terça-feira, 24 de março de 2015

Deputados organizam "Marcha Contra a Seca".

Bancada pernambucana vai mobilizar deputados do Nordeste para marcha contra a Seca



Um movimento político formado por deputados estaduais pernambucanos iniciará, nesta semana, um périplo pelo Nordeste para angariar o apoio dos demais parlamentares da região a fim de discutir soluções de convívio com a maior estiagem das últimas décadas. O grupo visitará as assembleias legislativas de cada estado nordestino, onde serão realizadas discussões sobre a Seca e a crise hídrica. Ao fim das visitas, uma caravana de parlamentares nordestinos será mobilizada para uma marcha contra a Seca em Brasília.

Intitulado União pelo Nordeste, o movimento tem caráter suprapartidário e surgiu durante a audiência pública que debateu, no dia 16 de março, os efeitos da estiagem em Pernambuco. O grupo será liderado pelos deputados Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) e começará a agenda de visitas pela Assembleia Legislativa da Bahia, na próxima quinta-feira (26).

“A situação de nossa região é crítica e percebemos a necessidade de unir os parlamentares sem qualquer distinção partidária em torno de uma causa que é de todos os nordestinos. Queremos nos fortalecer para buscar soluções definitivas em Brasília e não ficar na dependência da chuva ou de recursos limitados”, explica Miguel.

O movimento ainda buscará engajamento de outros atores políticos, associações e organizações sociais. “A mobilização envolverá também parlamentares das bancadas federais, governadores, prefeitos e vereadores. O objetivo é mostrar nossa força política e um novo olhar para nossa região para que não sejam investidas ações meramente paliativas, mas ações estruturantes”, detalha Rodrigo Novaes.


De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, grande parte do Nordeste, em especial o semiárido, já é atingido pela estiagem há quatro anos ininterruptos. Pernambuco é, segundo essa instituição, o estado que mais sofre com a falta de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário