terça-feira, 19 de maio de 2015

Cirurgiã-dentista explica quais os cuidados necessários para manter a saúde bucal na terceira idade

O uso contínuo de fio dental e a escovação diária são fatores que previnem a perda dos dentes

Para manter a saúde dos dentes na terceira idade os cuidados devem começar bem cedo, já na infância, nas primeiras escovações. O uso contínuo de fio dental também é um fator determinante na prevenção dos problemas bucais, como gengivite, cárieis e mau hálito. Além disso, as visitas periódicas ao dentista garantem maior durabilidade dos dentes e gengivas.
Durante a terceira idade, as consultas odontológicas devem ser mais rigorosas, a cada seis meses, para realização de exames clínicos, os quais previnem o surgimento de doenças que podem levar a problemas de saúde. De acordo com a Dra. Priscila Lopes, dentista da Rede Bem Estar, o uso caseiro de fio dental deve ser feito por pessoas que possuam próteses fixas, sobre implantes ou em dentes naturais, independente da quantidade de remanescente dental na boca. A limpeza de dentaduras móveis deve ser realizada fora da boca com o auxilio de limpadores de dentaduras.
“Para a prevenção de cáries na terceira idade, nós aconselhamos o uso de creme dental à base de flúor, o que evita o desgaste do esmalte dentário, que é mais comum neste período da vida. Outra dica é usar escovas macias e pequenas, por serem mais confortáveis. Os cuidados domésticos são essenciais, como escovar os dentes e utilizar o fio dental pelo menos três vezes ao dia”. disse a Dentista.
Para os pacientes que utilizam remédios diariamente, o recomendado é que seja feito um acompanhamento multidisciplinar, juntamente com o médico que prescreveu o tratamento, e o dentista.
Uma queixa comum dos idosos é o fato dos dentes ficarem mais frágeis com o passar dos anos, em decorrência de perda óssea no organismo e na boca. O indicado nesses casos é que seja feita a prevenção por meio de raspagem e profilaxias.

Ainda de acordo com a dentista Priscila Lopes, para os casos em que o idoso relata fraturas dentais, deve-se evitar a mastigação de alimentos duros e ricos em açucares, devendo optar por uma alimentação saudável e a realização da higienização sempre após a refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário