domingo, 19 de maio de 2013

DICA DE LEITURA: “O Nome da Rosa”

COLUNA SEMANAL: DICA DE LEITURA                       "O NOME DA ROSA"

POR FERNANDO CHAGAS DA COSTA(*)


O Nome da Rosa” foi a obra de ficção, publicada inicialmente em 1980, que lançou e destacou mundialmente o escritor italiano Umberto Eco.
Criado nos moldes de uma aventura de Sherlock Holmes e de seu ajudante Watson, a história narra as investigações de sete mortes, ocorridas em sete dias e noites, em um mosteiro beneditino medieval do século 14. Entre os personagens principais está o frade William de Baskerville, um ex-inquisitor, que chega ao local para participar de uma conferência e acaba se envolvendo para descobrir os crimes, sempre contando, para isso, com seu ajudante, o noviço Adso de Melke.
A obra traz vários fatos interessantes de análise, a exemplo de como o conhecimento na época era extremamente restrito, os debates religiosos e a grandiosidade da biblioteca cristã, que deveria ser rigorosamente protegida. O eterno conflito filosófico entre o Bem e o Mal está presente nos fatos que compõem o enredo.
O livro tornou-se best seller e foi transformado em filme  em 1986, tendo em seu elenco, vivenciando o frade William de Baskerville, o brilhante ator Sean Connery (conhecido principalmente por suas interpretações de James Bond, o agente secreto 007).
Ao final da trama, descobre-se que um julgado livro perdido de Aristóteles era a causa principal e o responsável é descoberto.
Boa Leitura ou, como se diria no mosteiro, “Bonum Legere”!


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário