terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto de criação de tilápia muda a vida de agricultores de Saloá


Um projeto de piscicultura tem mudando a vida de produtores rurais no sítio Camaratuba da Prata, em Saloá. Acostumados a lidar com tomate, milho e feijão, os agricultores aceitaram o desafio de cultivar tilápia. O projeto tem o apoio da prefeitura Municipal de Saloá e do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco.

O peixe da espécie tilápia é o que mais tem se adaptado para criação em barragens, ou mesmo tanques de concreto. Cinco famílias participam da iniciativa e este ano já puderam expor sua produção na feira, fortalecendo o abastecimento do pescado para a Santa. O agricultor e agora pescador, Laércio Soares Bastos, diz que a experiência de vender o peixe durante a Semana Santa foi ótima. “Nós produzimos o peixe a partir da criação de alevinos. Após 4 meses tiramos hoje, cerca de 400 quilos por tanque. Isso é muito bom”. Destacou.


O projeto tem dado tão certo que outras famílias já preparam seus criatórios. Visando o fortalecimento da produção familiar, o Governo Municipal incentiva a piscicultura e juntamente ao IPA garante a compra de todo o peixe produzido pelas comunidades, dentro do programa de Aquisição de Alimento – PAA. 

Fonte: Geraldo Moret.

Nenhum comentário:

Postar um comentário