoas no Brasil



Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) lança a segunda fase da campanha “Veja bem. Veja para sempre” para alertar a população sobre a importância das doenças da retina que podem comprometer muito a saúde ocular

Edema macular diabético, retinopatia diabética, oclusão venosa da retina e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Provavelmente poucos conhecem, mas muitos sofrem com as chamadas doenças da retina, apontadas pelos especialistas em saúde ocular como a principal causa de cegueira irreversível. Esse alerta é o principal foco da campanha “Veja bem. Veja para sempre” (www.vejabemvejaparasempre.com.br), da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Dentre essas doenças, uma delas é silenciosa e apresenta poucos sintomas no início, mas ao longo do tempo, sem diagnóstico e tratamento, pode levar à perda da visão. O edema macular diabético (EMD) é a principal causa de cegueira na população economicamente ativa. O problema ocorre pelo acúmulo de líquido e proteínas na região da mácula por causa do excesso de açúcar no sangue, o que deixa a retina inchada e a visão bastante prejudicada. A descoberta, na maioria das vezes, é feita pelo oftalmologista especialista em retina após um exame de fundo de olho.

No Brasil, além do EMD, estima-se que as doenças da retina, como retinopatia diabética, oclusão venosa da retina e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) atinjam cerca de 10 milhões de pessoas, quase o mesmo número de indivíduos que sofrem do diabetes (cerca de 13 milhões).  Por conta dessa realidade, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) amplia as ações da campanha “Veja bem. Veja para sempre”. Em 2015, a campanha terá como principal foco as doenças da retina que podem afetar as pessoas em várias fases da vida.

Estrelada pela apresentadora Ana Maria Braga, a SBRV lançou plataformas digitais (site, blog, Facebook e Youtube). Para este ano, a entidade pretende intensificar a atuação online com ênfase em posts e conteúdos informativos sobre as principais doenças da retina. Além do Facebook, que já conta com mais de 140 mil curtidores, a ideia é levar a conscientização sobre o conceito do tema para ações de rua e participação em exposições em lugares públicos para atingir o maior número de pessoas.

Segundo Dr. Jorge Rocha, diretor da SBRV, o número de pessoas que procuram informações sobre as doenças pelas plataformas digitais é cada vez maior, o que reflete em um aumento significativo no aumento de diagnósticos, pois agora as pessoas pesquisam mais antes de uma consulta.  “Nossa ideia é ampliar a prestação de serviço e conscientização da sociedade em relação às doenças da retina que impactam na saúde ocular e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas”, explica Rocha.

Além de alertar para o diagnóstico precoce dessas doenças da retina, outro aspecto importante é que existem tratamentos efetivos para ajudar a preservar a saúde ocular e até mesmo recuperar a perda visual de pacientes que têm essas doenças.

O que é Edema Macular Diabético

O edema macular diabético e a retinopatia diabética são as doenças da visão que mais afetam os pacientes com diabetes que, por sua vez, também estão no grupo de risco para o desenvolvimento da oclusão venosa da retina. “É fundamental que as pessoas procurem um oftalmologista especializado em retina pelo menos uma vez por ano. Como essas doenças podem ser silenciosas e progressivas, o diagnóstico precoce é muito importante para que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível”, alerta André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Com essa inciativa, a entidade oferece um serviço de utilidade pública a todos os interessados, tendo como principal objetivo informar a população em geral sobre as doenças de retina que podem comprometer a visão de milhões de pessoas. A entidade ressalta também a importância do oftalmologista especialista em retina, profissional mais indicado para diagnosticar e tratar problemas relacionados à retina.
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo


Fundada em 1977, a  Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) tem o objetivo de difundir conhecimento científico para toda a comunidade oftalmológica e demais interessados. A prática médica recomendada pela SBRV é baseada em evidências e seus associados possuem um estreito relacionamento com os principais centros de pesquisa do mundo. Desde a sua fundação, a SBRV se destaca pela capacitação periódica dos oftalmologistas, realização constante de eventos em todo o Brasil e pelo compromisso social de comunicar, da melhor forma, todas as questões relacionadas à retina e vítreo.