quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bloco de Notícias: Manhã 30.01.2014

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- O Tribunal Regional do Trabalho considerou a greve geral dos rodoviários de Porto Alegre como "ilegal". Com isso, os dias parados poderão ser descontados dos salários dos grevistas. Além disso, a corte aplicou multa de 100 mil reais ao Sindicato da categoria. A punição está baseado no descumprimento de uma decisão do TRT, que determina 70% da frota de ônibus circulando em horários de pico e 30% nos demais horários. No entanto, durante toda a quarta-feira, os coletivos não circularam na capital gaúcha.

- Mais um ônibus foi atacado por vândalos, na Zona leste de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, 15 pessoas cercaram o veículo, quebraram vidros e pediram para que todos os passageiros descessem. Em seguida, o coletivo foi incendiado. Ninguém foi preso. Mais cedo, outros dois ônibus pegaram fogo, mas a PM informou que não há indícios de uma ação criminosa. Somente neste ano, pelo menos 33 coletivos foram queimados na capital paulista.

- Ministério da Educação anunciou que o piso salarial dos professores vai aumentar 8,32% neste ano. O valor mínimo será de Mil 697 reais, para o docente de nível médio com jornada de 40 horas semanais

- A esquiadora brasileira Laís Souza começou a fazer fisioterapia para tentar recuperar os movimentos. O estado de saúde dela é grave. A atleta, que sofreu uma queda durante um treino de esqui, continua na UTI do Hospital Universitário de Salt Lake City. Nesta terça, os médicos confirmaram que Laís moveu os ombros pela primeira vez depois do acidente

- Os brasileiros começaram mal a primeira fase da Libertadores. O Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Deportivo Quito, no Equador, e vai precisar vencer por dois gols de diferença na próxima quarta-feira, no Maracanã, para avançar a próxima fase. No Peru, o Sporting Cristal ganhou do Atlético Paranaense por 2 a 1. A equipe brasileira garante a classificação caso vença os peruanos por 1 a 0 no jogo da volta, em Curitiba.

- Criminosos incendiaram mais um ônibus em São Paulo na noite desta quarta-feira, aumentando para 40 o número de veículos queimados só este ano na capital e Região Metropolitana. O secretário estadual de segurança, Fernando Grella Vieira, disse que a Polícia investiga a ação do crime organizado nos ataques.

- Cinco policiais militares foram presos em Campinas suspeitos de ter participado da série de 12 assassinados cometidos na cidade há duas semanas. Eles foram detidos depois que uma testemunha prestou depoimento e afirmou ter visto os policiais executando uma das vítimas.

- O Ministério da Educação anunciou que o piso salarial dos professores vai aumentar 8,32% neste ano. O valor mínimo será de R$ 1.697,00 reais para o docente de nível médio, com jornada de 40 horas semanais.

- Já está em vigor a Lei que prevê punição às empresas que se envolverem em atos de corrupção em contratos com a administração pública. As multas podem chegar a 20% do faturamento anual bruto, quando não for possível determinar o faturamento, e o valor pode ir de 6 mil a 60 milhões de reais.

- A Comissão de Ética da Presidência da República rejeitou o pedido do PSDB para investigar a passagem da comitiva da presidente Dilma Rousseff por Lisboa no último fim de semana. Na viagem da Suíça para Cuba, a presidente e a comitiva fizeram um parada técnica omitida da agenda oficial em Lisboa, se hospedaram num hotel de luxo e jantaram em um restaurante caro.

- O Ministério Público de São Paulo começou a colher depoimentos no inquérito que investiga um vereador de Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana, acusado de ficar com a metade do salário de um assessor. Num vídeo gravado pelo ex-funcionário, o vereador Nilson Cadeirante, do Partido Solidariedade, aparece recebendo mais de mil reais do assessor no próprio gabinete, depois de ver o holerite.

- Os organizadores dos rolezinhos e os representantes dos shoppings alinhavaram um acordo para permitir que os encontros ocorram nos centros comerciais, mas com um número limitado de participantes. Também participaram do encontro em São Paulo representantes da Prefeitura e do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário