segunda-feira, 10 de junho de 2013

Nova Coluna: Significado dos Nomes

A partir de hoje (10.06), estaremos publicando uma nova coluna, denominada Significado dos Nomes nos Gêneros: Masculino e Feminino. Sempre estaremos publicando o significado de três nomes por coluna.
Utilizaremos como fonte o Site: Dicionário de Nomes Próprios.
Iniciaremos com os nomes abaixo:

Arthur:

De origem celta e mais propriamente gaélica, o nome Arthur tem um significado exato difícil de encontrar, sendo um mistério para os estudiosos. Parece, no entanto, que deriva de artos (significando "urso") combinado com viros ("rei").
É possível que esse segundo elemento celta fosserigos" (homem).

Isto quer dizer que Arthur pode significar no original "homem urso", ou mesmo "rei urso". Este nome também já foi associado à palavra gaélica "pedra".

"Força nobre", "nobre" e "corajoso" são os sentidos conferidos a este nome se olharmos para as diferentes traduções dos elementos que o compõem.

A mais famosa personagem com este nome é o Rei Arthur, um Rei dos Bretões no século VI. No entanto, tal como o significado do seu nome, a sua história é também um grande mistério. Ninguém tem provas de que o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda não sejam mais do que apenas lendas.

A versão mais antiga e comum deste nome no Brasil é Artur.


Antônio: 

Significa possivelmente "valioso", "de valor inestimável", "sem preço", mas a origem do nome é obscura.

A origem é o latim Antonius, um nome de família romano, usado inicialmente só como sobrenome. A origem parece ser etrusca mas é desconhecida.

Foi nome de um imperador romano no século 1 a.C. e só se tornou mais usual a partir do século III d.C., quando um ermita com esse nome fundou o monaquismo cristão.

António de Pádua, santo padroeiro de Portugal, que viveu no século XII, aumentou a popularidade do nome.


Alexandre: 

Alexandre significa "protetor do homem", ou mesmo "defensor da humanidade".

O nome Alexandre deriva do verbo gregoaléxo, que significa "repelir", "defender" ou "proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem".

O feminino deste nome, Alexandra é também muito comum, assim como o diminutivo Alex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário