sábado, 6 de abril de 2013

Investigação contra o ex-presidente Lula, repercute na imprensa internacional.

Foto: El País - Lula, na quinta-feira
em uma cerimônia em Montevidéu.
Pablo Nogueira(EFE)
O portal de notícias, do jornal espanhol "El País" da Espanha, um dos mais tradicionais na Europa. Estampa em sua página principal a matéria intitulada "Lula, investigado pela corrupção do seu partido". Onde é citado  "o envolvimento no escândalo do mensalão, o mais grave da história recente do Brasil", texto do portal.Abaixo transcrevemos a reportagem ora citada:
Aqui, a reportagem na íntegra.


"O Escritório de Brasília pediu à Polícia Federal, que abriu um inquérito sobre as denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu ministro das Finanças, Antonio Palocci, lançado pelo empresário Marcos Valério , condenado a 40 anos de prisão organizador de rede chamado caso do mensalão, a questão da corrupção política mais grave na história recente do Brasil.

Valério disse em setembro passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que Lula tinha sido o mediador de uma transferência de sete bilhões de reais (US $ 3,4 milhões) para um fornecedor de Portugal, Telecom, em Macau (China) para o Partido dos Trabalhadores (PT). Esse dinheiro seria usado para pagar dívidas supostamente do Partido com gastos na campanha presidencial que lhe deu a vitória em 2002. O dinheiro teria entrado no Brasil por meio de contas de vários dirigentes do partido.
É a primeira vez que é aberto um processo para investigar o possível envolvimento direto de Lula no caso do mensalão.Onde foram condenados alguns membros da direção do PT,  começando com o ex-ministro, José Dirceu, o braço direito de Lula, no seu primeiro mandato, ele foi condenado a 10 anos de prisão como o criador do esquema de corrupção.
Valério diz que Lula teria encontrado Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, para negociar a transação. Horta sempre negou tais alegações. A transação estaria relacionada a uma viagem que ele fez para Valério Portugal em 2005. O episódio foi usado no julgamento do mensalão.  Caso que ocorreu no Supremo como um teste da influência de Valério em transações financeiras relacionadas com o PT.
Valério fez acusações contra Lula no caso do mensalão, quando o caso estava no Supremo e o procurador se recusou a inseri-los nesse processo. Somente quando o caso foi concluiu no Supremo Tribunal, Gurgel enviou novas denúncias ao Escritório de Brasília, agora chamado de pesquisa em aberto.
Lula não tinha entrado no processo do mensalão porque a promotoria não tinha encontrado provas contra ele. Valério sempre negou envolvimento no caso anterior. Só quando ele foi condenado, e depois de considerar que o PT não tinha feito nada para evitar o julgamento, decidiu fazer novas denúncias, enquanto relatou ter recebido ameaças de morte caso fala-se.
Quando ocorreu o escândalo de suborno aos deputados e partidos em troca de apoio ao governo, Lula disse que não tinha maioria no Congresso, o presidente disse em público que o país não tinha conhecimento do caso e que tinha sido traído. Lula Mais tarde, negou a existência do caso mensalão e culpou as manobras da oposição conservadora. Onde, não iria aceitava um simples torneiro mecânico como ele, tornar-se presidente da República".



OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1

Nenhum comentário:

Postar um comentário