domingo, 21 de julho de 2013

DICA DE LEITURA: “O VALOR DO AMANHÔ

DICA DE LEITURA: “O VALOR DO AMANHÃ

Por Fernando Chagas da Costa (*)




“A vida é um intervalo finito de duração indefinida...O que valeria à pena escolher – pôr mais vida em nossos anos ou, quiçá, mais anos em nossas vidas?...”.

Esses são alguns questionamentos que iniciam o excelente livro “O valor do amanhã”, do economista mineiro Eduardo Giannetti.

Embora se pareça, pela seleção que fiz das questões acima, com um tratado de filosofia, na verdade a obra tem uma vasta amplitude de abrangência, além dessa ciência, pois também aborda outros aspectos, tais como os econômicos e biológicos e tem como espinha dorsal de seu desenvolvimento a questão dos juros. O questionamento principal é: O que são os Juros? E aí a análise do autor toma rumos os mais diversos, além do meramente financeiro, ao qual estamos acostumados, quando tomamos dinheiro emprestado ou emprestamos a alguém.

A abordagem de Giannetti analisa inúmeras áreas onde os juros possam fazer parte, tais como no envelhecimento celular, nas gorduras que são criadas em nossos corpos, na dependência de drogas, na busca pelo controle da saúde e da dieta, nas relações amorosas, na poupança visando criar condições para uma velhice menos sofrida e até mesmo nos castigos e recompensas após a morte com que as religiões prometem.

Chegamos a real conclusão de que tudo na vida tem seu preço e isso é uma questão das escolhas que constantemente fazemos, tendo como cenário o caráter das trocas intemporais, isto é, “o preço” e a “recompensa” ocorrem em tempos distintos. Por exemplo, quantas vezes temos vontade de adquirir um bem e nos questionamos: “É melhor juntar e comprá-lo mais tarde, à vista, ou adquiri-lo logo, sendo para isso necessário assumir uma dívida que pagamos parceladamente?” Isso pode criar a situação de que quem está extremamente ansioso para consumir de imediato, muitas vezes aceita pagar um preço maior e pode comprometer o futuro. 

Boa Leitura, ainda que seja hoje ou amanhã!

 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

2 comentários:

  1. queria saber do blogueiro se aquela tradicional festa do motocross ainda existe em Bom Conselho, e se existe, favor nos comunicar em tempo para participar deste grandioso evento. Parabéns pelo seu blog, mas poste mais matérias da nossa cidade, pois nós que estamos longe ficamos sem noticias da terrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha de motos ocorreu no dia de hoje, foi realizada a postagem da festa, ver materia: http://oargonautabc.blogspot.com.br/2013/07/a-maior-trilha-do-nordeste-11-papacaca.html

      Excluir