quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lombadas (Ondulações Transversais) Irregulares em Bom Conselho.

Quebra-molas ou quebra-carros, o que temos em Bom Conselho?







Estive percorrendo a nossa cidade e verificando as lombadas(ondulações verticais),  encontrei a maioria delas irregulares, que não seguem as dimensões regulamentadas no art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro, onde a largura  deverá ser igual a da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial; o comprimento deverá ser de 1,5 metros e a altura não poderá ultrapassar 0,08m (8 centímetros). As lombadas da forma que estão são totalmente prejudiciais. Ou são extremamente curtas, em que o carro recebe um tranco violento ao passar, ou alta demais, com grande risco de raspar a parte inferior do veículo e danificá-la.
Outro problema verificado é quanto a sinalização, de acordo com o art. 9°.
 "A colocação de ondulações transversais na via, só será admitida, se acompanhada a devida sinalização, constando, no mínimo, de:

I - placa de Regulamentação "Velocidade Máxima Permitida", limitando a velocidade até um máximo de 20 km/h,  sempre antecedendo o obstáculo, devendo a redução de velocidade da via ser gradativa, seguindo os critérios estabelecidos pelo CONTRAN e restabelecendo a velocidade da via após a transposição do dispositivo;

II - placas de Advertência "Saliência ou Lombada", instaladas, seguindo os critérios estabelecidos pelo CONTRAN, antes e junto ao dispositivo, devendo esta última ser complementada com seta de posição, conforme desenho constante do ANEXO III, da presente Resolução;

IV - marcas oblíquas com largura mínima de 0,25 m pintadas na cor amarela, espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o obstáculo admitindo-se, também, a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, principalmente no caso de pavimentos que necessitem de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO III, da presente Resolução.

 Gostaria de deixar bem claro, que não sou contra as lombadas, pelo contrário, são necessárias para segurança dos pedestres. Acontece que existe uma regulamentação sendo claramente desrespeitada. Solicitamos às autoridades para que tomem as providências necessárias, fazendo com que as lombadas tenham as medidas padronizadas, as pinturas determinadas pela norma e placas de sinalização.
















4 comentários:

  1. Caro Leonel é um absurdo a total falta de legalidade, uma afronta as leis as nossas lombadas, Não podemos nem chamar de quebra-molas , está nais para quebra carros, Em nenhuma delas segue-se o que preconiza a legislação contida no código de transito Brasileiro, está mais que na hora do poder publico municipal tomar providências pra que se atenda a legislação e acabe com estes absurdos no município, pois se o poder publico comete tais infrações a legislação não tem como cobrar de seus munícipes o atendimento a mesma legislação, pois o que vemos nas estradas que cortam Bom Conselho uma total porliferação destas armadilhas para os motoristas de Papa-caça.

    ResponderExcluir
  2. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO CARO AMIGO MÁBIO TENÓRIO....

    ResponderExcluir
  3. Não sei de que lei vcs falam. Se é a mesma que diz para menores não dirigir, para carros só circularem em perfeito estado de conservação e seus impostos devidamente pagos, respeitarem os limites de velocidade, transitarem em ruas devidamente sinalizadas... se desta lei que estão falando acho que tudo aqui está errado. Imaginem as ruas sem as lombadas, motoqueiros, que com elas (as lombadas) já pulam e fazem graças, passariam por cima de todos bem como também os motorista, muitos de menor idade e sem habilitação, que iriam fazer verdadeiras pistas de corrida em nossa cidade. Então o que cobrar das autoridades? ruim com eles, muito pior sem eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, não está falando-se em retirar as lombadas, apenas tomem as devidas providências para padronização e regularização de acordo com a lei.

      Excluir