quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Policiais e Bombeiros Realizam Protesto no Recife.


PMs saíram do Derby e marcham até a sede provisória do governo de PE.
Policiais civis e agentes penitenciários já se juntaram ao protesto.

Do G1 PE 
PMs ocupam faixas da avenida; trânsito está complicado na região (Foto: Luna Markman / G1)PMs ocupam faixas da avenida; trânsito está complicado na região (Foto: Luna Markman / G1)

Policiais e bombeiros militares saíram em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, para protestar por melhores condições de trabalho e reajuste salarial nesta quinta (15). Os PMs deixaram a Praça do Derby, área central da capital, por volta das 15h30, e seguiram em direção ao Centro de Convenções, onde funciona a sede provisória do governo do estado. Durante o percurso, o trânsito apresentou retenções e houve congestionamento na via no sentido Olinda, mas agora o grupo aguarda na pista local, em frente à casa de shows Chevrolet Hall, e a via principal foi liberada.
Por volta das 17h, na altura do viaduto da Avenida Norte, policiais civis e agentes penitenciários se juntaram ao ato. Ao todo, de acordo com as associações e sindicatos que representam as categorias, há cerca de 2.500 pessoas participando da manifestação. O secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, vai receber uma comissão dos manifestantes.
Lideranças de protesto de policiais no Recife (Foto: Luna Markman / G1)Claudio Marinho (E), Renílson Bezerra e Nivaldo Oliveira
aguardam formação de comissão para falar com o governo
(Foto: Luna Markman / G1)
Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco(ACS-PE), cabo Renílson Bezerra, policiais e bombeiros do Recife, Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Barreiros, Caruaru e Petrolina participam do protesto.
“Queremos a aprovação da PEC 300, que já está tramitando há cinco anos no Congresso, para termos um salário digno. O salário dos PMs e bombeiros do estado é o 12º pior do Brasil. Vamos até o governo pedir que Eduardo Campos apoie a aprovação da PEC e entregar uma carta com reivindicações da PM, bombeiros, policiais civis e agentes penitenciários", disse.
Cláudio Marinho, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), disse que o governo do estado não cumpriu o acordado com a Polícia Civil pc sobre a campanha salarial de 2012.
"Ano passado, o governo criou um grupo de trabalho para dissecar ponto a ponto nossas reivindicações e tinha 180 dias para chegar a um acordo. Esse prazo acabou no dia 30 de junho deste ano e nada foi resolvido. A gente teme que chegue a março de 2014 e, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal frente as eleições, o governo não possa mais reajustar nosso salário nem contratar mais pessoas", pontuou.
Protesto passou pelo viaduto sobre a Avenida João de Barros (Foto: Luna Markman / G1)Protesto passou pelo viaduto sobre a Avenida João de
Barros (Foto: Luna Markman / G1)
Segundo Marinho, este é só o primeiro ato previsto pelo grupo e as três categorias ainda não pensam em decretar greve. Ainda de acordo com o Sinpol, os policiais civis de Pernambuco têm o terceiro pior salário do país e, por causa dessa baixa remuneração e más condições de trabalho, o quadro teve baixa de 37% de 2007 para cá.
O  vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, João Batista, disse que um dos maiores problemas da classe é a falta de efetivo. "São 1.460 agentes para 30.160 presos. A lei diz que a proporção deve ser de 5 presos para 1 agente e hoje temos 19 para um. O déficit e de 3.700 agentes. Isso traz muitos transtornos para nós", disse. Batista falou ainda que a categoria pede dignidade funcional e melhores condições de trabalho.
As reivindicações comuns às categorias são aumento do efetivo, melhores condições de trabalho, reajuste de um Plano de Cargos e Carreira e aumento salarial. A PEC 300/08 trata da criação de um piso salarial nacional para PMs e bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário