terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Secretaria de Saúde promove ações para detectar casos de hanseníase em Pernambuco.




Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, lembrado sempre no último domingo de janeiro (25), a Secretaria Estadual de Saúde promove, ações para detectar novos casos da doença. Para chamar a atenção sobre o tema e ampliar o diagnóstico, serão promovidas também atividades de educação em saúde para população.

O primeiro município a receber o ônibus Prevenção para Tod@s é a cidade de Paulista, nesta terça-feira (27), na Praça João Pessoa, no Centro, das 8h30 às 13h. Na quarta (28), a população do Recife será atendida no Pátio do Carmo, das 9h às 16h. Já na sexta (30), a cidade de Camaragibe recebe, em frente à Prefeitura, das 8h30 às 13h, a equipe de profissionais para o atendimento ao público. Em fevereiro, entre os dias 3 e 6, será a vez de Ipojuca (3), no Distrito de Camela, das 8h30 às 13h; Cabo de Santo Agostinho (4), na Praça de Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 13h; Jaboatão dos Guararapes (5), das 8h30 às 13h; e Olinda (6), em Caixa D'água, das 9h às 15h.

"O atendimento, realizado pelas equipes de saúde, será itinerante e o ônibus montará sua estrutura nesses municípios, nos locais previamente selecionados. Dados do ano passado mostraram que Pernambuco teve um número de casos abaixo do esperado, 2.007 casos novos (73,4% do esperado), o que indica que ações de busca ativa de casos novos devem ser intensificadas para que esses casos sejam encontrados, resultando na quebra da cadeia de transmissão e posterior controle da doença. Por conta disso, a SES decidiu trabalhar vários municípios neste período de campanha e não apenas um como era feito nos anos anteriores", explica a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar.

Dados - No ano de 2011, foram 2.649 casos novos na detecção geral, sendo 286 casos em menores de 15 anos. Do total, 81% se curaram. Em 2012, houve uma discreta redução no número de casos, atingindo 2.561 casos novos na detecção geral e 263 casos em menores de 15 anos, com 82,3% de cura. Já em 2013, o número de casos voltou a subir: foram 2.604 casos novos, mas ainda menor que em 2011. Nos menores de 15 anos, foram 285 casos novos. A cura atingida em 2013 foi de 81,2%.

Doença – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.

O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. É realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário