quinta-feira, 16 de maio de 2013

Raquel Lyra reforça o compromisso com a Primeira Infância


Segundo o censo 2010 do IBGE, Pernambuco tem 287.158 crianças de 0 a 6 anos, o que corresponde a 11,9% da população do Estado.


A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) foi ao plenário, na tarde desta quarta-feira (15), para reforçar a necessidade de investimento na Primeira Infância, período que vai do zero aos seis anos de idade, fundamental para o desenvolvimento da estrutura física, psíquica e das habilidades sociais do indivíduo.

A Parlamentar destacou que, nos últimos anos, a situação da Primeira Infância no Brasil melhorou, em função da diminuição da taxa de mortalidade infantil, da desnutrição, do sub-registro de nascimento e, por outro lado, houve aumento do número de crianças frequentando creches e pré-escolas, sendo amamentadas exclusivamente pelo leito materno, entre outros avanços. 

Mas apesar das melhorias, Raquel alertou aos deputados presentes que é preciso avançar muito mais. “Em abril deste ano, em Brasília, participei do Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância na Câmara dos Deputados. No evento, foram identificados avanços e desafios das políticas, programas e estratégias na defesa e proteção dos direitos das crianças na Primeira Infância do Brasil e de outros países”, disse.

A Socialista destacou as principais missões identificadas no Seminário, entre elas: apoiar as mães desde a gestação, dado que estas são as principais responsáveis pelas crianças; garantir educação infantil de qualidade, além de universalizar o acesso a creches e pré-escolas; facilitar o registro civil de nascimento, pois este garante a cidadania e o acesso às políticas públicas; fornecer cuidados especiais às crianças com deficiência; ter formação de qualidade para os profissionais que atuam com a primeira infância, nas áreas de educação, saúde e assistência social.

A Deputada também lembrou que no próximo dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marco da luta pelo fim da violência sexual contra crianças e jovens. “Solicito um esforço de todos, no sentido de divulgar e participar da mobilização neste dia, para que toda sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfretamento, do ponto de vista político e operacional”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário