sábado, 5 de abril de 2014

Após chuva forte, trovões e relâmpagos no céu de Bom Conselho.


Na noite deste sábado (05), caiu uma forte chuva na cidade de Bom Conselho, acompanhada de fortes relâmpagos e trovões.

Cobra Pneus: Reforma de Roda com Diamantagem.




As rodas do seu carro estão desgastadas? Faça uma visita em Cobra Pneus e reforme-as. Diamantagem e acabamentos perfeitos. 

Foto de divulgação de uma roda aro 20 com serviço realizado em "Cobra Pneus" para quem é Cobra no assunto.





Educandário Encerra com Aplausos "Feira de Conhecimentos".


O Educandário Menino Jesus de Praga, escola parceira da Rede Pitágoras, localizado na cidade de Bom Conselho, realizou no dia de ontem (05) a sua "Feira de Conhecimentos", onde foi trabalhado o tema "Valores Sociais".

Devido ao esforço hercúleo dos diretores, professores, funcionários e alunos, a feira foi um verdadeiro sucesso. Onde prevaleceu, uma organização impecável, figurinos e conhecimentos dos alunos.

Os diretores da escola, Carlos Duarte e Tânia Padilha, agradeceram ao público presente neste evento, "Agradecemos aos pais, alunos professores e amigos que nos prestigiaram neste dia tão especial, Até 2015", falou Carlos Duarte.





Bloco de Notícias: Manhã 05.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Começou há algumas horas o primeiro turno de votação para a Presidência do Afeganistão. O pleito vai eleger o sucessor do presidente Hamid Karzai e é a primeira transferência de poder na história do país. Para entender o processo político no Afeganistão vamos conversar hoje com o professor de Relações Internacionais da ESPM Rio, Fernando Padovani.

- A Polícia Federal investiga a suspeita de evasão de divisas na operação de venda da refinaria de San Lorenzo pela Petrobras para um empresário argentino, amigo da presidente Cristina Kirchner. Em dois documentos da Petrobras sobre a mesma transação, aparecem valores diferentes da venda. Documentos da Petrobras, obtidos pela TV Globo, mostram que a empresa gastou o dobro do valor que deveria para construir um gasoduto no Amazonas.

- Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', nove fornecedores da Petrobras depositaram R$ 35 milhões na conta de uma empresa de fachada controlada pelo doleiro Alberto Yousseff, que está preso.

- A Polícia de São Paulo investiga o que levou o motorista do empresário Olacyr de Moraes a matar o economista e ex-senador boliviano Andres Fermin Guzman. Miguel Garcia Ferreira trabalha há mais de 35 anos para o empresário, conhecido como o rei da soja nos anos de 1980. Segundo a polícia, o motorista confessou que cometeu o crime porque o boliviano estaria extorquindo dinheiro do empresário.

- O Ipea reconheceu que estava errado o resultado pesquisa sobre a tolerância do brasileiro com estupro. A pesquisa dizia que 65% dos brasileiros acham que as mulheres merecem ser atacadas por causa do jeito de se vestir. O número correto, segundo o instituto, é 26%.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Chico Caboco Bar, com atendimento por telefone.


Em Chico Caboco Bar, você também é atendido em casa, é somente ligar, pedir e desfrutar.

Telefones para contato:
(87) 9965-7470
        8804-4828 

Ipea admite erro em pesquisa e diretor pede exoneração.


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou nesta sexta-feira 4 um pedido de desculpas no qual admite erros na pesquisa sobre violência contra a mulher divulgada no fim de março e que gerou grandes debates no País, envolvendo até mesmo a presidenta da República, Dilma Rousseff. Segundo o Ipea, Rafael Guerreiro Osorio, diretor de Estudos e Políticas Sociais do instituto e um dos autores do estudo, pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado.
Os dados originais da pesquisa continham dois erros, provocados, segundo o instituto, por uma troca de gráficos em duas das perguntas. As imagens com as porcentagens de respostas estavam invertidas. Uma das perguntas questionava o entrevistado sobre sua concordância com a frase: Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar. A outra era a frase que gerou mais polêmica: Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.
Como os resultados estavam invertidos, na verdade 65% das pessoas concordam com a primeira afirmação, a de que mulheres agredidas que permanecem com os parceiros gostam de apanhar. A porcentagem de pessoas que concorda com a afirmação de que mulheres que usam roupas reveladoras merecem ser atacadas é de 26% e não de 65% como divulgado anteriormente.
Confira a íntegra da nota oficial do Ipea:
Errata da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”
Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas às frases Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar e Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entre os 3.810 entrevistados, os percentuais corretos destas duas questões são os seguintes:
Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar (Em %)
Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas
(Em %)
Corrigida a troca, constata-se que a concordância parcial ou total foi bem maior com a primeira frase (65%) e bem menor com a segunda (26%). Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias.
O outro par de questões cujos resultados foram invertidos refere-se a frases de sentido mais próximo, com percentuais de concordância mais semelhantes e que não geraram tanta surpresa, nem tiveram a mesma repercussão. Desfeita a troca, os resultados corretos são os que seguem. Apresentados à frase O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros, 13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente. Diante da sentença Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, 11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente.
A correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres.

Rafael Guerreiro Osorio* e Natália Fontoura
Pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) e autores do estudo

* O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado.
Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/

João Lyra é oficialmente Governador de Pernambuco.



João Lyra Soares Neto assinou a posse e é oficialmente governador do Estado. O deputado João Fernando Coutinho leu na Assembleia Legislativa a carta-renúncia do governador Eduardo Campos, que desvinculou-se do cargo nesta quinta-feira, um dia antes do prazo-limite para desincompatibilização. O vice-governador João Lyra, que em instantes assume o Executivo estadual nos próximos nove meses. 


João Lyra foi conduzido à Mesa da Assembleia por uma comissão suprapartidária, formada pelo líder da oposição ao governo, pela deputada Raquel Lyra, filha de João Lyra, e dois deputados de Caruaru, Laura Gomes e Tony Gel, este é do grupo que fez oposição a João Lyra na Capital do Agreste.

Alunos do Erem Frei Caetano Irão Para Argentina.


Foi divulgado no dia de ontem, pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), a relação dos alunos selecionados para participarem de intercâmbio através do Programa Ganhe o Mundo (PGM).

A GRE Agreste Meridional teve cerca de 80 estudantes classificados, destes, dois (2) são do EREM - Frei Caetano de Messina, localizado na cidade de Bom Conselho.

Os dois (2) alunos classificados, Tais Costa da Silva e  Rosival Victor Barros Ferreira, participarão de intercâmbio na a Argentina, onde estudarão Espanhol.

Acesse aqui a relação completados alunos classificados.

Fonte: Fonte: SEE / GRE Agreste Meridional

Bloco de Notícias: Manhã 04.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Os brasileiros vão começar a pagar em 2015 o socorro bilionário às distribuidoras de energia. Vai ser por meio da Conta de Desenvolvimento Energético, que será usada como uma espécie de caixa para garantir o pagamento dos 8 bilhões que as distribuidoras vão pegar emprestado dos bancos. A Agência Nacional de Energia Elétrica diz que ainda não é possível dizer de quanto será o repasse ao consumidor.

- A decisão sobre a criação da CPI da Petrobras no Senado está marcada para a próxima terça-feira. A proposta será votada na Comissão de Constituição e Justiça e depois será analisada no plenário.

- O PSOL pediu que a Mesa Diretora da Câmara investigue o envolvimento do vice-presidente da Casa, André Vargas, do PT, com o doleiro Alberto Youssef. O doleiro está preso e é acusado de chefiar o esquema de lavagem de dinheiro que movimento 10 bilhões de reais. O deputado e mais oito parentes dele viajaram de Londrina a João Pessoa num jatinho alugado pelo doleiro.

- Termina AMANHÃ o prazo para que governadores interessados em disputar as eleições deste ano deixem os cargos. Ontem, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Pernambuco, Eduardo Campos, entregaram os cargos e os vices tomam posse hoje.

- As Forças Armadas vão ocupar AMANHÃ o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com dois mil e setecentos homens. Apesar de a Polícia Militar já ter entrado na região, o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste, general Ronaldo Lundgren, afirmou que as tropas estão preparadas, caso os traficantes partam para um confronto com os militares.

- O governo decidiu que os servidores públicos federais serão dispensados a partir de 12h30 em dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo. Com isso, não haverá feriado nacional e o funcionamento de bancos, por exemplo, deverá ocorrer normalmente nesses dias.

- O nível do Rio Madeira continua subindo no Amazonas. Nesta quinta-feira, ele alcançou a marca de 25 metros e 56 centímetros na cidade de Humaitá, no Sul do estado, batendo um novo recorde. A área urbana continua inundada, mas o número de desabrigados caiu para quase 19 mil pessoas. Algumas famílias decidiram deixar os abrigos públicos e voltar para as casas alagadas. Na área rural há populações ilhadas. É difícil o acesso às localidades para entrega de ajuda.

- A Justiça Federal liberou o canabidiol, medicamento derivado da maconha, pra tratar a epilepsia grave de uma menina de cinco anos moradora de Brasília. O juiz determinou que a Anvisa não crie empecilhos para a importação do produto. O caso ganhou repercussão após a divulgação de um documentário feito pelos pais da criança na internet.

- O Ministério Público de Goiás ofereceu denúncia contra 28 policiais militares suspeitos de integrar o grupo criminoso chefiado pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Eles recebiam pagamento em dinheiro e outros benefícios para facilitar a exploração de jogos ilegais, de acordo com as investigações. Os agentes foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, e violação do sigilo funcional.

- As Forças Armadas entrarão no Complexo da Maré neste sábado com 2.700 homens. Serão 2.050 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe da 21ª DP (Bonsucesso), que instalará um posto avançado na comunidade. O governo do Rio e o Ministério da Defesa firmaram acordo no qual o estado se comprometeu a empregar os meios necessários para a prestação de serviços à população.

- O governo dos Estados Unidos admitiu que implementou um projeto de rede social alternativa em Cuba, utilizando telefones celulares. Porém a Casa Branca negou que se trate de um programa secreto, ou de Inteligência. O caso foi revelado pela agência de notícias Associated Press, que destacou o caráter "classificado" da operação. Segundo a agência, o objetivo seria divulgar conteúdo contra o governo cubano.

- O escritor colombiano Gabriel García Márquez foi hospitalizado na Cidade do México, segundo informações da agência de notícias Reuters. Não há informações sobre o motivo da internação. García Marquez ganhou o Nobel de Literatura em 1982. O autor tem 87 anos.

- Foi lançada nesta quinta-feira a nova edição do Índice de Progresso Social. Neste ano foram 132 países avaliados e o Brasil está 46º posição. Um dos pontos de alerta é o indicador "Necessidades Humanas Básicas" - em que o país ficou apenas no 74º lugar. Quantidade de crimes violentos também foi destaque, o Brasil ficou na posição 103.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

UFPE - Substitui vestibular por nota do Enem.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu, nesta quinta-feira (3), a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no vestibular 2015, em substituição à seleção tradicional realizada pela Covest. A votação foi realizada na reitoria da instituição, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, e contou com a participação de 40 conselheiros. Desses, 36 votaram a favor da adesão, dois votaram contra e dois se abstiveram.

Apesar da aprovação, o vestibular do conjunto das engenharias (CTG), realizado no meio do ano, continua sendo feito através da Covest. Também permanecem a terceira etapa do curso de química e os testes de habilidade dos cursos de música. A UFPE é a última instituição federal nordestina a aderir ao Sisu.

O reitor Anísio Brasileiro comemorou a decisão. "O Sisu é uma maneira muito boa de agregar mais alunos do interior e de escola pública e, provavelmente, trará alunos de outros estados. Mas isso é uma coisa boa. O sistema Enem-Sisu fortalece a qualidade da entrada dos estudantes na UFPE, que é o nosso objetivo. Ele fortalece uma visão republicana e nacional da educação pública superior e os laços com a educação básica e o ensino médio", disse.

A partir de agora, as vagas da instituição serão preenchidas através do Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: G1.

Governador Eduardo Campos assina carta de renúncia e exonera secretariado estadual,



O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (03/04), carta de renúncia aos meses finais de seu mandato como chefe do Executivo estadual. Na ocasião, Eduardo também formalizou as exonerações, a pedido, de todos os secretários estaduais. Os atos serão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04/04), data limite estabelecida pela Lei Eleitoral para que aqueles que se candidatarão a mandato eletivo se desincompatibilizem de suas funções administrativas.

As exonerações foram pactuadas com o vice-governador João Lyra Neto, que assumirá o Executivo estadual a partir desta sexta-feira e nomeará o novo secretariado em seguida.


O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, foi o portador da carta encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa de Pernambuco, renunciando aos meses finais do mandato de governador do Estado, para o qual foi reeleito no pleito de 3 de outubro de 2010. A Casa Legislativa se reunirá extraordinariamente para empossar João Lyra Neto como novo governador do Estado. A transmissão do cargo ocorrerá às 17h desta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas.

Fonte: Governo de Pernambuco.

Projovem Urbano Organiza Ciclo de Palestras.

Ciclo de Palestras organizado pelo Projovem Urbano sobre Direito da Mulher foi um sucesso.

 (Agreste Meridional)



A coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano realizou no mês das mulheres (março) em parceria com a advogada Dra. Claudomira Andrade um ciclo de palestras sobre Direito da Mulher (com foco na Lei Maria da Penha), não se restringindo para os estudantes do programa federal, mas toda comunidade escolar e sociedade como um todo, pensando na integração dos mesmos devido à importância do tema.

A abertura do ciclo destas palestras foi realizada em Caetés no dia 11 para os estudantes de Caetés e Capoeiras. Sendo ministrada pelos núcleos de: Jupi (13 de março), Palmerina (18), Lajedo (19), Garanhuns (20), Bom Conselho (26), São João (27) e o fechamento do ciclo foi realizado em Águas Belas (28).

Em sua palestra, Dra Claudomira abordou um levantamento histórico sobre o papel da mulher na sociedade e a forma de que ela era vista citando até palavras de filósofos da antiguidade como Aristóteles e São Paulo; apresentando vídeos como um documentário de Maria da Penha Maia Fernandes, que contribuiu para elaboração da lei contra os agressores, mais conhecida como LEI MARIA DA PENHA; e discutindo aspectos da lei citada.

Para rever o registro detalhado dos eventos, basta clicar nos links abaixo:
=> Caetés;
=> Jupi;
=> Palmerina;
=> Lajedo;
=> Garanhuns;
=> Bom Conselho;   

=> São João;
=> Águas Belas.


Fonte: Amanda Maciel Ferraz.

Polícia Militar disponibiliza blog para denúncias.




A Polícia Militar da terceira companhia de Bom Conselho, que tem como comandante o capitão Demétrius Adriano, criou um blog onde contêm espaço para denúncias anônimas da população inerentes aos municípios de Bom Conselho, Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes.

A população destes municípios, terão disponíveis  informações das operações realizadas pela corporação, telefones para contatos, além do campo para denúncias e sugestões. Esta é uma maneira da Polícia Militar estar mais próximo dos munícipes.


Para acessar o blog basta digitar: 
http://3cpmbomconselho.blogspot.com.br/

Educandário realiza Feira de Conhecimentos.


Feira de Conhecimentos estará sendo realizada no Educandário Menino Jesus de Praga, na próxima sexta-feira, 04 de abril, em dois horários: das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas.


Este ano será trabalhado os “Valores Sociais”, a exemplo de família, escola, cidade, paz, trânsito, tolerância, solidariedade, saúde e outros.   

Blogueiro recebe convite para posse governador.



Gostaríamos de agradecer ao governo do estado e a Alepe, pelo convite enviado-nos para prestigiar a cerimônia de posse do Exmo. Vice-Governador João Lyra Neto no cargo de Governador do Estado de Pernambuco e a solenidade de transmissão de Cargo de Governador do estado. Os eventos acontecerão no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco e no Palácio Campo das Princesas, respectivamente.

Também gostaríamos de agradecer ao presidente do PSB de Bom Conselho, Dr. Renato Curvelo, pela ratificação dos convites ora recebidos. 



COLUNA ENSAIO GERAL: PACIÊNCIA




          Para quem não o conheceu, ele era de estatura baixa, franzino, moreno escuro, cabelos pretos, pequeno bigode, faltando alguns dentes, tinha como principal profissão “PINTOR”, porém desenvolveu uma técnica extraordinária de confeccionar maquetes com palitos de fósforos.
          Paciência fez a maquete de minha loja e para isto foi comprado três pacote de fósforos, cada pacote continha 10 maço de fósforos, cada maço tinha 10 caixinha e cada caixinha tinha 40 palito, ou seja, ele utilizou na maquete de minha loja, 12 mil palitos de fósforo.
          Na realidade tinha de ter paciência para fazer o que ele fazia, entre suas principais obras, temos: A IGREJA MATRIZ, A PREFEITURA, O BANCO DO BRASIL, MINHA LOJA (ELETROMOVEIS MAGAZINE) A ERMIDA DE SANTA TEREZINHA ETC.
          Gostava de tomar uma cachacinha, porém sempre foi respeitador, ao passar por mim sempre se dirigia por “doutor”.
          Paciência teve a infelicidade de estar no lugar errado, no momento errado, o que aconteceu com paciência poderia ter acontecido com qualquer pessoa, que estivesse passando naquele local naquele exato momento.
          O cidadão que o matou é sem sombra de dúvida, um desequilibrado mental, que já tinha participado de outro assassinato e sido preso por este assassinato. Era uma pessoa que deveria ser acompanhado pelas as autoridades competentes para que estivesse sempre no controle, principalmente para que ele não ingerisse bebida alcoólica. Nada disso foi feito, e tivemos este triste desenlace.
          Li no blog “o argonauta” um artigo de Aninha Ferro, e ela tem toda razão. Não podemos deixar pessoas que são doentes mentais, que podem a qualquer momento ter um surto de loucura, sem acompanhamento médico. Tem de haver um acompanhamento médico e também os familiares tem de estarem sempre alerta, para detectar qualquer comportamento estranho destas pessoas. Fica aqui o meu alerta para que seja tomado às providências com outras pessoas que tem o mesmo problema que o rapaz tem. Vai aqui o meu pesar aos familiares de Paciência e que fato como este não se registre novamente em nossa cidade.


Bloco de Notícias: Manhã 03.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 10,75% para 11% ao ano. Foi o nono aumento consecutivo dos juros e a intenção do Banco Central é conter o avanço da inflação.

- O presidente do Senado, Renan Calheiros, transferiu para a Comissão de Constituição e Justiça a decisão sobre abertura de uma CPI para investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras.

- Os últimos 15 policiais militares julgados por participar do massacre do Carandiru foram condenados a 48 anos de prisão cada um. Após as 4 etapas do julgamento, 73 policiais foram condenados a penas que, somadas, chegam a quase 21 mil anos de prisão, mas todos recorrem em liberdade.

- A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou contra as doações de empresas para campanhas eleitorais. Até agora, dos 11 ministros, seis já concordaram que doações de empresas privadas prejudicam o processo eleitoral.

- O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas, do PT do Paraná, apresentou uma nova versão para a viagem de férias em um avião pago pelo doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. No discurso, o deputado disse que conhece Youssef como empresário há mais de 20 anos e que não sabia do envolvimento dele com o esquema de lavagem de dinheiro que movimentou 10 bilhões de reais.

- O Grêmio venceu o Nacional de Medellín por 2 a 0, na Colômbia, e está classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores. No Equador, o Flamengo bateu o Emelec por 2 a 1, e ficou a uma vitória da próxima fase. No Maracanã, o Botafogo perdeu para o Unión Española, do Chile, por 1 a 0 e terá que disputar a última vaga da chave contra o San Lorenzo na Argentina.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Churrascaria Tempero Gaúcho agora com Sushi.


A partir desta quarta feira (02), a churrascaria

Tempero Gaúcho inova e coloca em seu cardápio 

Sushi.


Todas as quartas feiras a partir das 19 horas.


Canteiros da Av. Nova servem de estacionamento para motos e carroça de burro.



Os canteiros localizados na Avenida Tenente Raul de Holanda, conhecida por Avenida Nova, estão sendo reformados, no lugar da terra batida, foram colocados tijolos de alvenaria para embelezar o local.



Acontece que algumas pessoas vem utilizando o espaço para estacionarem motos e por mais incrível que pareça, até uma carroça de burro colocaram em cima dos canteiros. 

Fica a pergunta, esse espaço não seria para passagem dos pedestres?


Correção da Redação do Enem/2013 está disponível para consulta.


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 podem conferir on-line o espelho da correção da redação. Foram corrigidos 5.049.248 textos, dos quais 481 tiveram nota mil. Em branco, foram 32.991 e outros 73.751, anulados. Assim, 106.742 redações tiveram nota zero.
A principal novidade na redação do Enem de 2013 diz respeito aos critérios de correção. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita só foram aceitos como exceção, quando não apresentaram reincidência no texto. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
O acesso ao espelho de correção tem o objetivo de vista pedagógica. O participante pode saber qual foi o resultado em cada uma das competências avaliadas e comparar seu desempenho com o dos demais concorrentes. A prova exigiu a produção de texto do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa defender uma ideia, expor opinião e argumentar.
Com o tema Os Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil, a edição de 2013 contou com 7.121 avaliadores, 51,9% deles com doutorado, mestrado ou especialização e os demais com graduação. Todos passaram por capacitação, em um total de 136 horas — 32 a mais em relação à edição anterior.
As redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram até 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção foi feita nos casos de discrepância maior do que 100 pontos na soma total (em 2012, era de 200 pontos) ou maior do que 80 em uma ou mais competências. Nos casos em persistiu a discrepância, a redação foi encaminhada a uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final.
Foram encaminhadas 2.496.754 redações para um terceiro corretor, o equivalente a 50%. A banca de especialistas avaliou 306.821 textos, correspondentes a 6% do total.
O espelho da redação pode ser conferido na página eletrônica do Enem de 2013. O estudante deve informar a senha e o número do CPF.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

8º Jericofest acontece em Bom Conselho.


Acontecerá no próximo domingo, dia 06 de abril, em Bom Conselho, a oitava Jericofest.

O evento ocorrerá no final da Avenida 15 de Novembro, a partir das 09 horas, além das corridas de jericos, a festa terá as seguintes atrações:

- Zezinho do Arrocha;
- Marquinhos Oliveira;
- Swing do K;

Congresso Internacional de Psicanálise acontece na UPE Garanhuns



Acontece na Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns – PE, no período de 26 à 28 de Maio de 2014, o IV Congresso Internacional de Psicanálise sobre Violência, Culpa e Ato.

O Congresso é uma realização do CLIO – Associação de Psicanálise, juntamente com a Universidade de Pernambuco – UPE, Fundación Psicoanalítica Sigmund Freud (Tucuman – ARG), Proyecto de Investigación “La culpabilidad y las formas jurídicas” da Universidad Católica de Santiago del Estero (Santiago del Estero – ARG) e Laboratoire EA 4050 de Recherches en Psychopatologie (Rennes 2 – FRA), e conta com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O tema central do congresso deste ano relembra o centenário de publicação de “Introdução ao Narcisismo” (1914) por Sigmund Freud. E por isto, abrem-se espaços de discussão e reflexão sobre o narcisismo e suas implicações na contemporaneidade.

Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar os resumos com identificação do autor e do trabalho, até o dia 12 de maio de 2014, para o email: 


cliopsicanalise@gmail.com 

Mais informações podem ser obtidas no site http://cliopsicanalise.org/congresso-2014/



Para saber mais: 
Direção da UPE Garanhuns - Prof. Clóvis Gomes S. Jr.
 (87) 9647-7722 81 9914 3177 ou 81 9488 40 92
Vice-direção - Prof. Dr. Fabio Rocha Formiga

VOX COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa
(87) 9988.0423

Presidente do TSE defende voto facultativo.

“O eleitor não pode continuar como tutelado. A escolha dos representantes se faz considerando o exercício de um direito; o direito de escolher seus representantes”, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, nesta terça-feria (1°), durante gravação de entrevista para o programa Eleições 2014. O ministro sugeriu que a forma de escolha dos representantes políticos poderia ser objeto de um plebiscito, e arriscou antecipar o resultado da consulta: “Eu penso que nós vamos chegar ao dia em que deliberaremos a respeito do voto obrigatório, afastando-o”.
Um dia após o Brasil registrar os 50 anos do golpe militar que deu início à ditadura no país, a diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nereide Beirão, questionou se não seria o momento de o Supremo Tribunal Federal (STF) rediscutir a Lei da Anistia. Marco Aurélio afirmou que a revisão poderia ocorrer diante de uma provocação, mas ponderou: “Penso que os familiares têm o sagrado direito de saber o que houve com os entes queridos. Agora, buscar-se a punição a essa altura, nós teríamos que suplantar a Lei de Anistia, que resulta em um perdão generalizado e bilateral”. Ele também questionou se crimes praticados à época já não estariam prescritos.
Também participaram, como entrevistadores, convidados do programa, que está na 7ª edição, os jornalistas Pedro Beltrão, da Rádio Justiça, e Valdo Cruz, do jornal Folha de S.Paulo. Eles questionaram o ministro sobre o direito dos presos provisórios votarem, sobre a campanha eleitoral na internet e o financiamento privado das campanhas políticas. O programa Eleições 2014 vai ao ar às quartas-feiras, às 13h30, pela TV Justiça, e, de acordo com o ministro Marco Aurélio, objetiva dar transparência aos debates do Judiciário.

Bloco de Notícias: Manhã 02.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.





- A presidente do Chile, Michele Bachelet, decretou ontem à noite zona de catástrofe para as regiões mais afetadas pelo terremoto de magnitude 8,2 que matou pelo menos cinco pessoas. Duas vítimas morreram de ataque cardíaco e as outras duas esmagadas por escombros. O governo do Chile suspendeu agora há pouco o alerta de tsunami em boa parte do país, que foi acionado logo após o terremoto, que também foi sentido no Equador e no Peru.

- O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu decidir hoje se instala a CPI da Petrobras. O requerimento de criação da CPI proposta pela oposição foi lido ontem no Senado. Os oposicionistas querem investigar a compra da refinaria de Pasadena; o pagamento de propina por uma empresa holandesa; a suspeita de superfaturamento na construção de refinarias e denúncias de plataformas sem os equipamentos de segurança.

- A Procuradoria-Geral da República quer que o Supremo instaure inquérito para investigar os deputados federais licenciados José Aníbal, do PSDB, e Rodrigo Garcia, do DEM, pela suspeita de receber propina da Siemens, em licitações para o Metrô e para a companhia de trens de São Paulo, a CPTM.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como remover vírus e aplicativos indesejados do Facebook.

Como o Facebook é, atualmente, a rede social que mais agrega pessoas no mundo, torna-se propício o surgimento de programas maliciosos. Malwares disfarçados de aplicativos salvadores - como mudar a cor de seu perfil na rede ou o famoso botão dislike (não curti), infestam a rede -, enganam muitos usuários. Para te ensinar a não cair nas furadas da rede, o TechTudo preparou um tutorial com o passo a passo de 
como remover um vírus do Facebook.
Atenção! Os passos dependem do navegador que você estiver usando.
Internet Explorer

Passo 1. No Internet Explorer, vá em "Ferramentas" (Tools) e depois em "Gerenciar Complementos" (Manage add-ons).
Passo 2. Desabilite o complemento causador de spam.
Mozilla Firefox

Passo 1. Vá em "Ferramentas (Tools)" e em "Complementos (add-ons)".
Acessando o Firefox para eliminar o malware (Foto: Claudia Sardinha)Acessando o Firefox para eliminar o malware (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)
Passo 2. Desabilite o complemento causador de spam e reinicie o Firefox.



Google Chrome
Passo 1. Clique no ícone que são 3 linha paralelas, que corresponde ao menu "Ferramentas", no canto superior direito do navegador.
Acessando o Chrome para eliminar o malware (Foto: Claudia Sardinha)Acessando o Chrome para eliminar o malware (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)
Passo 2. Vá em Extensões (add-ons) e desabilite o complemento causador de spam.


No Facebook
Passo 1. Depois de completar os passos de acordo com seu navegador, acesse seu Facebook. Vá ao canto superior direito, clique na seta que aponta para baixo e vá em "Configurações de Conta".
Passo 2. Clique em "Aplicativos". Você verá sua lista de aplicativos e jogos. É só procurar o aplicativo indesejado, clicar nele e escolher a opções "Remover Aplicativo".
Fonte: G1/Techtudo.

PACIÊNCIA MORREU!

Por:
Ana Tenório.


Esse crime brutal ocorreu justo hoje que profissionais de várias áreas de atuação, inclusive eu, estávamos nos reunindo no CAEDI para discutir um dos problemas mais gritantes em nossa cidade: problemas e entraves na saúde mental. Diante do acontecido não conseguimos mais dar continuidade a essa reunião. Ficando a mesma reagendada para quinta da semana que vem. A nós que tivemos o compromisso de comparecer e testemunharmos essa tragédia nos restou algumas indagações...

Até quando ficaremos assistindo surtos e mais surtos, atentados e mais atentados, suicídios em larga escala? Quem são os atores que insistem em fazer vista grossa a essa epidemia de transtornos mentais que assolam nossa comunidade? Muitos dos convidados nem sequer justificaram suas ausências. Nossa intenção é não só de expor nossa preocupação com isso, como também de unirmos forças para juntos nos capacitarmos, nos avaliarmos, bem como partir para a luta na busca de uma melhoria nas ações e intervenções no âmbito da saúde mental. 

PACIÊNCIA MORREU a minha paciência também.

Celpe realizará investimento recorde de R$ 469 milhões em 2014

No 1º trimestre do ano foram investidos mais de R$ 85 milhões. Outros R$ 93 milhões serão aplicados em gastos operacionais na ampliação, manutenção e modernização do sistema



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, investirá um volume recorde de recursos em 2014. A concessionária aplicará R$ 469 milhões no sistema de distribuição de energia elétrica do Estado. O maior valor já aportado pela empresa é 24% superior ao que foi disponibilizado no ano passado. O montante será destinado, principalmente, para obras de ampliação de rede, construção de subestações, manutenção, automação e modernização do parque elétrico. No primeiro trimestre do ano já foram investidos mais de R$ 85 milhões em novas ligaçõesexpansão da rede e melhorias do sistema.
A aplicação dos recursos tem a finalidade de acompanhar a crescente demanda por energia, decorrente do desenvolvimento econômico do Estado, e assegurar a qualidade do fornecimento aos mais de 3,3 milhões de clientes. A expectativa para este ano é que a energia distribuída no mercado pernambucano apresente um crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior.
O investimento será distribuído em toda a área de concessão da Celpe. A maior parcela, R$ 193 milhões, será aplicada na região metropolitana. A Regional Cabo, que abrange municípios do litoral e da Zona da Mata Sul, receberá R$ 40,2 milhões. Outros R$ 41,8 foram destinados à Regional Carpina, que incorpora cidades da Mata Norte do Estado. Nas Regionais Caruaru e Garanhuns, ambas no Agreste, serão investidos R$ 37,8 milhões e R$ 51,4 milhões, respectivamente. No Sertão, para a Regional Serra Talhada estão previstos R$ 40,5 milhões e para a Regional Petrolina, R$ 63,8 milhões.
As ações de manutenção, melhoramento e modernização do sistema irão receber um aporte financeiro de R$ 100 milhões. No decorrer do ano, serão substituídos 367 quilômetros de fiação convencional por rede protegida ou isolada, minimizando interrupções no fornecimento por contato da vegetação urbana na fiação.
O plano de investimentos prevê, ainda, a ampliação da automação da rede de distribuição por meio da instalação de 256 chaves automatizadas. Os equipamentos de proteção são controlados remotamente pelo Centro de Operação Integrada da Celpe, o que evita deslocamento de equipes de prontidão e assegura maior agilidade no processo de recomposição do sistema.
Entre as obras de maior porte estão a construção de três novas subestações e a ampliação de outras duas. No Grande Recife será iniciada a construção da Subestação Estância, na Zona Oeste da capital, e duplicada a Subestação de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Em Caruaru, no Agreste, a Subestação Campus também será duplicada. No Sertão Central e na Região do Araripe, serão iniciadas as obras de construção das Subestações de Serrita e de Santa Cruz respectivamente, cuja conclusão será no primeiro trimestre de 2015.
A expansão do sistema elétrico consumirá recursos superiores a R$ 46 milhões. Além das cinco subestações, o investimento também será destinado à construção e finalização de 11 linhas de transmissão que serão responsáveis pelo aumento da oferta de energia elétrica em todas as regiões do território pernambucano. Destaque para duas linhas em 69 kV: Goianinha/Goiana II, que irá atender a fábrica da Fiat, e Condado/Timbaúba que permitirá aumento na capacidade de transmissão energética para a Zona da Mata Norte do Estado.
As ações projetadas para 2014 incluem, ainda, a ligação de aproximadamente 144 mil novos clientes à rede de distribuição da Celpe no perímetro urbano e na zona rural do Estado. As novas ligações demandarão recursos na ordem de R$ 172,5 milhões. Serão empregados também R$ 31,5 milhões no desenvolvimento e sistemas de informática, em sistemas de telecomunicações, aquisição de veículos e outras ações que dão suporte à distribuição de energia.
OUTROS GASTOS – Além do investimento recorde de R$ 469 milhões, a Celpe irá destinar, em 2014, outros R$ 93 milhões para cumprir despesas operacionais. Preventivamente, serão aplicados R$ 12,5 milhões na realização de podas em 350 mil árvores, em todo o Estado, situadas próximas da rede de distribuição de energia. O plano de inspeções deve consumir R$ 29 milhões destinados para ações de fiscalizações de 130 mil unidades consumidoras com a finalidade de identificar e combater fraudes. Os custos com as ações das equipes de prontidão estão orçados em R$ 39,4 milhões. Outros R$ 12,6 milhões serão destinados ao custeio das turmas especializadas em linha energizada e em manutenção preventiva.

Homem surta e mata outro com pedrada.



Um homicídio brutal foi cometido hoje na cidade de Bom Conselho, interior de Pernambuco. Um homem, William Barbosa Pereira, surtou e jogou uma pedra em José Gomes, mais conhecido por "Paciência". Esse apelido foi dado em virtude dele realizar artesanato com palitos de fósforos, na cidade existe diversos prédios em miniatura feitos por ele. 

A vítima transitava tranquilamente pela Rua Agamenon Magalhães próximo ao Caedi. A pedra atingiu a sua cabeça, na parte da nuca, não resistindo e falecendo no local.

O agressor foi para sua residência, onde foi preso e conduzido para a delegacia local.


I Encontro Regional dos Cursos de Administração é Realizado em Garanhuns.



O Conselho Regional de Administração – CRA/PE, Seccional Garanhuns, e a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, apresentam a 1ª edição do Encontro Regional dos Cursos de Administração – ERECAD.

O Encontro Regional dos Cursos de Administração tem como proposta difundir e levantar questionamentos sobre a importância do estudo da administração, apresentando o contexto atual das graduações e objetivando demonstrar quais as novas perspectivas para a formação na área.

O I ERECAD traz consigo o propósito de atualizar e fortalecer, além dos alunos e profissionais da área, as instituições vinculadas à formação acadêmica. O Encontro será vivenciado num ambiente fértil para a troca de experiências e a discussão de temas que permeiam e impactam os cursos de graduação em administração, e a educação por eles oferecida.

O I ERECAD será realizado nos dias 3 e 4 de abril, na cidade de Garanhuns, e tem como tema principal “Atualidade e Perspectivas da Administração”. A programação conta com palestras sobre o tema, além de uma mesa redonda, realizada por profissionais com vasta experiência na área, que debaterá as diretrizes curriculares nacionais.

Fonte: Ronaldo  César