quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fiéis Homenageiam Santa Rita de Cássia em Bom Conselho


O dia da Santa das causas impossíveis é comemorado hoje em Bom Conselho e no mundo

Santuário e corpo de Santa Rita de Cássia

Hoje comemora-se o dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a “santa das causas impossíveis” As celebrações católicas ocorrem em todo o mundo. Em Bom Conselho é tradicional rezarem o terço dedicado a Santa Rita nas residências dos fiéis católicos e devotos da Santa.

História.

Santa Rita nasceu em 1381 em Roccaporena, um pequeno povoado perdido nas montanhas. Seus pais, anciãos, a educaram no temor de Deus, e ela respeitou a tal ponto a autoridade paterna que abandonou o propósito de entrar no convento e aceitou unir-se em matrimônio com Paulo de Ferdinando, um jovem violento e revoltado. Seu marido foi assassinado e os dois filhos, já jovens, juraram vingar a morte do pai.
Quando Rita se deu conta da inutilidade de seus esforços para convencê-los de que desistissem de seus propósitos, teve a valentia de pedir a Deus que os levasse, antes que manchassem suas vidas com um homicídio.

 Sua oração, humanamente incompreensível, foi ouvida. E sem esposo e sem filhos, Rita foi pedir sua entrada no convento das agostinianas de Cássia. Porém, seu pedido foi negado.

Voltou ao seu lugar deserto e rezou intensamente a seus três santos protetores, São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino, e uma noite sucedeu o prodígio. Apareceram-lhe os três santos, que disseram que os seguisse, chegaram ao convento, abriram as portas e levaram a metade do coro, onde as religiosas estavam rezando as orações da manhã.
Dedicou-se à penitência, à oração e ao amor de Cristo crucificado. Um dia pediu que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, recebeu um espinho cravado em sua testa, a chaga ficou ficou por toda a sua vida e ainda pode-se vê-la em sua cabeça conservada intacta com o resto do corpo.

 A fama de sua santidade passou os limites de Cássia. As orações de Rita obtiveram prodigiosas curas e conversões.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457.
Pouco antes de morrer e de firmar seu testamento verbal às Irmãs do convento, veio visitá-la uma sua parenta; a Santa agradeceu-lhe a visita e, ao se despedir pediu:
- Vá à horta que fica perto de tua casa, por amor de Jesus, e traga-me uma rosa.
Como os campos encontravam-se cobertos pela neve e a vegetação inexistente, sua parenta imaginou que a Santa delirasse, porém, acatou o que ela pedira e dirigiu-se ao local certa de que nada encontraria.
Chegando à horta, encontrou uma linda rosa, que a levou à enferma; Rita novamente lhe pediu que retornasse e lhe trouxesse dois figos que, também foram encontrados na figueira.

Foi beatificada em 1627, ocasião em que seu corpo foi encontrado no mesmo estado em que estava no momento de sua morte, ocorrida há mais de cento e cinqüenta anos.

Seu corpo, desde 18 de maio de 1947, repousa no Santuário, numa urna de prata e cristal fabricada em 1930.
As vestes que lhe serviam de mortalha estão tão perfeitas como no dia em que a envolveram.
Atualmente, os visitantes podem sentir um doce aroma que provém de seu corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário