quarta-feira, 5 de junho de 2013

Funase inaugura nova sede administrativa


Foi inaugurada nesta quarta-feira (5), a nova sede administrativa da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O espaço, que antes era localizado no Bongi, na mesma área onde fica o Centro de Internação Provisória (Cenip) do Recife, agora está instalado em uma nova casa, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 773, nos Aflitos. 

O secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico afirmou que tem por meta prioritária a redução no número de internamentos do Estado. "O Governo está investindo em construções. Neste momento temos uma nova unidade de internação prestes a ser inaugurada em Vitória de Santo Antão, além de uma construção em Timbaúba, outra no Cabo de Santo Agostinho. Mas meu objetivo maior é chegar um número quase nulo de internação, por isso também estamos priorizando as parcerias com as prefeituras, em ações de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC)”, contou. 

Na solenidade de inauguração, o presidente da Funase, Eutácio Borges explicou que a antiga sede será demolida para a ampliação do Cenip e transformada em unidade-modelo."O projeto arquitetônico e orçamentário deve ser apresentado na próxima semana. Ele será todo baseado nas diretrizes da lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A previsão é que a obra fique pronta no prazo máximo de um ano”, adiantou. 

Durante a cerimônia, dezenas de socioeducandos das 21 unidades da Funase participaram de atividades culturais como apresentações de corais, pernas de pau, além de exposição de produtos artesanais. Conferiram também a programação o secretário-executivo dos sistemas Protetivo e Socioeducativo, Fernando Silva, a Secretária de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti, a deputada estadual, Raquel Lyra, além dos funcionários da fundação.   

CENIP- Centro de Internação Provisória é o espaço onde o adolescente aguarda a sentença do juiz da Vara da Infância e da Juventude. Os jovens permanecem no local por, no máximo, 45 dias, período em que passam por julgamento e são liberados ou enviados a outras unidades. Atende atualmente 233 adolescentes dos 12 aos 18 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário