terça-feira, 21 de maio de 2013

VIRAL ENGANOSO NO FACEBOOK "AVISO DE PRIVACIDADE"


Muitos usuários da rede social estão compartilhando um “aviso de privacidade” e afirmando que se você postar a mensagem em seu perfil poderá proteger todos os seus dados de qualquer pessoa, organização e até mesmo do governo americano. Só que isso não passa de mais uma farsa da web.
Embora tenha começado a circular em setembro de 2012 no Facebook brasileiro, o viral teve sua origem nos Estados Unidos, em maio de 2012. A informação foi averiguada e desmentida pelo site “Snopes”, que se dedica a analisar farsas da web há mais de 15 anos.
O “aviso de privacidade” se baseia no argumento de que o Facebook agora é uma empresa de “capital aberto”, mas sem dizer no que isso implica. Na prática, essa mudança significa apenas que as ações da empresa podem ser negociadas em bolsa de valores, sem nenhuma interferência na sua política de privacidade.
Além disso, a mensagem sugere que o Facebook possa usar todas as informações dos usuários publicamente. Mas os “termos de uso” da rede social dizem que “você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook”, e compreende que só será público o que o usuário decidir tornar público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário