terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Qual o real motivo da renuncia do Papa Bento XVI ?

Foto de raio atingindo o Vaticano, logo após o anuncio da renúncia
do Papa Bento XVI -
A imagem foi registrada pelo fotógrafo Filippo Monteforte, da agência AFP
O que terá levado Joseph Ratzinger a renunciar? O motivo alegado pelo Pontifice, foi não ter mais forças. Será esse o real motivo? O Papado de Bento XVI, ficará marcado por polêmicas e escândalos, noticiados pela imprensa no mundo inteiro.
Abordaremos abaixo algumas dessas polêmicas/casos.
1 - Comunidade Islâmica/Maomé - No ano de 2006, o Pontífice, fez uma declaração que caiu como uma bomba na comunidade Islâmica, levando a protestos, inclusive ataques a bombas em igrejas Católicas. Em uma palestra intitulada "Fé, Razão e a Universidade", realizada na Universidade de Ratisbona, o papa citou o que seria, segundo ele, uma frase do imperador bizantino, Manuel II Paleologus, sobre a prática de espalhar a fé com violência: "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava" .
2 - Comunidade Judáica - Durante uma visita a Auschwitz, local onde ficava o mais conhecido campo de concentração nazista na Polônia, em maio de 2006, Bento XVI atribuiu a culpa do Holocausto a "um bando de criminosos" que teriam "abusado" do povo alemão.
As declarações em Auschwitz foram censuradas por importantes figuras da comunidade judaica, O presidente da União de Comunidades Judaicas Italianas, Claudio Morpurgo, se disse "perplexo" com a declaração de Bento 16 - primeiro papa alemão desde o século 11 - e o grande rabino de Roma, Riccardo di Segni, classificou o discurso como "problemático".
3 - Autoridades Médicas/Condenação do uso de preservativos - Durante uma visita a África, em Março de 2009, o Papa criticou a distribuição de camisinha para combater o problema da Aids no continente, que concentra 75% das mortes pela doença no mundo.
“O problema da Aids é uma tragédia que não pode ser derrotada só com dinheiro ou pela distribuição de preservativos - que até pode agravar o problema”, disse o pontífice, ao conversar com jornalistas no avião, a caminho da capital de Camarões. 
As declarações provocaram protestos de entidades médicas e organizações de combate a Aids.Sendo considerado como um discurso "genocida".
4 - Pedofilia - As denúncias mais graves de pedofilia na igreja atingiram seu auge em 2009 e 2010. Segundo elas, dioceses locais e o próprio Vaticano foram cúmplices no acobertamento de inúmeros casos de pedofilia, hesitando em punir padres pedófilos e às vezes mudando-os para postos nos quais continuaram a praticar abusos. Inclusive diversos casos no Brasil.
Enquanto algumas autoridades católicas inicialmente qualificaram as acusações de serem parte de uma campanha contra a Igreja, o papa aceitou a responsabilidade pelos episódios, falando em "pecados dentro da Igreja".
Bento XVI, encontrou vítimas e emitiu pedidos de desculpas inéditos. Enfatizou que os bispos notifiquem os casos de abusos e introduziu novas regras para apressar a apuração de denúncias de pedofilia.
Para os simpatizantes de Bento XVI, ele foi o papa que mais agiu contra os abusos.
Críticos, porém, dizem que foi necessário um bom tempo para que o alemão compreendesse a seriedade dos crimes que lhe eram notificados e ele permitiu que os abusos ficassem sem resposta por anos para evitar arranhar a imagem da Igreja.
5 - Corrupção - No ano passado, um escândalo foi desatado pelo vazamento de uma série de documentos do Vaticano sugerindo episódios de corrupção e lutas internas pelo poder nas altas esferas da Igreja Católica.
Alguns dos documentos teriam sido retirados do apartamento do próprio Bento 16, e o mordomo do papa, Paolo Gabriele, foi preso, acusado de conexão com o caso.
Gabriele, que teria entregue os documentos a um jornalista, disse que sua intenção era expôr a corrupção e as perversidades do Vaticano.
Ele foi condenado a 18 meses de prisão por roubo de documentos oficiais, mas foi "perdoado" pelo papa.
Outro empregado do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, também foi condenado e perdoado pelo pontífice.


3 comentários:

  1. Caro Emmanuel,

    São muitas as versões para a renúncia. Leia amanhã em meu blog a mais próxima da verdadeira.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lucinha,
      Também estou preparando uma versão sobre os motivos onde levaram-no a renunciar, em breve publicarei.
      Estou lisonjeado em ter um comentário seu em meu blog, espero contar com mais comentários seus, a crítica construtiva é sempre bem vinda. Penso que devemos ter fedeback nas postagens, somente assim poderei melhorar.
      Um abraço,
      De um Argonauta, Emmanuel Leonel.

      Excluir
  2. A versão correta já foi divulgada e está no endereço http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/internacional/ilze-scamparini-pode-estar-por-tras-de-renuncia-do-papa

    ResponderExcluir