quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeitura de Bom Conselho viabiliza exames de "Catarata" no município.


www.oargonautabc.blogspot.com

Prefeitura Municipal de Bom Conselho, firma parceria com a Fundação Altino Ventura, para realização de exames para diagnosticar e prevenir a catarata. O público alvo a ser atendido serão pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

A meta é atender 500 pessoas no período de 01 a 05 de abril, serão 100 pessoas por dia, 50 pela manhã e 50 no período da tarde.
O atendimento será realizado no Centro Cultural Professor Waldemar Gomes de Santana, mais conhecido como “Cuscuz”, situado na Praça Santo Antônio.

Quem desejar atendimento deverá comparecer com cópia dos seguintes documentos:
Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
A equipe de saúde, será composta por uma médica e dois assistentes de oftalmologia para realização dos exames.
A cirurgia de catarata é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O estado de Pernambuco pretende acabar com a fila de espera para a cirurgia. (VEJA AQUI)

Afinal de contas, o que é catarata?
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.
É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.
Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.
A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário