sexta-feira, 1 de março de 2013

A Seca em Bom Conselho e Região - Prólogo.



Estaremos publicando uma série de reportagens onde pudemos observar a triste realidade de produtores rurais e de toda uma cadeia econômica que definha através do gosto amargo da seca no campo.
Seca. Para muitas pessoas essa palavra ecoa distante e sem força. Para outras ela é sinônimo de perdas e desesperança de um futuro. Essa palavra é o alerta para mobilizarmos toda a sociedade e os governantes.
Com a série de postagens, pretendemos mostrar a população a real dimensão desse terrível problema. Uma realidade que muitos tentam esconder em números frios de estatísticas e que a cada dia abala mais e mais a nossa economia e a produção rural. A região vive um trágico momento e as visitas que realizamos somente confirmaram o que já era esperado. Além do gado, que está morrendo de fome e sede, observamos o desalento na face de nossos produtores. Observamos o seu descrédito com o futuro. E essa é uma realidade que não podemos aceitar de braços cruzados e dormir como se nada tivesse acontecendo.
Nesses locais, conversamos com diversos produtores e ouvimos, os relatos sobre a seca considerada a pior dos últimos 50 anos.
Vimos e registramos os verdadeiros campos de extermínio do gado. Cemitérios a céu aberto onde diversas carcaças de bois e vacas apodrecem e aguardam as bicadas de velozes urubus. Uma imagem chocante e que mostra para todos nós a fragilidade do homem do campo com a seca.
Em nosso município, o depoimento dos produtores e autoridades é somente um: 40% do rebanho foi dizimado pela seca. Segundo os cálculos dos entrevistados,  os prejuízos só serão repostos em 10 anos e com invernos chuvosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário