terça-feira, 11 de junho de 2013

Coluna: Significado dos Nomes

Coluna: Significado dos Nomes

Gênero: Feminino





Ana

Significa "graciosa" ou "cheia de graça".

Vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim, como Anna, que alguns referem que quer dizer "idosa", "respeitável".

Alguns estudiosos apontam também para o significado "aquela que se levantará novamente". Para muitos trata-se também da forma adotada no português e no espanhol para o nome Anne.

Ana, na sua forma mais simples ou associado a outros nomes próprios é provavelmente um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente. 

Na Bíblia duas "Anas" se destacam, uma, no velho testamento, por ser mãe do profeta Samuel e ter engravidado em idade muito avançada e no novo testamento uma profetisa que reconhece que o menino Jesus é o Messias.


Amanda

Nome com origem no latim amandus, que significa que deve ser amada.

Amanda é intuitiva e sensível e procura realizar-se no plano afectivo a qualquer preço. Muitos são os homens que se rendem aos seus encantos, o que em muitos casos é sinônimo de problemas e decisões difíceis.

Quando se desilude, Amanda prefere livrar-se dos laços estreitos da vida amorosa.

Aline

A origem do nome Aline é incerta e um pouco complexa. O mais provável é que Aline seja um diminutivo do nome próprio Adelineque começou a ser utilizado na Europa na era medieval. O nome parece ter origem no germânico Adela, que usa o elemento adal, que significa "nobre".

Então Aline é um diminutivo de Adeline, que também era em si um apelido carinhoso para as pessoas chamadas Adele. Adele era simplesmente a forma francesa do nome medieval de origem germânica "Adela".

Outras teorias apontam para uma origem armênia do nome, significando "portadora da luz", ou mesmo uma origem gaélica, com o significado de "bela", "adorável".

2 comentários: