sexta-feira, 10 de maio de 2013

Audiência Pública no distrito de Rainha Isabel município de Bom Conselho.


Audiência Pública realizada no distrito de Rainha Isabel município de Bom Conselho, realizada em 09.05.2013. 



A Prefeitura Municipal de Bom Conselho juntamente com a Secretaria de Transportes de Pernambuco, realizou uma audiência pública no distrito de Rainha Isabel, município de Bom Conselho. O encontro teve como principal tema a doação e desapropriação de 10 (dez)  metros das margens direita e esquerda das terras para execução da obra de implantação e pavimentação da estrada vicinal VPE-240, que liga a PE-218 no município de Bom Conselho ao distrito de Rainha Isabel.

Autoridades Presentes.

Vereadores: Neto, Geninho, Leia e Deda
Municipais: Prefeito Danilo Godoy; Vice-prefeita Josefa Ferreira; Vereadores: Presidente da Câmara Geninho Tavares, Chico Bento, Leia Ramos, Neto Ferreira, Deda e Márcia do Angico. Secretários municipais.
Pároco da Rainha Isabel: Padre Nivaldo


Estaduais:
Representantes e técnicos do governo do estado de Pernambuco:
Irineu Messias, Wanderley Pinto, Rosano Carvalho, Suetonio Gonçalves e Márcia Zoraid; Deputado Estadual Marco Antonio Dourado.

Obra.

Implantação, pavimentação, drenagem e colocação de sinalização vertical e horizontal de 11 quilômetros da rodovia VPE-240, no valor de R$ 6.636.277,04, a pista terá 30 metros de largura, incluindo acostamento e área de escape. A empresa responsável será a Solo Construções.

 Discursos.


O prefeito Danilo Godoy, deu início a audiência pública, relatando a sua preocupação com o distrito de Rainha Isabel, onde um dos seus primeiros atos quando tomou posse, foi visitar o secretário de transportes Isaltino Nascimento e o governador Eduardo Campos, tendo em vista tornar real o sonho da pavimentação da estrada VPE-240, falou “Esta obra é de extrema importância não só para o distrito da Rainha, mais para todo o município, sendo necessário a participação de cada um dos moradores para enfim tornar real esta tão sonhada estrada. Seria um legado deixado por cada um para as gerações futuras.” “A licitação está pronta a empresa Solo está contratada e seu representante está presente aqui.” “O governador Eduardo Campos, o governador com o maior índice de aprovação do país, disse aqui, na Rainha Isabel na última quinta-feira que iria inaugurar a estrada em 2014.” “Irei fazer todos os esforços possíveis e não vou abrir mão para que está obra seja realizada.” “Este é o primeiro passo para tornar a Rainha uma cidade e se Deus permitir, com a ajuda de Nossa Senhora Aparecida, conseguiremos também esse feito.”, estas foram algumas das palavras do prefeito.



Padre Nivaldo, iniciou agradecendo a presença de todos, e citou que quando sonhamos juntos podemos tornar esse sonho realidade, a Rainha será ligada ao resto do mundo com essa obra. Não podemos pensar somente em si, más no coletivo, devemos preparar o futuro fazendo o presente. Implorava de joelhos aos proprietários das margens, para cooperarem com a obra, pois, quem pensa pequeno somente pensa no seu umbigo, quando morremos somos todos iguais. A estrada não é do padre ou do prefeito, é de todos, inclusive das gerações futuras. Foram visitados todos os proprietários que possuem terras às margens da estrada. O pároco, neste momento leu o nome de cada um dos proprietários, solicitando a confirmação da presença dos mesmos, ou representantes. Foram chamados em torno de 23 proprietários, destes somente 05 não estavam presentes ou representados. Ainda com a palavra falou: Um dos primeiros a ser visitado foi Rubens Ribeiro, o primeiro terreno localizado na saída da Rainha, onde prontamente disponibilizou as suas terras para a obra. Os pequenos proprietários foram os primeiros a cederem. Falta somente consultar a família dos Gonçalvinhos e o Sr. Antônio Guedes. Até o momento o único que disse que não cede um palmo da terra foi Miguel Antônio. Esses três proprietários. Detém em torno de um terço das margens da estrada.

Geninho Tavares, presidente da Câmara, falou que a Câmara de vereadores apóia na sua totalidade a obra e lutará para Rainha ser reconhecida como cidade.
Informou a população da Rainha Isabel, que em breve haverá uma seção da Câmara Municipal naquele distrito, é o poder legislativo perto do povo.




Vereador Francisco Bento, informou que visitaram todos os proprietários das terras de casa em casa, a estrada não é para o prefeito ou os vereadores é para o povo da Rainha. Somente dois não concordaram em ceder suas terras, mas Deus a maior que todos. Convidou a vereadora Leia Ramos, para junto dele e agradeceu a mesma pela força e dedicação na Câmara em prol do Distrito de Rainha Isabel.

A vereadora Leia Ramos, no uso da palavra, disse que é um compromisso não somente dela, mais de todos a realização desta obra. Disse que ficou emocionada quando cada um que foi citado disse “sim” onde dava para perceber no semblante de cada um, a humildade e o prazer poder tornar esse sonho realidade. Ressaltou que a união faz a força e que as terras depois da estrada seriam valorizadas, aumentando seu valor venal.



O representante do secretário estadual, Isaltino Nascimento, o Sr. Irineu Messias, gerente de articulação institucional, justificou a ausência do secretário, na sua fala, ressaltou a importância da obra e informou que em todas as estradas que já foram construídas, os terrenos as suas margens chegam a triplicar o seu valor.


A técnica responsável pelo setor de desapropriação, Márcia Zoraid, esclareceu os seguintes pontos:
A obra já está decretada de utilidade pública e será realizada, quem não concorda terá suas terras desapropriadas e irão receber os valores judicialmente; serão necessários em torno de 10 metros dos terrenos às margens da estrada




O salão da escola estava lotado pela população do distrito de Rainha Isabel, todos esperançosos  de verem a tão sonhada estrada asfaltada. 
Para visualizar todas as fotos do evento acesse o link abaixo.


 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário