quarta-feira, 27 de agosto de 2014

COLUNA ENSAIO GERAL: OS VIDENTES

Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório




       Existem no Brasil muitos videntes, pessoas que dizem ter o dom de adivinhar o futuro, e para que existam estas pessoas é necessário que exista quem acredite e pague para ter as previsões destes videntes.
       Na eleição de 1992 disputadas pelo o Deputado Walmir Soares e Audálio Ferreira, alguns partidários de Walmir foram a nossa vizinha cidade de Palmeiras dos Índios, consultar o afamado “PAI JAIR”, conhecido nas redondezas como um homem sabido, que adivinhava o futuro e ainda de quebra receitava suas mesinhas para os seus pacientes.
       Ao chegarem à casa do referido VIDENTE, encontraram um homem de cor morena, estatura baixa, gordo e com uma tuita na perna (a tuita é conhecida popularmente como ferida braba) para um bom entendedor, ele não conseguia curar nem a sua doença como é que podia curar os outros. Notaram que onde estava localizada a ROTULA (HOJE TEM O NOME DE PATELA) estava amarrado uma fita vermelha, perguntado o porquê da fita, ele responde – é para a ferida não subir.
       Houve as apresentações de praxe (estavam presente Professora Jaciara, Manasses (genro de Walmir) e Dr. Zenício). Antes de fazerem a consulta, eles ensaiaram um bate-papo, no que PAI JAIR disse – faltou um grau para ele ser médico “esta foi muito boa, um grau para ser médico, é muita cara de pau”.
       Pai Jair pergunta se eram dois candidatos, um branco e um preto, então eles confirmaram que sim, então ele foi incisivo, quem vai ganhar é o BRANCO, ou seja, o branco era Audálio Ferreira, e realmente Audálio Foi o vencedor.
       Na eleição de 1988, em que disputaram Arnaldo Amaral e Gervásio Matos, foi uma turma para a cidade de Camocim de São Felix, pois lá tinha um vidente famoso “PAI JOAQUIM” chegando lá foi feito as apresentações de praxe e ele jogou os búzios e olhou para Zé Milton “irmão de Gervásio” e disse - pode mandar o seu irmão comprar o terno, ele é o prefeito.
       Voltando para Palmeira dos Índios, o pessoal de Walmir saiu da casa de PAI JAIR arrasado, pois, não era o que eles queriam ouvir. Neste instante alguém comentou sobre um grande vidente de Camocim de São Felix, que tinha acertado quem ganhava na eleição de Gervásio e Arnaldo Amaral, imediatamente ele concordaram em ir para Camocim de São Felix falar com PAI JOAQUIM.
       Dois dias depois, vai à caravana para falar com PAI JOAQUIM (este sim um grande vidente, não um charlatão como PAI JAIR, dizer que Walmir ia perder as eleições tinha graça).
       Chegando à casa de PAI JOAQUIM, encontraram várias pessoas esperando para ser consultado, quando chega à vez da turma de Bom Conselho, ele manda colocar mais cadeiras para o pessoal sentar, pois só tinha duas cadeiras, se concentra e joga os búzios e diz categoricamente que “O DEPUTADO NÃO VAI GANHAR ESTAS ELEIÇÕES”. Ao saírem da audiência, alguém então comentou – isto tudo não vale nada, nós estamos perdendo nosso tempo.
       Verdade ou mentira, realmente Walmir levou mais de 1800 votos de diferença de Audálio Ferreira, e começava ali sua derrocada final, na política.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário