sábado, 20 de dezembro de 2014

Saloá de Parabéns: 51 Anos de Emancipação Política.


SALOÁ COMPLETA 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Neste 20 de Dezembro o município de Saloá está comemorando seus 51 anos de emancipação política. Saloá foi elevada à categoria de cidade em 20 de Dezembro de 1963, pela lei estadual Nº 4946.

Um pouco de História – Elpídio José da Silva, como vereador por Bom Conselho, elaborou um projeto de lei encaminhando para a câmara de vereadores de Bom Conselho, estado de Pernambuco neste seguinte termo: Desmembrando Saloá de Bom Conselho e elevando Saloá a categoria de cidade, cuja resolução revolucionou a câmara municipal... vereadores achavam que o município de Bom Conselho não estava em condições de ser desmembrado... seria diminuir os cofres públicos e isso seria quase impossível.

Elpídio José da Silva levou o projeto a votação e por seis (06) votos favoráveis e três (03) votos contra, teve seu projeto aprovado e sancionado por lei municipal. Cheio de alegria preparou a documentação e encaminhou ao deputado estadual, Gervásio Vieira Pires e ao deputado federal, Dr. Luiz Antonio da Silva, que deram entrada na Assembleia Legislativa do estado para que a matéria fosse estudada.

Saloá foi inscrito sob o nº 4946 da lei orgânica dos municípios novos. Projeto aprovado em data de 20 de Dezembro de 1960. Porém só oficializado como município em 20 de Dezembro de 1963, pelo então governador Miguel Arraes, recebendo o título de cidade passou a figurar como município.



Fonte: A História de Saloá; José de Freitas Sobrinho (In memoriam)

Texto de Wellington Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário