quarta-feira, 7 de agosto de 2013

COLUNA ENSAIO GERAL: A LUTA DE PELADO x RIBEIRO

Crônicas de Bom Conselho por: Alexandre Tenório

Desde criança que eu ouvi falar desta luta, que para os  antigos, foi a maior luta de faca de nossa cidade. Esta luta é a prova da valentia do homem, bem como da bestialidade da nossa espécie.
Esta luta ocorreu no final dos anos 50 e começo dos anos 60, não sei precisar o ano. Tentei pesquisar sobre ela e muito pouca coisa ficou na memória das pessoas, porém irei relatar o que pude colher.
Ribeiro era ferreiro e tinha seu estabelecimento na antiga Rua do Caboje (Rua Monsenhor Marques), Pelado fazia biscate. Não sei qual foi o motivo que eles brigaram e Pelado que não era boa bisca, acabou preso e transferido para “A CASA DE DETENÇÃO” em Recife. Pelado jurou que ao sair da prisão iria matar Ribeiro.
Passado um certo tempo, chega em nossa cidade Pelado. Pelado vai para o bar de João Jararaca (ficava localizado na Praça Dom Pedro II onde hoje é a TERA) e começa a beber e dizer que ia matar Ribeiro, a notícia chega até Ribeiro, então Ribeiro resolve se preparar, pois sabia que Pelado não era boa bisca, era desordeiro e que mais cedo ou mais tarde ele viria o procurar.
Ribeiro prepara uma faca de 10 polegada, afiando-a nos dois lados, como ferreiro, ele sabia muito bem que uma faca com dois fios de corte era uma arma mortal.
Ribeiro depois de se preparar para a briga, fecha a ferraria e vai ao encontro de Pelado, neste instante Pelado também sai do bar e vai ao encontro de Ribeiro, os dois se encontram no início da Rua do Caboje. Nesta luta Ribeiro iria ter vantagem sobre Pelado, pois a sua faca tinha dois gumes e ele como ferreiro sabia manusear muito bem uma faca e Pelado estava meio bêbado e ele estava sóbrio.

Ao se encontrarem, Pelado diz que veio para mata-lo e Ribeiro simplesmente diz, se você é homem vamos amarrar nossas camisas e ver quem é melhor de nos dois. Eles usavam camisas de botão. Ribeiro desabotoou a camisa e o mesmo fez Pelado, deram um nó nas pontas e começaram a briga, um metia a faca no outro, que revidava, com outra facada, com a mão livre eles tentavam desviar os golpes, porém sempre entrava uma facada ou no braço, ou no abdômen, e a luta vai descendo de cabeça a baixo, nesta altura do campeonato já tinha uma grande quantidade de pessoas vendo a luta, porém ninguém se atrevia a apartar. Quando a luta chega perto da rodoviária, Pelado acerta uma facada no abdômen de Ribeiro e ele começa a cair, Pelado ver a chance de acabar com a luta, levanta os braços e com as duas mãos ele pega a faca para dar o golpe mortal em Ribeiro, com isto Pelado abre toda sua retaguarda, Ribeiro mesmo ferido no abdômen e caído, tem a lucidez de passar a faca com toda força de um lado a outro no abdômen de Pelado, neste instante ouve-se um grande grito de dor e Pelado cai segurando o intestino com as mãos. A luta acabava ali, em seguida vem duas carroças de mão levando cada uma um dos lutadores, eles foram para o posto de saúde que ficava na Rua 7 de setembro. Pelado não resistiu aos ferimentos e morreu e Ribeiro escapou e morreu anos depois de velho.  

Um comentário:

  1. O motivo da briga de Ribeiro e Pelado foi que a filha do Pelado, que era afilhada do Ribeiro, refugiou-se na casa deste afim de escapar de uma surra que se pai lhe aplicava. Ribeiro defendeu sua casa e a afilhada. Resultado Ribeiro saiu ferido e Pelado foi para a penitenciária. Cumprida a sentença, Pelado voltou para a vingança. Depois da briga vi os dois. Ribeiro sendo atendido por Joaldir Soares, no posto de Saúde e o Pelado dentro de uma carroça de "fazer feira", com as vísceras expostas.

    ResponderExcluir