terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Doenças da retina podem levar à perda da visão.

Doenças da retina, que podem levar à perda da visão, já atingem mais de 10 milhões de pessoas no Brasil



Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) lança a segunda fase da campanha “Veja bem. Veja para sempre” para alertar a população sobre a importância das doenças da retina que podem comprometer muito a saúde ocular

Edema macular diabético, retinopatia diabética, oclusão venosa da retina e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Provavelmente poucos conhecem, mas muitos sofrem com as chamadas doenças da retina, apontadas pelos especialistas em saúde ocular como a principal causa de cegueira irreversível. Esse alerta é o principal foco da campanha “Veja bem. Veja para sempre” (www.vejabemvejaparasempre.com.br), da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Dentre essas doenças, uma delas é silenciosa e apresenta poucos sintomas no início, mas ao longo do tempo, sem diagnóstico e tratamento, pode levar à perda da visão. O edema macular diabético (EMD) é a principal causa de cegueira na população economicamente ativa. O problema ocorre pelo acúmulo de líquido e proteínas na região da mácula por causa do excesso de açúcar no sangue, o que deixa a retina inchada e a visão bastante prejudicada. A descoberta, na maioria das vezes, é feita pelo oftalmologista especialista em retina após um exame de fundo de olho.

No Brasil, além do EMD, estima-se que as doenças da retina, como retinopatia diabética, oclusão venosa da retina e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) atinjam cerca de 10 milhões de pessoas, quase o mesmo número de indivíduos que sofrem do diabetes (cerca de 13 milhões).  Por conta dessa realidade, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) amplia as ações da campanha “Veja bem. Veja para sempre”. Em 2015, a campanha terá como principal foco as doenças da retina que podem afetar as pessoas em várias fases da vida.

Estrelada pela apresentadora Ana Maria Braga, a SBRV lançou plataformas digitais (site, blog, Facebook e Youtube). Para este ano, a entidade pretende intensificar a atuação online com ênfase em posts e conteúdos informativos sobre as principais doenças da retina. Além do Facebook, que já conta com mais de 140 mil curtidores, a ideia é levar a conscientização sobre o conceito do tema para ações de rua e participação em exposições em lugares públicos para atingir o maior número de pessoas.

Segundo Dr. Jorge Rocha, diretor da SBRV, o número de pessoas que procuram informações sobre as doenças pelas plataformas digitais é cada vez maior, o que reflete em um aumento significativo no aumento de diagnósticos, pois agora as pessoas pesquisam mais antes de uma consulta.  “Nossa ideia é ampliar a prestação de serviço e conscientização da sociedade em relação às doenças da retina que impactam na saúde ocular e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas”, explica Rocha.

Além de alertar para o diagnóstico precoce dessas doenças da retina, outro aspecto importante é que existem tratamentos efetivos para ajudar a preservar a saúde ocular e até mesmo recuperar a perda visual de pacientes que têm essas doenças.

O que é Edema Macular Diabético

O edema macular diabético e a retinopatia diabética são as doenças da visão que mais afetam os pacientes com diabetes que, por sua vez, também estão no grupo de risco para o desenvolvimento da oclusão venosa da retina. “É fundamental que as pessoas procurem um oftalmologista especializado em retina pelo menos uma vez por ano. Como essas doenças podem ser silenciosas e progressivas, o diagnóstico precoce é muito importante para que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível”, alerta André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Com essa inciativa, a entidade oferece um serviço de utilidade pública a todos os interessados, tendo como principal objetivo informar a população em geral sobre as doenças de retina que podem comprometer a visão de milhões de pessoas. A entidade ressalta também a importância do oftalmologista especialista em retina, profissional mais indicado para diagnosticar e tratar problemas relacionados à retina.
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo


Fundada em 1977, a  Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) tem o objetivo de difundir conhecimento científico para toda a comunidade oftalmológica e demais interessados. A prática médica recomendada pela SBRV é baseada em evidências e seus associados possuem um estreito relacionamento com os principais centros de pesquisa do mundo. Desde a sua fundação, a SBRV se destaca pela capacitação periódica dos oftalmologistas, realização constante de eventos em todo o Brasil e pelo compromisso social de comunicar, da melhor forma, todas as questões relacionadas à retina e vítreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário