sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Coluna: Conheça a Maçonaria.


A partir desta data estaremos tratando de uma entidade das mais importantes no cenário Internacional, a qual participou historicamente, na construção e libertação de diversas nações milenares, através da sua ideologia, do servir, sem ter a vaidade de aparecer. Sempre preservando o bem da coletividade. Na maçonaria existem tuas correntes que tratam do lema Macônico, a corrente ligada a Revolução Francessa têm como lema principal "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Este lema deve como passe a Revolução francesa, o qual é adotado no Brasil e Já a Maçonaria de qualquer lugar que não seja descendente ou não tenha sido influenciada historicamente pela Maçonaria Francesa simplesmente desconhece “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” como lema maçônico. Para o restante do universo maçônico, algo em torno de ¾ da Maçonaria mundial, a Sublime Ordem possui outro lema: “Fraternidade, Alívio e Verdade”. Essa é a divisa original da Maçonaria, muito bem explorada pela Maçonaria britânica e norte-americana de forma simbólica, ritualística e filosófica. A Fraternidade, ou Amor Fraternal, é demonstrado pelo tratamento tolerante, respeitoso e igualitário do maçom para com os demais maçons e que também alcança a sociedade; o Alívio, ou Socorro, é o objetivo de cada atitude caridosa do maçom aos irmãos, seus familiares e a toda a humanidade; a Verdade é compromisso de cada maçom, que além de observá-la deve sempre busca-la.  Alguns estudiosos procuram relacionar tais grandes princípios com as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. A Verdade estaria ligada à Fé, pois Deus é a Verdade; o Alívio seria a demonstração de Caridade; e a Fraternidade representaria a Esperança de um dia todos os homens tratarem-se como irmãos.


Em minha opinião, o que podemos perceber desta entidade milenar, existe registro desde o tempo do Rei Salomão, é que, para ser maçom, é necessário acreditar no "Arquiteto do Universo", Deus nosso criador. Outro ponto que chama-me a atenção, é  a adoção do ensinamento da Bíblia Sagrada em mateus capítulo 6, versículo 3 " Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;". 
Não existe vaidade nos nobres maçons e na sua entidade milenar.
O Intuito deste Blog, através dos artigos publicado é simplesmente quebra o paradigma existente com a maçonaria, que têm contribuído na construção de um mundo melhor.
Gostaria de ressaltar que não sou maçom, apenas um admirador dos seus trabalhos, desde a formação da constituição Americana até a Revolução Francesa. Fica aqui registrado que este a minha opinião, caso tenham alguma retificação a ser feita, por gentiliza enviem para posterior correção.
Espero prosseguir com esse trabalho de divulgação e aproximação da maçonaria para com a nossa sociedade.

Subscreve o editor.
Emmanuel Leonel.

A Fonte da Matéria publicado é da Loja São Paulo 43.

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

2. A Maçonaria é uma sociedade secreta?
A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons para se conhecerem.

3. A Maçonaria é uma religião?
A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.

4. A Maçonaria é anti-religiosa?
A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião dr seu agrado. A Maçonaria não dogmatiza as particularides do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.

5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?

A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário