terça-feira, 23 de julho de 2013

O Forró de Luto, Morre Dominguinhos.


O sanfoneiro e cantor Dominguinhos (72 anos), faleceu hoje às 18 horas no Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações cardíacas e infecciosas.

O músico havia sido internado na cidade do Recife em 17.12.2012, no hospital Santa Joana. A família resolveu transferi-lo para capital paulista no mês de janeiro. Há seis anos que Dominguinhos lutava contra um câncer de pulmão.

No mês de março,os filhos de Dominguinhos divergiam sobre seu estado de saúde. Enquanto o mais velho, Mauro Moraes, afirmava que o sanfoneiro estava em coma irreversível, outra filha, a também cantora Liv Moraes, dizia que o pai ainda tinha momentos de consciência.


Os dois brigam na Justiça pelo controle dos bens de Dominguinhos.
Em uma de suas últimas apresentações, no dia 13 de dezembro, o artista havia feito show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, no interior de Pernambuco.

Músico desde a infância, Dominguinhos foi, desde o início da carreira, incentivado por Gonzagão, que o consagrou como herdeiro do baião.

José Domingos de Moraes, conhecido como Dominguinhos, nasceu na cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941, começou a tocar e compor aos oito anos, com uma sanfona de oito baixos em feiras livres.

Conheceu o rei do forró, Luiz Gonzaga, no ano de 1950, recebendo de presente do seu padrinho musical uma sanfona e passou a tocar, fazer shows, participar das viagens e gravações de seus discos, o que acabou tornando-o conhecido como herdeiro musical de Gonzagão.


Dominguinhos teve músicas gravadas pelos maiores nome da MPB, como "Eu Só Quero um Xodó (em parceria com Anastácia), grande sucesso de Gilberto Gil, e "De Volta pro Aconchego" (em parceria com Nando Cordel), popularizada na voz de Elba Ramalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário