quarta-feira, 6 de maio de 2015

EDUCAÇÃO: MEC não tem dinheiro para novos contratos do FIES.



O ministério da Educação não tem mais dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Na última segunda-feira, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o valor de dois bilhões e meio de Reais disponibilizados para o Fies, neste primeiro semestre, foi atingido. O ministro reconheceu que o ministério errou no cálculo das vagas do programa.

 “De certa forma foi um erro nosso. Em vez de dizer claramente e eliminar o número. O m231 na maioria dos casos acabou o número de vagas nesse curso. Estamos trabalhando nisso e temos todo um interesse do governo nisso. Mas nós não podemos algo de que não temos certeza. Não adianta reabrir as inscrições por que não há mais recursos.” Explicou o ministro da Educação, Renato Janine
  
Neste ano, o Fies registrou mais de 252 mil novos contratos nas faculdades do país. A procura pelo financiamento foi feita por mais de 500 mil candidatos. O especialista em Orçamento Público da Universidade de Brasília, José Matias Pereira, explica que, a demanda de alunos que precisam do financiamento foi muito maior do que o dinheiro disponibilizado. “Se nós formos olhar o valor de dois bilhões e meio, nós vamos verificar que é um valor significativo, em termos de valor. Só que a demanda e a necessidade de alunos que estão buscando esse tipo de suporte e de financiamento, é um número muito maior. É algo realmente muito preocupante porque o governo criou essa expectativa. Os alunos, os estudantes acreditaram e agora nós nos deparamos com essa situação extremamente grave.”

Os cursos mais procurados para financiamento em 2015 pelo Fies, foram engenharia, direito e enfermagem. As normas do Fies estão mais rígidas porque além de obter nota acima de zero na redação, os alunos precisam tirar no mínimo 450 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. O prazo para quem ainda não renovou o contrato do Fies se encerra no próximo dia 29. Mais informações www.mec.gov.br.


Reportagem, Sara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário