terça-feira, 28 de julho de 2015

UPE adota Enem e sistema seriado como formas



Neste ano, a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza, pela primeira vez, um processo seletivo sem o vestibular tradicional. Agora, os candidatos vão concorrer a uma vaga na instituição através do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) ou através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os detalhes foram divulgados em coletiva de imprensa, no Recife, na manhã desta terça-feira (28).

O número de vagas não foi alterado: serão 3.460, divididas em 11 campi e 54 cursos, nas regiões Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão do estado. Metade das vagas, um total de 1.730, será ofertada aos candidatos através do SSA, enquanto a outra metade será destinada ao Sisu. Nas duas modalidades, 20% das vagas serão reservadas para o sistema de cotas. O candidato pode se inscrever nas duas modalidades de seleção, seja para o mesmo curso ou para cursos diferentes.

Para os candidatos que pretendem concorrer às vagas pelo SSA, as inscrições já começam na próxima segunda-feira (3), exclusivamente pela internet. Por meio da seleção, alunos de qualquer lugar do Brasil podem concorrer, fazendo provas anuais, no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. No processo seletivo de 2016, as provas para os alunos de 1º e 2º anos serão nos dias 13 e 14 de dezembro. Já para os estudantes de 3º ano, as avaliações serão nos dias 22 e 23 de novembro. As inscrições custam R$ 85 e seguem até 2 de setembro.

De acordo com o reitor da UPE, Pedro Falcão, a UPE era a única universidade no Nordeste que ainda mantinha o vestibular tradicional. Com o fim da modalidade, medida que já tinha sido anunciada em 2014, os candidatos que participarão da seleção precisam estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizar as provas, que serão nos dias 24 e 25 de outubro.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário