quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Celpe alerta para cuidados na hora de comprar e instalar a iluminação natalina.

Festa das luzes, o Natal deste ano já está sendo anunciado nas ruas, lojas e residências, com suas decorações especiais, amplamente iluminadas. Principal artifício da caracterização natalina, o uso de lâmpadas em grande quantidade comumente está relacionado a instalações temporárias de energia que reservam maior ou menor grau de improviso. Para garantir comemorações longe acidentes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) orienta importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a iluminação de fim de ano.
Não é raro que se aproveitem os enfeites e pisca-piscas de um ano para o outro. O primeiro alerta da Celpe é verificar as condições desses fios. Se estiverem ressecados, rachados ou mesmo rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é recomendável evitar usá-los e comprar novo material, sob risco de colocar toda a decoração em perigo.
No momento da escolha de enfeites novos, a dica da Celpe é levar em conta mais do que a beleza ou a novidade do produto. O consumidor deve atentar, antes de tudo, para a procedência e qualidade dos ornamentos que precisam de eletricidade, principalmente os cordões com lâmpadas. O ideal é somente comprar os que foram certificados pelo Inmetro.
Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências se propaguem e provoquem um incêndio.
Outra dica da Celpe é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina.
“É sempre importante verificar as condições do material que será instalado. Os que foram comprados em anos anteriores podem ter sofrido algum tipo de desgaste ou avaria”, observa o gerente de Segurança da Celpe, Hugo Vidal. Ele alerta que o uso de extensões e "benjamins" (conhecidos como T ) também deve ser evitado.
Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas. “Se necessário, chame um eletricista capacitado” recomenda o gerente. “O profissional saberá indicar as adequações necessárias à instalação elétrica que alimentará a decoração que se está planejando fazer”, acrescentou.
Para adornar o exterior da casa, recomenda-se cuidado redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados.
Ao manusear a instalação natalina, é preciso certificar-se de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.
Lembre-se que tudo isso chama a atenção das crianças que tendem naturalmente a querer tocar nos enfeites. Por isso não se esqueça de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa.
A Celpe insiste que nunca deve se instalar objetos decorativos próximos da rede de distribuição de energia.


A seguir, confira um resumo das dicas:
ü     Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
ü     Revise dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
ü     Não ligue as luzinhas em extensões;
ü     Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro
ü     Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”
ü     Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica
ü     Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas
ü     Não permita que crianças manuseiem os produtos
ü     Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa




Nenhum comentário:

Postar um comentário