terça-feira, 20 de agosto de 2013

COLUNA TRIBUNA CULTURAL.

COLUNA TRIBUNA CULTURAL                                                                            
                                                                           
+Cultura para Bom Conselho ...

Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, expressar sua modesta visão, diante da Cultura e suas necessidades em Bom Conselho.

Até o momento não há existência em nosso Município uma política cultural eficiente, que valorize os artistas como um todo e contemple todas as vertentes culturais. Hoje, o que existe são eventos esporádicos, sem qualquer compromisso com a formação de público e com a construção da cidadania.

Precisamos entender que Cultura não é evento, a promoção de eventos é válida desde que haja uma política cultural por trás, com fins de dar uma sustentabilidade aos Artistas e suas Artes, promovendo assim a CIDADANIA.

O acesso aos bens culturais deveria ser continuamente a toda a população, como acontece com outras áreas, como a saúde e a educação. A cultura bom-conselhense também precisa fazer parte da cesta básica de necessidades diárias de todos nós e não apenas uma vez por ano. 



Defendemos

“Culturas populares, tradicionais e de setores sociais historicamente excluídos”



I - O Poder Público de Bom Conselho deve promover e proteger as diversas manifestações culturais, materiais e imateriais, delimitando os diferentes territórios culturais e proteger o Patrimônio Histórico e Cultural em todo âmbito do nosso município tais como:

  • Identificar com adoção de ações preservacionistas o patrimônio de interesse cultural e histórico estabelecendo a cartografia cultural de Bom Conselho; 
  • Promover e preservar as comunidades, culturas populares e tradicionais: quilombolas, de terreiro, de indígenas, ribeirinhos entre outros; 
  • Promover e proteger os segmentos artísticos historicamente excluídos e oprimidos tais como pessoas com deficiência, com transtornos mentais e populações de afro-descendentes, ciganos entre outros;
  • Preservar e estimular as tradições dos mestres de música e dança, artesãos e artistas populares; bordadeiras e artistas sacros;
  • Estimular e garantir pesquisas acadêmicas sobre a cultura local de Bom Conselho.

II - O Poder Público de Bom Conselho, deve fomentar a Economia da Cultura como forma de viabilizar a auto-sustentabilidade dos artistas e produtores apoiando uma das vertentes econômicas que mais crescem no mundo tais como:

  • Identificação e inclusão dos diversos ramos e cadeias produtivas da cultura e das artes no projeto de desenvolvimento econômico e social de Bom Conselho;
  • Estabelecimento de políticas de sustentabilidade de produtores, artistas e distribuidores de produtos culturais;
  • Divulgação dos produtos culturais bom-conselhense em feiras, festivais e mostras, nacionais e internacional; 
  • Inclusão da produção artística e das manifestações culturais nos roteiros turísticos do Município de Bom Conselho; 
  • Estimulo ao cooperativismo entre artistas e produtores bom-conselhenses.



III - O Poder Público de Bom Conselho deve fomentar e financiar a produção artística, a qualificação de artistas, produtores e gestores públicos, promover a formação de plateias em todos os gêneros e linguagens artísticas tais como:

  • Promovendo a distribuição e circulação das obras culturais e eventos artísticos;
  • Possibilitando o amplo acesso das diferentes segmentos sociais aos bens simbólicos produzidos pela cultura; 
  • Criando e mantendo equipamentos culturais (museus; ateliers, salas de exposição; centros de formação; teatros; circos; salas de cinemas; cineclubes, bibliotecas; estúdios; locais de ensaio; teatros de arena, sítios arqueológicos, bens tombados como patrimônio histórico entre outros).

Isso sim, é Mais Cultura
para Bom Conselho !

17 comentários:

  1. É muito interessante esse rapaz ainda não caio na real que o tempo dele passou,quando estava no poder nunca se importou. Agora que não é mais vereador tentar voltar a camará de vereadores, meu amigo Bom Conselho já tem vigários de mais(vigarista).Vc nunca desenvolveu um projeto para beneficiar a população da nossa cidade o que fez foi cria o dia de Dantas Barreto. Os Bom Concelhemse não querem saber mais de projetos inúteis como esses que vc projetou dia disso, dia daquilo. O povo necessita é de projetos que venha ter saúde,educação,segurança,alimentação,e de dar oportunidades para criação de pequenas empresas para que a população tenha uma vida melhor. E de políticos mentirosos e demagogos o povo não aguenta mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Contrario de você cidadão (ã)não preciso me esconder para expressar minhas opiniões, não teço comentários por anonimato, em tempo faço questão de deixar meus agradecimentos por ter logo sua pessoa, concedido seu precioso tempo para fala de mim, e no que tange suas indagações, entendo que sua boca apenas fala o que o seu coração está cheio.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Carlos Alberto

      Excluir
    2. Vc quando era vereador nunca fez nada nada de bom pra população ai hoje vem bancar de intelectual e que se preocupa com a população. Seu tempo já passou hoje sois passado de politico ruim a população é que está cheia e a forma é não votando.

      Excluir
  2. Ainda não estamos no período de campanha politica deixe essas meias duzias de palavras bonitas pra próxima campanha pra ver se vai colar. porque seu tempo já passou, chega de políticos mentirosos e demagogos e de promessas enganosas, nossa população não aguenta mais esse tipo de politico até parece Odorico Paraguaçu. Será que Bom Conselho ira se torna uma nova Sucupira????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrario da sua pessoa nobre anônimo (a), não vivo da política, e no que se refere sua opinião acho importante saber, é pena que sua instrução apenas se limita a tecer comentários em anonimato, obrigado por dispor do seu precioso tempo para comentar em nossa coluna.

      Excluir
    2. Logico que sim e está doido pra voltar a fazer parte da camará novamente. Mas acho que não chegara la porque o povo precisa é de uma renovação e não de quem esteve la e não fez nada de útil pra população a não ser receber o salario.

      Excluir
  3. Já que vc faz parte da administração municipal, ou é do grupo do prefeito, orque não faz pelo menos a metade do que está dizendo. Agora só ficar com blá blá blá, tenha santa paciência !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando postar novamente no mural coloque assim: Ex.Vr porque foi ficou no passado seu mandato terminou em 2012.

      Excluir
  4. Se depender da população não voltaras a ser vereador nunca mais,e ainda continua assinando como vereador,kkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Caro nobre parlamentar gostaríamos de saber poque nuca o senhor se preocupou com a pauta que colocou neste mural quando era vereador e só agora é que veio criar a tribuna cultural. Poque será??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, a ideia desta coluna nasceu deste blogueiro que convidou o Sr. Carlos Alberto, devido o mesmo ser presidente da AMABC e estar fazendo um trabalho de resgate da cultura musical em nosso município. Como maior exemplo é a homenagem ao nosso saudoso maestro Zé Puluca, que hoje é patrimônio Cultural e Imortal de Pernambuco. Para balizar a sua opinião veja este blog: http://carnavaldezepuluca.blogspot.com.br/, existe inúmeros casos de bonconselhenses sendo resgatados do anonimato. Este blog e esta coluna não tem nenhum cunho político, caso tivesse não estaria sendo publicado.
      Deixo aqui registrado o agradecimento ao presidente da AMABC por assinar esta coluna e tentar mostrar a cultura da nossa cidade, vamos esquecer a parte política e focar nossos artistas.

      Excluir
  6. Venho Agradecer O Blog O Argonauta, na pessoa do seu Redator Emmanuel Leonel, pelo convite para postar “Coluna Tribuna Cultural” nesse distinto Blog. O momento se faz necessário registrar que as referidas ações que AMABC que vem realizando em prol da cultura de Bom Conselho, são atuações totalmente desprendidas das afetividades da política partidária, a Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, vem realizando o 1º Censo de Cultura de Bom Conselho, cujo maior objetivo, é ter um inventario cultural do município de Papacaça, é importante mencionar, que sou bastante consciente das minhas ações na época como vereador em prol da cultura desse município, para isso tenho arquivados todos documentos oficiais da Casa de Dantas Barreto das minhas ações, quanto a fato não há argumentos, tive acima de 97 % de frequência nas Seções realizadas durante os quatro anos, e só presenciei a presença de professores, guardas municipais, agentes de saúdes ..., quando a matéria em discussão, eram relevantes aos seus interesses, no mais, poucas pessoas participavam das reunião, o que estranha nisso tudo, que há pessoa (s) que tercem comentários sobre a minha pessoa, sem se quer sabem do meu trabalho legislativo. Quero deixar bem claro que não tenho interesse em uma disputa eleitoral em 2016, até porque, acredito que a atual gestão legislativa vem agraciando os anseios de todos os bomconselhenses, afinal, a tão sonhada mudança já foi realizada.

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  7. Emanuel vc mesmo mencionou que esse espaço que aqui está era pra resgate da cultura , respeitamos sua opinião e deixamos de criticar o espaço. Que esse espaço é bom pra nossos artistas, e pra nossa cidade mostrar nossos talentos. Mas ao mesmo tempo vc menciona que o espaço não é de cunho politico,só que ao mesmo tempo postar esclarecimento de politico que não trabalhou em prol do povo da nossa cidade se retratando e mostrando seu grande esforço que fez quando parlamentar. Então o mesmo não deixa de ser cunho politico sim pois o nobre parlamentar está fazendo novamente uma grande propaganda politica fora de época. E quanto a atual gestão como mesmo mencionou deve está agraciando ele mesmo e a turma do prefeito. Queremos deixar bem claro não trabalhou pra o bem da população faremos uma grande campanha contra. E quanto ao trabalho da associação é um trabalho louvável e de grande importância para nosso município. E tem mais quem faz um grande trabalho de resgate da historia é Zé Roberto que deixa a politica só pra época de politica esse merece parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Acho que a Administração atual vai dar uma nova cara a cultura do município, tanto é que foi realizada a Conferência Municipal de Cultura e a sociedade aprovou diretrizes que vão ser colocadas em prática a partir da conferência, tive o a oportunidade de trabalhar com as duas gestões e sei do empenho da Diretora de Cultura, em 8 meses foi preciso organizar a casa, não conheço o trabalho do nobre EX Vereador, mas porque o Sr não se preocupou quando exercia tal cargo??? agora o Sr vai lá na LEI que foi feita no PARANÁ cola e muda o nome... parabéns o Sr mostrou que não entende NADA de cultura e quer apenas fazer média...
    quem quiser conferir leia a página 3 e 4 desse documento ( http://www.vanhoni.com.br/wp-content/uploads/2010/07/propostas-ao-plano-de-governo-na-%C3%A1rea-da-cultura..pdf )
    Bom Conselho é sim cultural e esse povo vai ser valorizado ainda mais pode esperar e não vai ser com sua ajuda não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o mesmo só se preocupava em receber seu salario no final do mês e aparecer em fotografias de eventos nos blogs da cidade. O mesmo nunca desenvolveu um projeto pra gerar renda e emprego no município. Projetando apenas dia disso, dia daquilo,o povo precisa de emprego,precisa de renda,porque não apoiou os músicos da nossa cidade quando era vereador? Ai vem usar uma associação pra auto se promover achando que internauta não tem conhecimento. Esse seu comentário foi de grande importância mostrar a atitude do nobre ex-vereador.

      Excluir
  9. Ele mesmo se intitula como que possuí um grande grau de instrução que é o senhor "GOOGLE".

    ResponderExcluir