segunda-feira, 14 de julho de 2014

Santo de Saloá faz milagres em Cantanhede no Maranhão


Os municípios de Cantanhede (Maranhão) e Saloá (Pernambuco) deverão tornar-se parceiros culturais. É que a cidade Maranhense deverá celebrar nos dias 23 e 24 de setembro próximo o centenário de Sebastião Vila Nova, que migrou de Saloá para Cantanhede. Conta a histórica que Sebastião, que morrera ainda jovem, teria influenciado o sentimento religioso da comunidade. A ele são atribuídos vários milagres. Para o Maranhão a história do Santo também faz parte do patrimônio imaterial da cidade.

Na última semana, o secretário de Cultura de Cantanhede, Carlito Amaral esteve visitando Saloá. Ele entrevistou o prefeito Ricardo Alves (PMDB) para o documentário “Barra Nova, o Operário da Fé”, que está sendo gravado em homenagem à Sebastião Barra Nova. Segundo o secretário, Sebastião teria nascido no sítio Gigante (Saloá) e morto cruelmente por volta de 1914 ainda jovem (aproximadamente 25 anos de idade).

O encontro do prefeito Ricardo e Carlito Amaral foi bastante descontraído e deverá resultar entre uma parceria cultural de Pernambuco e Maranhão. O secretário já propôs trazer um grupo cultural para as festividades juninas de Saloá no próximo ano, e espera também receber os artistas saloaenses. No final do encontro, o secretário de Cultura, Carlito Amaral ofertou uma placa enviada pelo prefeito de Cantanhede, Zé Martinho ao chefe do executivo de Saloá/PE. O vice-prefeito de Saloá/PE, José Antônio e o presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Alves Cavalcante também receberam a lembrança de Cantanhede.

Fonte:
Geraldo Moret


Nenhum comentário:

Postar um comentário