quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Termo de doação da escultura "O Dinossauro" é entregue.



Esta é do Blog de Roberto Almeida.

O jornalista, escritor e escultor garanhuense Marcílio Reinaux foi tomado pela emoção, na tarde passada, quando entregou ao prefeito Izaías Régis o “Termo de Doação” da escultura O Dinossauro, obra de arte feita pelo artista e repassada ao município de Garanhuns.

Marcílio é garanhuense e embora viva no Recife há muitos anos nunca perdeu a ligação com sua terra. Em 1990 deu ao então prefeito Ivo Amaral a ideia de criar o Festival de Inverno, fato que foi lembrado por Izaías, ontem, na solenidade no Palácio Celso Galvão.

Participaram do ato, além do escritor e artista plástico, o prefeito Izaías Régis, o ex-prefeito Ivo Amaral, familiares de Reinaux, incluindo sua esposa, sua filha Frances (diretora da Cultura Inglesa Garanhuns), netos e bisnetos. Também estavam presentes a Secretária de Educação, Jane Célia, o Secretário de Governo, Wanderley Lopes, o Secretário de Juventude, Pedro Passos e a Secretária de Comunicação, Jacqueline Menezes, além dos vereadores Carla Vilaço, Zaqueu Lins e Haroldo Vicente.

O escultor informou que seu trabalho foi realizado em pouco mais de três anos com a utilização de ferro da melhor qualidade. O dinossauro ficou com quase 9 metros de altura e 20 de largura. A obra será transportada para Garanhuns numa carreta e a ideia do prefeito Izaías Régis é instalar a escultura no Parque Euclides Dourado junto do planetário, o que deverá acontecer até o mês de fevereiro de 2015. “Queremos aproveitar o Festival de Jazz e será mais uma atração turística para a cidade”, comentou o gestor. Ele disse que nas recentes viagens que fez pelos Estados Unidos e Europa observou uma presença muito forte do animal pré-histórico no imaginário popular.

Entre os os que estavam na Prefeitura, nesta terça à tarde, havia uma expectativa de que as crianças da cidade e região vão lotar o Parque Euclides Dourado, principalmente nos finais de semana, para ver o dinossauro e tirar fotografias junto da escultura do animal.

Izaías agradeceu a Marcílio Reinaux pela obra, pelo seu amor a Garanhuns e Ivo Amaral lembrou livros escritos por garanhuenses registrando a existência de dinossauros na região do Agreste Meridional, no período pré-histórico.


Terminada à solenidade foi servido um coquetel aos presentes, na ante-sala do gabinete do prefeito. 

(Fotos: Luanny Porto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário