quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Emoções: Mapeado Sintomas Físicos.


O amor provoca um brilho quente no corpo, já a tristeza deixa as pernas fracas, enquanto o nojo é aquele nó na garganta. E a felicidade, adivinhe? Uma explosão. Um time do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Aalto, na Finlândia, usou mais de 700 voluntários da Finlândia, Suécia e Taiwan para traçar um mapa das emoções no corpo humano. A conclusão, publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS) foi que as associações subjetivas entre sentimentos e reações físicas, são, na verdade, universais e comuns a qualquer cultura, idioma ou localização geográfica.

No estudo, foram mostrados aos participantes vídeos, fotos de expressões faciais e histórias provocativas - tudo para despertar determinados sentimentos. Depois disso os voluntários tinham que apontar, numa silhueta humana no computador, onde em seus corpos eles tinham sentido os estímulos, acrescentando cores quentes ou frias para mostrar se a atividade tinha aumentado ou diminuído.

Mesmo usando palavras ou expressões diferentes como dor de cabeça para tristeza, ou "cold feet" para nervosismo, os resultados mostraram que há padrões consistentes de sensações corporais associadas a cada uma das seis emoções básicas.

Muitas dessas emoções envolviam aumento da atividade na parte superior do peito, "como se correspondendo a mudanças na respiração e na frequência cardíaca". Sensações nos membros superiores andavam de mãos dadas com emoções orientadas pelo approach, como raiva e felicidade, enquanto membros "pesados" estavam relacionados à tristeza. Enquanto as mudanças na face estavam relacionadas a muitas emoções, garganta e barriga respondiam sempre pelo desgosto dos participantes. "Em contraste com todas as outras emoções", diz o estudo, "a felicidade estava associada a sensações aprimoradas por todo o corpo".

Os autores do estudo, Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari, e Jari Hietanen, combinaram as respostas dos voluntários para formar um mapa universal de emoções e acreditam ter construído "a descrição mais precisa disponível até hoje da relação entre emoção e sensações corporais". Eles acreditam que este estudo pode, no futuro, ser aplicado ao tratamento de distúrbios emocionais.


"Esclarecer as sensações subjetivas corporais associadas às emoções humanas pode nos ajudar a compreender melhor os transtornos de humor, como depressão e ansiedade", escreveram eles.

De: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário